Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Neste sábado, oficina de carimbó no Circo Voador, Lapa, RJ

Alô brincantes e percussionistas! Teremos nesse sábado uma oportunidade única de vivência de 4h de duração com um grupo tradicionalíssimo no carimbó, com o grupo Quentes da Madrugada, do Pará!

O grupo Quentes da Madrugada é ligado à Irmandade de São Benedito de Santarém Novo, fundada há quase 200 anos nesse município do Estado do Pará. Formado exclusivamente por lavradores, pescadores e tiradores de caranguejo da própria comunidade, o conjunto utiliza somente instrumentos de percussão produzidos artesanalmente pelos mestres locais, tais como os grandes curimbós escavados em tronco de árvore e encuirados com couro de animais, o rufo (espécie de pequeno tambor de marcação), maracás feitos de cuieiras, o reque-reque feito de bambu, etc. O grupo também trabalha na campanha pelo reconhecimento como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Maiores informações sobre o grupo podem ser obtidas em: http://www.campanhacarimbo.blogspot.com/
Eles estarão no Rio de Janeiro para participar do Encontro da Diversidade Cultural, promovido pelo Minc, e seus mestres nos encontrarão para a oficina no Circo Voador na tarde de sábado. A metodologia da oficina é inspirada na Pedagogia Griô criada pela Ação Griô Nacional, buscando valorizar a oralidade como principal instrumento de transmissão e construção de saberes associados à manifestação do carimbó.

Serão duas oficinas que acontecerão ao mesmo tempo, uma de dança e outra de toques/ritmos, integrando-se no final com uma grande roda de carimbó.

Serviço:
Dia 4 de setembro
Sábado
De 15h às 19h
Circo Voador
R$40
Apoio: Grupo Zanzar e Circo Voador
Fonte: Iane Vianna Garcia

Nenhum comentário:

Postagens populares