Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

domingo, 10 de julho de 2011

Exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", inaugurada em 01/07, já alcançou 300 visitantes!

O sucesso se deve em grande parte ao apoio da secretaria municipal de educação, através da coordenadoria de extensividade, que disponibilizou ônibus escolares para que os estudantes da rede municipal de ensino pudessem se deslocar até a exposição. 

Além disso, a procura, fora dos horários de atendimento aos grupos, tem sido grande, com a presença de profissionais de dança que visitam a exposiçao acompanhados de alguns de seus alunos. 

A inauguração da exposição dos 200 anos contou com a presença de vários profissionais da dança de salão, além dos representantes das entidades classistas (SPDRJ, APDS/RJ e Andanças).  Teve também as coberturas dos jornais do SBT (matéria veiculada na mesma noite do dia 01/07) e Tv Brasil (reportagem foi ao ar na segunda-feira à noite).  Os sites da secretaria estadual de educação, Conexão Professor e Conexão Aluno anunciaram a inauguração. Da imprensa especializada, registraram a realização do evento os jornais Falando de Dança e Dance (SP), a revista Dança em Pauta (MG) e os sites Momentos de Tango e Dance a Dois. O boletim do SPDRJ também sairá na próxima semana com uma matéria a respeito.

Quem quiser participar das atividades audiovisuais da exposição (projeção de slides e filmes de danças de época e explanação da curadora da exposição, Leonor Costa), pode comparecer de segunda à sexta, em dois horários: às 10h e às 13h.  As oficinas de dança acontecem simultaneamente.

Para quem ainda não sabe, a exposição tem a seguinte programação:
  • De 1 a 13/07/11 - Centro de Artes Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito 125 (rua paralela à Presidente Vargas, atrás do Terreirão do Samba, na Praça Onze) - de segunda a sexta, das 10 às 19h, com oficinas de dança e visitas guiadas às 10 e às 13h (estacionamento no local).
  • De 14 a 23/07/11 - Helênico Atlético Clube - Rua Itapiru 13005 - Rio Comprido (estacionamento no local) - das 10 às 17h, com oficinas de dança e visitas guiadas nos dias 14 e 15, às 10 e às 13h (não abre aos domingos).
  • De 25 a 29/07/11 - Centro de Artes Calouste Gulbenkian - de segunda a sexta, das 10 às 19h, com oficinas de dança e visitas guiadas mediante agendamento (mínimo 15 pessoas).
  • Dia 29/07/11 - 16h - tarde de autógrafos com o lançamento do livro "200 anos de dança de salão no Brasil"
A inauguração da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" é o marco de lançamento do projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão", que inclui atividades sócio-cuturais em comemoração ao bicentenário da publicação do primeiro anúncio de aulas de dança no Brasil.

O auge das comemorações será no Baile do Bicentenário, que acontecerá dia 16/07/11, no Helênico A. C., com a entrega do Troféu do Bicentenário.


O projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão" foi contemplado pela Chamada Pública 019/2011 da Secretaria de Estado de Cultura do RJ e, além do patrocínio da SEC, tem o patrocínio do Jornal Falando de Dança e o apoio das entidades classistas SPDRJ, APDS/RJ, Andanças, além do Helênico A. C., Multiritmos, Revista de História da Biblioteca Nacional, sites Dance a Dois e Momentos de Tango, e apoio cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, através das secretarias municipais de cultura e educação.

Mais fotos e notícias sobre o projeto na página eletrônica: http://premioculturadadancadesalao.blogspot.com/

2 comentários:

Anônimo disse...

Apreciados Leonor y Aragâo,

Primeramente disculparme por la demora en la respuesta.
Agradezco su invitación para esta conmemoración tan importante para ustedes.
Estaría encantada de asistir, pero lamentablemente no voy a estar en Brasil hasta Septiembre.
Gracias también por el link y la información histórica, siempre es bueno y muy enriquecedor conocer las raices.

Um grande abraço

Eva Angües

Anônimo disse...

Parabéns aos nossos queridos amigos, Leonor e Aragão, e ao Jornal Falando de Dança, pelo belíssimo trabalho com a Exposição 200 Anos de Dança de Salão!!!!
O trabalho de pesquisa foi extremamente rico e servirá de fonte preciosa de informação para alunos, professores e interessados na Dança de Salão.
O cuidado e a criatividade utilizada na montagem da exposição, a parceria feita, incluindo estudantes de faculdades e alunos do CQID, a homenagem aos mestres , sem exclusões, enfim , todo o trabalho demonstram o profissionalismo com que vcs executam seus projetos e acima de tudo o enorme amor a Dança e a profissão!
Mais uma vez, PARABÉNS ,em nome da Diretoria do SPDRJ, Comissão Artística e Delegados Regionais!!
Estaremos, em breve, levando esta maravilhosa exposição para outras cidades, através das nossas Delegacias Regionais, para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer este trabalho, e divulgarmos cada vez mais, a nossa querida, Dança de Salão!!!
Um grande beijo!
Denise Acquarone.

Postagens populares