Pular para o conteúdo principal

Circulando: cobertura do Festival CBDD na UERJ e coletiva das delegadas do CBDD



Entre os dias 14 e 17/05 aconteceu mais um festival anual promovido pelo CBDD (Conselho Brasileiro de Dança), no Teatro Odylo Costa filho, na UERJ, com a finalidade de oferecer aos praticantes das várias modalidades de dança uma oportunidade de mostrar, a nível nacional, os trabalhos realizados pelas academias de dança de todo o país.


Além das mostras competitivas, houve workshops de dança e uma apresentação especial do casal primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, formado pelo brasileiro Thiago Soares e pela argentina Marianela Núñez, também esposa de Thiago.

Leonor Costa e Antônio Aragão acompanharam as apresentações do dia 14/05, quando competiram...


... os conjuntos de danças populares...

... de sapateado...

... muito sapateado, por sinal...


... com figurinos bem caprichados...

.... e apresentações de dança de rua ....

... modalidade que também teve bastante inscrições...

... na mesma (grande) proporção que o sapateado....

... sendo que, enquanto no sapateado a predominância era de dançarinas...

... na dança de rua a predominância era masculina.
Na modalidade "danças populares", categoria "dança de salão"...

... somente o Studio Latino (Ilha do Governador) apresentou-se, dançando uma coreografia de lindy hop, de autoria de Mauro Lima e Adriana Aguiar (fotos acima)...

... o que lamentamos, já que a dança de salão possue cias de dança em elevadíssimo nível técnico, que certamente ajudariam a chamar a atenção da platéia para a dança de salão show, quem sabe despertando o interesse dos jovens dançarinos para essa arte.


Leonor e Aragão também compareceram à apresentação de Thiago e Marianela, dia 16/05...

...após o que o bailarino recebeu como homenagem a medalha de mérito artístico do CBDD.
Presentes à cerimônia, estavam as delegadas do CBDD em RS (Lenita Ruschel Pereira), da Bahia (Rosana Abubakir), de São Paulo (Araci de Almeida), de Goiás (Giesela Vaz), do Espírito Santos (Ludmila Machado), do Pará (Clara Pinto), do Mato Grosso do Sul (Neide Garrido), além de Mariza Estrella, presidente do CBDD, Clélia Serrano, vice-presidente, Wanda Garcia (Relações Públicas), Patrícia e Thaís Portilho (membros do CBDD).
Na foto acima, Thiago discursa sob os olhares de Mercedes Baptista, 89 anos, primeira bailarina negra do Teatro Municipal, fundadora do ballet afro, e introdutora de marcantes inovações no Carnaval carioca, como a teatralização das comissões de frente das Escolas de Samba (aliás, ela e seus feitos foram tema do desfile de Carnaval 2008 da Escola de Samba Acadêmicos do Cubango, de Niterói, que desfilou no Grupo de Acesso).

Já no domingo, dia 17/05, a diretoria do Jornal Falando de Dança esteve presente à coletiva da imprensa, onde as delegadas estaduais do CBDD, que vieram para o Festival, responderam a várias questões dos jornalistas, sob coordenação de Edézio Paz, que transmitiu ao vivo a reunião, por sua web rádio JD (Programa Platéia).
Aqui, as delegadas e demais membros do CBDD com os representantes da imprensa da dança. Estiveram representados os jornais Notícias da Dança, Jornal da Dança e Jornal Falando de Dança, e as revistas Infok, Dança Brasil e Arte em Dança.
  • Clique aqui para ver o foto álbum deste evento
  • Clique aqui para ler o editorial da edição de junho do Jornal Falando de Dança: "Nem só de Dança vive a Dança", de Leonor Costa, a respeito da importância de uma participação mais política dos profissionais da dança, como forma de ampliar o mercado de trabalho.
  • Clique aqui para ler a matéria que saiu no Jornal Falando de Dança, edição de junho, sobre a coletiva de impressa com as delegadas estaduais do CBDD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************