Pular para o conteúdo principal

Resumo da Audiência Pública da Alerj sobre a Semana da Dança de Salão do RJ e CONVOCAÇÃO para a IICEC/RJ



A Lei 3440/2000 é de autoria do ex-deputado Hernani Boldrim que, ao tomar conhecimento da mobilização da APDS-RJ para promover a comemoração da Semana da DS, conduziu os envolvidos pelos “trâmites do poder”, levando-os a uma reunião com a Secretária Estadual de Cultura, Adriana Scorzelli Rattes, e a uma reunião com o Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Alessandro Molon.

À Secretária, o presidente da APDS-RJ, Jaime José, fez uma exposição sobre a Dança de Salão e seu potencial como meio de integração e inclusão social, abordando a existência da Lei 3440/2000 e sua ineficácia.

Como consequência, o Deputado Molon marcou uma Audiência Pública que aconteceu dia 1º de dezembro, terça-feira, às 14h, em auditório da Alerj.

Participaram da composição da mesa, além do deputado Molon, o presidente da APDS-RJ, Jaime José; a presidente do SPDRJ, Lourdes Braga; e a assessora da Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Na pauta, a regulamentação da Lei 3440/2000 e a emenda ao Orçamento Estadual de 2010, destinando verba para sua execução.

Tomaram a palavra em defesa da Semana da Dança de Salão a assessora parlamentar Myriam Martinez; o presidente da Andanças, Luís Florião; o diretor do jornal Dance News, Wanyr de Almeida; além dos já citados integrantes da mesa.

Encerradas as oitivas, o deputado Molon manifestou-se de acordo com as argumentações e comunicou aos presentes que providenciaria uma emenda ao orçamento de 2010 para alocação de verbas para a Semana da Dança de Salão 2010; encaminharia uma proposta de decreto com vistas à regulamentação da Lei 3440/2000; levaria o assunto às discussões referentes ao Plano Estadual de Cultura; e, por sugestão de Luís Florião, estudaria apresentar um projeto propondo a declaração dos ritmos de salão nascidos na cidade (como a lambada carioca, o soltinho e samba de gafieira) como patrimônio imaterial do Estado.

O Jornal Falando de Dança, que também participou da Audiência, parabeniza todos os profissionais da dança envolvidos nesse processo, bem como o ex-deputado Hernani Boldrim, o deputado Alexandro Molon e a Secretária da Cultura Adriana Rattes .

E convoca a classe da dança de salão, especialmente donos de academias, diretores de cias de dança, profissionais da dança e promotores de eventos, a comparecerem à II Conferência Estadual de Cultura (II CEC/RJ), que acontecerá nos dias 14 e 15/12 (veja a convocação aqui), fortalecendo a iniciativa do pequeno grupo que abnegadamente luta para que os termos da Lei sejam cumpridos e a Dança de Salão adquira a merecida visibilidade ao lado das demais modalidades de dança co-irmãs, ganhando destaque na Programação Cultural da Cidade.

Nossas fotos estão hospedadas no Picasa, clique na foto abaixo para acessar o álbum:

01-12-09 audiência públ na alerj com dep molon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************