Pular para o conteúdo principal

Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro (29nov a 05dez): saiba do que se trata!

De Eventos especiais


A Semana da Dança de Salão faz parte do calendário cultural do Estado do Rio de Janeiro e é comemorada na última semana do mês de novembro (este ano, entre os dias 29/11 e 05/12/09).
Criada pela Lei 3440/2000 ela, no entanto, jamais saiu do papel, pois nunca há uma mobilização da classe da dança forte o suficiente para despertar o interesse do poder público ou de algum deputado que atue no sentido de incluir no orçamento do Estado uma verba para financiamento de projetos que lhe dêem a merecida visibilidade.

Há alguns anos, a Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Rio de Janeiro (APDS-RJ), sediada em Bangu, zona oeste da cidade, abraçou a causa e faz valer a data com pequenas realizações que vem despertando interesse de alguns profissionais.

Este ano, a APDS-RJ expôs seu projeto para a Semana da Dança de Salão 2009 em uma reunião na academia de Stelinha Cardoso, no dia 19/07, que contou com a presença de Lourdes Braga, presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ (SPD-RJ). A proposta colocada foi que, assim como faz a APDS na zona oeste, outras entidades, profissionais e/o academias realizassem em suas área de atuação eventos nessa época, que pudessem ser incluídos numa grade de eventos comemorativos de maior abrangência. A idéia é que o aumento de atividades se fortaleza a cada ano, de forma a chamar a atenção do poder público para a dança de salão e angariar simpatizantes no Executivo ou no Legislativo, para fazer valer a Lei.

Dia 18/10 foi feita uma segunda e última reunião no mesmo local, para se verificar a adesão dos profissionais e fechar a grade de eventos, que resultou na programação divulgada na edição de novembro do Jornal Falando de Dança (foto do início desta postagem).

O Jornal Falando de Dança apoia a iniciativa da APDS-RJ e conclama a comunidade de dança carioca a participar de ao menos um desses eventos. O responsável pela realização de cada evento estará com um documento de registro de presença que será apensado ao dossiê sobre a Semana da Dança de Salão 2009, a ser encaminhado a deputados e Secretaria da Cultura.

PROCURE O REALIZADOR DO EVENTO PARA ASSINAR O REGISTRO DE PRESENÇA E FORTALEÇA ESTA CAUSA.
  • Clique aqui para acessar o detalhamento dos eventos vinculados à Semana da Dança de Salão 2009, por dia do mês, a nós encaminhado pelos coordenadores da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Rio de Janeiro (APDS-RJ).
  • Clique também na imagem acima, publiciada na edição de novembro do Jornal Falando de Dança, onde os eventos estão separados por grupos de interesse (ações sociais, bailes, mostras, workshops e exposições)
  • Visite o site da APDS-RJ, http://www.apdsrj.org/
Veja a seguir nossa cobertura da primeira reunião, realizada dia 19/07/09.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dançando na natureza: Pousada Faraó

Dia 31/05 fomos tomar café da manhã com Margarida Mittelbach, na Pousada A Marca do Faraó, em Cachoeiras de Macacu.





Uma promessa antiga agora cumprida, pois há muito a Margarida nos convida para conhecer as instalações de sua pousada, onde organiza trimestralmente um final de semana com oficinas de dança, bailes e atividades de lazer.








Realmente, um lugar aprazível, com lago com caiaque, lago para pesca, cachoeira, rios, boliche, sauna, jogos de mesa, enfim, toda uma infra-estrutura de pousada.











Mas, como estamos tratando com amantes da dança, todas essas opções de lazer eram supérfluas pois o que importava mesmo eram as aulas, em três ambientes distintos, onde se revezaram os professores Juarez (Itaguaí), Edu Cigano (Friburgo), Carlinhos (Jaime Arôxa Niterói), Valdeci de Souza e Jimmy de Oliveira.

Veja aqui o roteiro de bailes e eventos de julho/18, dos patrocinadores e apoiadores da ed. 130 do JFD

S E G U N D A S
Baile da Melhor Idade do Club Municipal Na Tijuca, todas as segundas, das 16 às 20h. Inf.: 2569-4822 Banda Sol e Mar no Mauá de São Gonçalo Dia 09/07, das 18 às 22h, comemorando o aniversário do prof. Genilton Muniz. Dançarinos de Apoio. Inf. 97353-8170.
T E R Ç A S
Baile da Conceição da Bahia Na Tijuca, Inf.: 2288-2087 / 9-9679-3628. Tijuca Tênis Clube Inf. (21) 3294-9300. Terça dançante da Gaúcha Toda terça, 20h, na churrascaria Gaúcha. Inf. 2558-2558. V. anúncio nesta edição. Baile do Studio de Dança Flávio Marques No Centro do Rio, toda terça, 12h. Inf. 2223-0530 / 9.9745-2305. Baile de tango no Studio Marquinhos Copacabana Às terças, 19h. Inf. 981-795-710.
Q U A R T A S
Quarta dançante na Gaúcha Toda quarta, 20h, na Churrascaria Gaúcha. V. anúncio nesta edição. Inf. 2558-2558. Dançando na Quarta Na Tijuca, Casa dos Poveiros. Inf. 2578-4361 / 7830-3009. Quartas Democráticas Na Lapa, toda quarta, no Clube dos Democráticos, forró ao vivo. Inf. 2252-4611. Baile dos Amigos da Dança, na Taq…

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões

Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes.

Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris.
.
Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris p…