Pular para o conteúdo principal

Saiba aqui sobre o andamento das eleições para delegado da cultura (Conferência Municipal da Cultura - RJ)

NEWSLETTER 19

PELA PRIMEIRA VEZ CONSEGUIMOS ELEGER UM REPRESENTANTE DAS DANÇAS POPULARES PARA SER APRESENTADO COMO CANDIDATO A UMA VAGA DE DELEGADO PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
AGORA É PRECISO A PRESENÇA DOS ELEITORES PARA A VOTAÇÃO FINAL DIA 25, DOMINGO, NO PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA, CONFIRMANDO A INDICAÇÃO DE NOSSO CANDIDATO!
SE VOCÊ SE INSCREVEU CONFORME ORIENTAÇÃO EM NOSSA NEWSLETTER 18, LEIA DETALHES NESTE BOLETIM
.
Caros leitores e amantes da dança.

Dia 20/10/09 foi um momento histórico para as danças populares e, em especial, para a dança de salão.

As danças populares, que abrigam algumas das mais antigas modalidades de danças do mundo (e na qual está inserida a dança de salão), conseguiram eleger um representante para concorrer a uma vaga de delegado, na Conferência Municipal de Cultura!

O diretor do Jornal Falando de Dança, Antônio Aragão, participou ativamente desse momento e traz aos nossos leitores detalhes desse acontecimento - e o que precisamos fazer para que esta conquista seja mantida.

Leia a seguir o que aconteceu e o que ainda acontecerá - e que dependerá da mobilização de todos nós!
.
IV Reunião Setorial da Dança - Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro - ocorrida terça, dia 20/10 - 19h
  • Nesta reunião foi lançado o Fórum Itinerante da Dança Carioca e realizada a IV Reunião Setorial da Dança, com a pré-eleição dos possíveis candidatos a delegado pelo dança.
  • Ali foram escolhidos aqueles que se canditarão ao cargo de delegado na Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá dias 24 e 25/10, no Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa 16 - auditório sobreloja, Centro, entre as ruas Araújo Porto Alegre e Graça Aranha).
  • Fato inédito, a presença de profissionais e praticantes da dança de salão com direito a voto (isto é, com inscrição prévia junto à Prefeitura, como havíamos orientado em boletins anteriores), criou condições para que, pela primeira vez, as danças populares apresentassem um candidato com chances de ser eleito a um cargo que coloca nossas reivindicações mais próximas do poder público.
  • Graças a muita luta, após reunião que durou mais de 4 horas, e da qual participou o diretor do Jornal Falando de Dança, Antônio Aragão, as danças populares conseguiram indicar o nome do professor LUÍS FLORIÃO, presidente da Andanças (Associação Nacional de Dança de Salão), como um dos três nomes a serem apresentados pelo segmento da dança para concorrer a uma das 8 vagas de delegados representantes do segmento cultural (são 24 vagas no total, mas as demais serão preenchidas por indicação do poder público e não por eleição direta) para a Conferência Municipal de Cultura! Os outros dois nomes eleitos estão ligados ao Sindicato dos Profissionais da Dança e ao Contemporâneo.
  • Desnecessário dizer o quanto essa primeira (mas não a derradeira) vitória significa para todas as modalidades de danças populares, pois, apesar de constituírem inegavelmente a categoria com maior número de academias e de praticantes, até agora ela não alcançou seu merecido espaço, pois ainda não está acostumada a fazer política para cobrá-lo.
  • Este, entretanto, foi só o primeiro passo. Para que efetivamente seja eleito um delegado ligado às danças populares (danças de rua, folclóricas, de salão, de ventre, orientais, indianas, flamenca etc), é preciso que a categoria esteja atenta à segunda fase desse processo, que tratamos no segundo tópico a seguir.
  • Por que precisamos nos envolver nesse processo?
    Clique aqui para ver algumas perguntas e respostas a respeito!
I Conferência Municipal de Cultura - Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa 16, auditório sobreloja - 24 e 25/10 - de 7 às 16h
  • Conferência aberta à participação popular (inscrição prévia no site da Prefeitura encerrada em 20/10). Nessa Conferência, serão discutidas as propostas elaboradas nas reuniões setoriais e que serão levadas à discussão nas futuras conferências para elaboração do PLANO NACIONAL DE CULTURA.
  • As pessoas habilitadas a fazer isso serão os delegados municipais eleitos durante a Conferência Municipal de Cultura.
  • Serão 8 delegados eleitos para representar as entidades culturais, em votação a ser realizada no dia 25/10/2009.
  • Todos os setores culturais (cinema, teatro, dança, turismo, imprensa etc) apresentarão candidatos a essas vagas.
  • A comunidade da dança apresentará os 3 candidatos escolhidos no processo anterior para concorrer a uma das 8 vagas.
  • Todos esses candidatos (os 3 indicados pela classe da dança mais os outros indicados pelas outras classes como cinema, imprensa, teatro etc) receberão, então, os votos daqueles que se inscreveram previamente no site da Prefeitura.
  • Em suma, os candidatos da dança estarão disputando as vagas com os candidatos do cinema, do teatro, da imprensa etc - e quanto mais eleitores simpatizantes da dança houver, maiores serão as chances dos candidatos da dança conseguirem se eleger.

Em suma

  • Se você acompanhou nossos últimos boletins e se inscreveu no site da Prefeitura, você está habilitado a votar!
  • Se você está habilitado a votar, você não pode faltar!
  • Mesmo não tendo sido eleito o seu candidato preferido, você, profissional da dança, promotor de eventos dançantes, dançarino, amante da dança, que esteja habilitado a votar (isto é, com inscrição prévia no site da Prefeitura e com o comprovante desta inscrição em mãos) deve prestigiar todo esse processo e comparecer para as votações nos representantes da dança, fortalecendo a representatividade da classe junto ao poder público.
  • O Jornal Falando de Dança apoia as candidaturas dos representantes da classe da dança e, particularmente, a candidatura a delegado do professor LUÍS FLORIÃO, presidente da ANDANÇAS (Associação Nacional de Dança de Salão), por sua vasta experiência nos trâmites das políticas públicas, por sua presença constante em congressos e reuniões setoriais sobre políticas públicas para a dança, e por ser o único candidato advindo das danças populares- dentre os requisitos que o habilitam a exercer satisfatoriamente a função, que NÃO É REMUNERADA.
  • Se você é formador de opinião - promoter de bailes, professor de dança, etc - fale a respeito desse tema com seus alunos, com seus amigos, imprima este boletim, coloque-o em seu quadro de aviso, REPASSE À SUA MAILING LIST. Esta é uma oportunidade ímpar de você dar sua contribuição à dança.
  • Entre em contato conosco (9202-6073) para combinarmos um local de concentração.
  • Se a dança é sua paixão, envolva-se nesse processo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...