Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sindicato convoca cias, academias e dançarinos profissionais para integrar Mapa da Dança! Saiba aqui porque isso interessa a todos

Para quem não sabe, a dança, nas políticas públicas para a cultura, está agrupada com o teatro e o circo na categoria ARTES CÊNICAS. 

Há anos, as entidades ligadas à dança vêm batalhando para que haja o desmembramento das 3 linguagens culturais, pois, dependendo dos humores políticos da vez, sempre uma linguagem acaba sendo mais beneficiada do que as outras, na distribuição de verbas públicas.   Em outras palavras: que haja um fundo setorial específico para a dança.

Enquanto não há uma definição a respeito, aventou-se a possibilidade de uma divisão percentual entre as 3 linguagens, em função do peso de cada uma, ao que circo e teatro são contrários.

Foi o que depreendemos do texto remetido por Denise Acquarone, do Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ, pelo qual solicita a mobilização de todos para um mapeamento da dança no país, de forma a quantificar a representatividade dessa linguagem cultural dentro das Artes Cênicas. 

Segue abaixo o texto remetido, para que o leitor tome suas próprias conclusões - e, caso seja profissional da dança, participe de seu mapeamento.

"MAPEAMENTO DA DANÇA – EXTREMA URGENCIA!!!!!!!!!

Neste momento, entre várias funções, o Colegiado Setorial de Dança trabalha exaustivamente por conta do lançamento do Edital do Fundo Nacional de Cultura 2010, com data prevista para 15/10/2010, pelo MINC.

Existe uma grande discussão sobre a necessidade de se criar um percentual específico para a dança, na verdade para cada área ( teatro, circo e dança ). A dificuldade é se chegar a um critério de analise para esse percentual, pois o teatro e o circo, parece, são contrários a fixação de percentuais por áreas.

Entra então a importância do mapeamento, para que tenhamos elementos objetivos, que servirão inclusive para além da demanda dos editais, e que fundamentarão a nossa reivindicação de orçamento próprio. Nossa luta , no momento, entre tantas outras, é por um FUNDO SETORIAL ESPECIFICO!!!

Para isso foi criado, dentro do Colegiado, um Comitê Técnico, que entre outras funções deve elaborar um plano para utilização dos recursos do fundo.

O Colegiado tem se reunido constantemente e pretende apresentar propostas. Foi pedido pelo CEACEN, que o Colegiado “resumisse” o Plano Nacional da Dança, apresentando metas e proposta prioritárias.


Está sendo elaborado um plano de trabalho para o MAPEAMENTO DA DANÇA. É uma questão prioritária e urgente, precisamos ter esses dados para que possamos desenvolver todas essas questões que tanto nos ajudariam, a todos da dança!


Convocamos a todas as escolas, academias, grupos, companhias e artistas da dança, a mandarem seus dados e referências para o SPDRJ. Enviem nome, endereço, atividade que desenvolvem, se grupo, quantos são e onde estão? Em qual modalidade de dança atuam?


Aqueles que organizam eventos e festivais, ou que e possuam esses dados, cooperem participando deste trabalho que com toda a certeza será para o desenvolvimento de todos e agilizará em muito uma tarefa bastante complexa. Contamos mais uma vez com a união e a capacidade de organização que a Dança sabe demonstrar quando necessário.

Denise Acquarone, Diretora do SPDRJ e membro do Colegiado Setorial"

Nenhum comentário:

Postagens populares