Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sábado, 5 de março de 2011

Oportunidade rara: acompanhe os trabalhos de restauração dos painéis Guerra e Paz, de Portinari

Os painéis serão restaurados em um ateliê aberto ao público, no Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio.

Os painéis “Guerra e Paz”, criados por Candido Portinari na década de 1950, estão no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, onde passarão por um longo e meticuloso processo de restauração. O desenvolvimento do trabalho poderá ser acompanhado de perto pelo público, que também terá acesso, na galeria do Palácio, a documentos sobre a história das obras e a objetos pessoais do artista. A mostra segue até o dia 20 de maio.

A visitação é enriquecida por um laboratório de análise científica com o qual o visitante pode explorar, por meio de um microscópio, todas as camadas de pintura das telas. Paralelamente à exposição, foi organizado um amplo programa educativo voltado para as escolas, que abordará de forma interdisciplinar o conteúdo dos painéis e a vida do pintor, bem como os trabalhos de restauração e preservação. A restauração e a mostra, realizadas pelo Projeto Portinari, contam com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

SOBRE AS OBRAS – Os dois painéis da obra “Guerra e Paz”, os últimos e maiores murais de Candido Portinari (14 x 10 metros, aproximadamente), foram criados entre 1952 e 56, por encomenda do governo brasileiro, que desejava presentear a sede da ONU, em Nova York. Depois de terem sido expostos uma única vez no Brasil, no palco do Theatro Municipal do Rio, eles seguiram para os Estados Unidos e foram instaladas no hall de entrada da Assembléia Geral – um local nobre, mas de acesso restrito aos delegados das Nações.  Agora, como resultado de mais de três anos de negociações do Projeto Portinari com o Governo Federal, a ONU e empresas estatais e privadas, os painéis voltam ao Rio de Janeiro. Antes de chegar ao Palácio Capanema, eles retornaram ao palco do Municipal, onde ficaram expostos por 12 dias e atraíram mais de 40 mil pessoas. Depois do restauro, as obras seguirão em uma exposição itinerante, que rodará o mundo.

Visitas guiadas
Até 20 de maio de 2011
De terça a sexta, das 10h às 17h
ENTRADA FRANCA
Agendamento de grupos escolares
A partir de 22 de janeiro de 2011
Contatos: (21) 8337-1732 (21) 8337-1732 / educativo@portinari.org.br

fonte: http://www.funarte.gov.br/artes-visuais/paineis-guerra-e-paz-no-palacio-gustavo-capanema/

Nenhum comentário:

Postagens populares