Pular para o conteúdo principal

Sindicato convoca cias, academias e dançarinos profissionais para integrar Mapa da Dança! Saiba aqui porque isso interessa a todos

Para quem não sabe, a dança, nas políticas públicas para a cultura, está agrupada com o teatro e o circo na categoria ARTES CÊNICAS. 

Há anos, as entidades ligadas à dança vêm batalhando para que haja o desmembramento das 3 linguagens culturais, pois, dependendo dos humores políticos da vez, sempre uma linguagem acaba sendo mais beneficiada do que as outras, na distribuição de verbas públicas.   Em outras palavras: que haja um fundo setorial específico para a dança.

Enquanto não há uma definição a respeito, aventou-se a possibilidade de uma divisão percentual entre as 3 linguagens, em função do peso de cada uma, ao que circo e teatro são contrários.

Foi o que depreendemos do texto remetido por Denise Acquarone, do Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ, pelo qual solicita a mobilização de todos para um mapeamento da dança no país, de forma a quantificar a representatividade dessa linguagem cultural dentro das Artes Cênicas. 

Segue abaixo o texto remetido, para que o leitor tome suas próprias conclusões - e, caso seja profissional da dança, participe de seu mapeamento.

"MAPEAMENTO DA DANÇA – EXTREMA URGENCIA!!!!!!!!!

Neste momento, entre várias funções, o Colegiado Setorial de Dança trabalha exaustivamente por conta do lançamento do Edital do Fundo Nacional de Cultura 2010, com data prevista para 15/10/2010, pelo MINC.

Existe uma grande discussão sobre a necessidade de se criar um percentual específico para a dança, na verdade para cada área ( teatro, circo e dança ). A dificuldade é se chegar a um critério de analise para esse percentual, pois o teatro e o circo, parece, são contrários a fixação de percentuais por áreas.

Entra então a importância do mapeamento, para que tenhamos elementos objetivos, que servirão inclusive para além da demanda dos editais, e que fundamentarão a nossa reivindicação de orçamento próprio. Nossa luta , no momento, entre tantas outras, é por um FUNDO SETORIAL ESPECIFICO!!!

Para isso foi criado, dentro do Colegiado, um Comitê Técnico, que entre outras funções deve elaborar um plano para utilização dos recursos do fundo.

O Colegiado tem se reunido constantemente e pretende apresentar propostas. Foi pedido pelo CEACEN, que o Colegiado “resumisse” o Plano Nacional da Dança, apresentando metas e proposta prioritárias.


Está sendo elaborado um plano de trabalho para o MAPEAMENTO DA DANÇA. É uma questão prioritária e urgente, precisamos ter esses dados para que possamos desenvolver todas essas questões que tanto nos ajudariam, a todos da dança!


Convocamos a todas as escolas, academias, grupos, companhias e artistas da dança, a mandarem seus dados e referências para o SPDRJ. Enviem nome, endereço, atividade que desenvolvem, se grupo, quantos são e onde estão? Em qual modalidade de dança atuam?


Aqueles que organizam eventos e festivais, ou que e possuam esses dados, cooperem participando deste trabalho que com toda a certeza será para o desenvolvimento de todos e agilizará em muito uma tarefa bastante complexa. Contamos mais uma vez com a união e a capacidade de organização que a Dança sabe demonstrar quando necessário.

Denise Acquarone, Diretora do SPDRJ e membro do Colegiado Setorial"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************