Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Luís Florião, candidato a mais um cargo eletivo como representante da dança de salão


Luís Florião em palestra no Centro Coreográfico da Cidade do RJ, no II Congresso Internacional de Zouk e Lambada do RJ, promovido por Renata Peçanha: cerca de cem pessoas lotaram o Teatro Angel Vianna para ouví-lo.

Convocado a se candidatar a mais um cargo eletivo para trabalhar em prol da dança de salão, desta vez na Pré-Conferência Setorial de Cultura, o professor e pesquisador Luís Florião explica aos leitores do Jornal Falando de Dança a importância da mobilização política dos amantes da dança para que sejam obtidos resultados mais expressivos para esse segmento.

Jornal Falando de Dança:
Você é presidente da Andanças - Associação Nacional da Dança de Salão, da diretoria no Fórum Nacional de Dança; membro do Fórum Carioca, foi conselheiro do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e, ainda, é delegado suplente do Conselho Municipal de Cultura pela cidade do Rio de Janeiro. Como isso aconteceu? Uma coisa foi puxando a outra... falta de candidaturas.... ?

Luís Florião:
Uma mistura de coisas:
  • sou um apaixonado pela dança, em especial pelas sociais;
  • editamos o Jornal Dança Arte e Ação durante dez anos para que os políticos e representantes de outras modalidades soubessem que na dança de salão há muita gente com trabalho de qualidade;
  • consegui, e ainda, de quebra, acabei cobrindo, as reuniões políticas da classe e percebendo como é importante trabalhar em conjunto;
  • e também realizamos muitos eventos para unir a classe como as 4 edições do Br Danças - Congresso Internacional de Danças Brasileiras, o Curso de Extensão em Dança de Salão e a Semana de Divulgação da Dança de Salão.

Todo esse envolvimento garantiu o respeito dos mais importantes profissionais da dança de salão e de muitos de outras modalidades, abrindo espaço para a instalação da Andanças.

Por outro lado, nesse momento, especial para a dança de salão, temos poucas pessoas que reúnam as condições de se candidatar e muitos dos que reúnem, estão presos à rede do dia-a-dia que nos impede de alçar vôos mais altos.

Venho fazendo a minha parte, mas essa luta, na verdade, é de todos nós amantes da dança, a ausência, nesse momento, é como um voto contra a nossa arte.

Acreditem, é possível. Como exemplo cito que quando ministrei as primeiras palestras sobre a história da dança, as salas ficavam vazias, ninguém se interessava. Segui fazendo a minha parte e, recentemente, tive a grata satisfação de ter mais de cem pessoas me assistindo, pela primeira vez.

Há um dito popular que diz que uma andorinha só não faz verão, quer dizer que o verão ainda não chegou quando chega a primeira andorinha. Para mim, no entanto, só quer dizer que as outras e o verão estão chegando. Segundo Vitor Hugo: "Existe uma força maior que a de todos os exércitos. É a força de uma idéia cujo tempo tenha chegado..." . Quem sabe já é chegada a hora também da nossa politização.

Jornal Falando de Dança: -
Por que você acha importante a mobilização dos dançarinos de salão para a obtenção de representatividade política? Em que isso poderia ajudar esse segmento?

Luiz Florião:

Somos uma das mais antigas manifestações culturais do Brasil e provavelmente a com maior número de praticantes, gerando emprego e renda, sem que nenhuma instância governamental nos dê a devida atenção e respeito. Só quando estivermos dentro dos fóruns culturais e com uma grande bancada em todas as câmaras teremos poder, projetos, divulgação e muito mais controle sobre nossas vidas.

Jornal Falando de Dança: - Que propostas poderiam ser trabalhadas para alavancar a popularização da dança de salão? Quais as que poderiam ajudar os profissionais da dança de salão, os gestores e donos de academias direcionados a esse segmento?

Luiz Florião:

Quero estar mais perto da tomada de decisões, estar lá, mesmo que seja apenas para lembrar que a dança de salão existe - em cada reunião ter uma voz cobrando paridade, apoiando os projetos que envolvam a dança. A dança crescerá, mesmo sem apoio, mas não é justo, é hora de reconhecerem a importância das danças sociais. Isso fará toda diferença: patrocínios, projetos, leis... - uma nova fase de realizações, profissionalização e conquistas.

Jornal Falando de Dança: - Isso é possível somente com representante em fóruns e conferências ou teríamos que ter maior representatividade no legislativo?

Luiz Florião:

O ideal mesmo é atuarmos em ambas as frentes. Precisamos de pessoas querendo se eleger com a dança de salão como bandeira e mais colegas que se disponibilizem para entrar em todos os fóruns de discussão, lutando pelas danças de par.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************