Pular para o conteúdo principal

Convocação do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro (SPDRJ)

NEWSLETTER 17

Caros profissionais e amantes da dança,

Nos últimos meses temos acompanhado um movimento ímpar dos integrantes da classe em lutar em prol do engrandecimento da dança, para aumentar sua visibilidade junto à população e ao poder público e para abrir novas perspectivas profissionais para os que vivem de e para a dança.

Fatos importantes aconteceram nesse sentido e nós, do Jornal Falando de Dança, estamos empenhados em assimilar esses acontecimentos e repassar a nossos leitores.

As notícias são muitas, razão pela qual vamos focar neste comunicado apenas dois acontecimentos prementes, um mais abrangente e outro mais específico, que requerem a atenção de todos e a participação do maior número possível de pessoas.

Retransmitimos a seguir mensagem recebida de nossa Comissária Artística para Dança de Salão, a professora Stelinha Cardoso.

Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos com a mesma amanhã, domingo, dia 18, às 11h, em reunião em sua academia, o Espaço X, sito à Av. Marechal Floriano 42, sobrado, Centro do Rio, quando haverá a última reunião sobre os eventos comemorativos da SEMANA DA DANÇA DE SALÃO (última semana de novembro). Pede-se o comparecimento no horário pois o local deverá estar desocupado às 13h.

Mais informações?
Fale com Aragão, diretor do Jornal Falando de Dança, tel. 0xx21 9202-6073!

Atenciosamente,

Leonor Costa
Editora


..............................

Convocação SPDRJ
..............................

I Conferência Municipal de Cultura

Prezados colegas e amigos

Pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, teremos uma Conferência Municipal de Cultura, e o mais importante, somos chamados a não só participar mas a elaborar a construção de políticas estratégicas no campo da cultura. A Conferência englobará temas nacionais e questões da cidade e acontecerá nos dias 24 e 25 de Outubro.

E o que eu tenho a ver com isso???

Se você é de dança, trabalha com dança, gosta de dança...

Você tem tudo a ver com isso!

É essencial a participação da dança nesta Conferência pois garantirá a nossa representatividade dentro do processo de implantação do Plano Nacional de Cultura ( PNC ).

O Plano Nacional da Dança ( PND ), faz parte do PNC e a sua implementação consolidará a política cultural para a dança nos próximos 10 anos!

O Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro, por estar presente em todas as etapas deste processo desde 2004, trabalhando nas Câmaras Setorias de Dança, para a elaboração do PND, estando presente na Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Cultura, chama a si a responsabilidade de representar a sua categoria.

Durante a Conferência teremos que eleger delegados que defenderão as proposições a serem incluídas ao texto base que irá para a Conferência Nacional.

O SPDRJ disponibilizou diretores e membros da Comissão Artística para exercerem estas funções, pois dispomos de 3 fatores fundamentais:

1º- Estamos desde o inicio do processo de elaboração do Plano Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Dança.

2º- Representamos a Dança na sua totalidade, temos membros em todas as modalidades, na área técnica, artística e acadêmica.

3º- Temos abrangência nas esferas Municipal e Estadual, e representatividade Nacional, através do CONATED ( Colégio Nacional dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão ).

Então, temos certeza que com o apoio de todos, poderemos propor estratégias para o fortalecimento da cultura da Dança, dentro do novo Plano Municipal de Cultura!

Dia 20 de Outubro, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, as 19h, teremos um encontro da Dança, o SPDRJ chama a todos para este encontro!


Stelinha Cardoso
Comissão Artística

..................................................

SAIBA MAIS
SAIBA MAIS
SAIBA MAIS

..................................................



  • Última reunião sobre a Semana da Dança de Salão do RJ (lei 3440/2000) será dia 18/10, domingo, às 11h. O Jornal Falando de Dança apoia a iniciativa dos profissionais que trabalham por valorizar a data e incentiva a adesão de todos. Saiba AQUI.
  • I Conferência Municipal de Cultura (RJ). Ajude a aumentar a representatividade da dança de salão nesse evento, participando das eleições para delegados. Qualquer um pode se cadastrar para votar. Saiba mais AQUI.
  • Só quer dançar? Veja nossas sugestões de bailes no Rio e cidades vizinhas, AQUI.
  • Quer ver as últimas postagens de eventos cobertos por nós, incluindo as comemorações de fim de ano das academias? Então acesse AQUI.
  • Workshops e cursos de férias? Saiba das novidades clicando AQUI.
  • Em busca de conhecimento? Acesse então nossos marcadores “Um Pouco de História” (AQUI), “Quem é você” (AQUI), “Comportamento” (AQUI), Reportagens e Crônicas (AQUI), e outras informações que poderão ser encontradas através dos marcadores da coluna da esquerda de nossa página na internet (índice das postagens).
  • Gostou desta iniciativa? Tem sugestões a fazer? Então deixe-nos uma mensagem em nosso livro de visitas (AQUI) e responda à nossa enquete “o que achou deste blog” (um clique nas estrelinhas da coluna central de nossa página http://falandodedanca.blogspot.com/).
  • Agradecemos a visita!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Um pouco de história: Retrato da malandragem carioca, a Lapa o refugio de muitos boêmios

Considerada uma Montmartre brasileira, ela nos proporciona vários tipos de diversão, desde um simples jantar fora, a uma noite badalada de musicas eletrônicas, a muito mais... Lá você encontra samba, pagode, rock, musica moderna, show ao vivo com MPB, forró, e muito mais.  No bairro da Lapa, antes uma praia conhecida como Areias de Espanha, nasceu em volta do seminário e capela construídos em louvor de Nossa Senhora da Lapa do Desterro, em 1751, daí o nome bairro da Lapa. E, sequencialmente foram surgindo outras obras de valor arquitetônico e histórico, como a abertura da Rua do Riachuelo ( Rua de Mata Cavalos ), a Rua do Lavradio na década de 1770, o Passeio Público que foi a primeira praça pública da cidade, criado com o aterro da Lagoa de Boqueirão da Ajuda, em 1783, pelo Vice-Rei D. Luiz Vasconcelos, o Aqueduto Carioca, chamado de Arcos da Lapa e com o passar dos anos outras obras foram surgindo em melhoria da localidade, como a abertura da a Avenida Mem de Sá. A Lapa fi...