Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

terça-feira, 31 de março de 2009

Cia Marinho Braz recebe atores e dançarinos franceses para aulas de ritmos brasileiros

Eles ganharam bolsa de estudo para vir ao Brasil estudar samba, forró, frevo, maracatu, dança afro e jongo


Quando Marinho Braz soube da viabilidade do Projeto de Dança França / Rio ("através do empresário francês para quem anualmente crio coreografias para shows brasileiros naquele país", explicou-nos Marinho), ele tratou de formalizar a proposta e a encaminhou ao órgão francês equivalente a nosso Sindicato de Dança ("lá, os artistas recolhem uma contribuição significativa a essa entidade e, em troca, podem se candidatar a bolsas de estudo para cursos de especialização no exterior").
.
A aprovação demorou cerca de dois anos (" tivemos que cumprir uma série de exigências para comprovar nossa capacitação"), mas, finalmente, em fevereiro passado, Marinho Braz recebeu o primeiro grupo de dez atores e dançarinos, que tiveram aulas intensivas durante três semanas, com especialistas selecionados por Marinho ("além das aulas de manhã e à tarde, programamos várias saídas noturnas para visitações, como ensaios de escolas de samba, feira nordestina, centros de dança afro, etc").
.
O ritmo de aulas foi tão puxado que o prof. teve que contratar um fisioterapeuta para acompanhar os trabalhos, já que alguns participantes estavam se contundindo.
.
Marinho, que é coordenador do Projeto Semeando o Samba, em casas noturnas da Lapa, e coordenador de danças folclóricas e populares da Feira de São Cristóvão, disse que estudou muito cada um dos ritmos incluídos no projeto, com o que contou com a ajuda da mestra Maria Antonietta ("ela é uma enciclopédia viva, além de ter muito material a respeito").
.
Fiscalizando com cuidado a finalização das obras de ampliação de sua academia em Laranjeiras, Marinho espera estar com tudo preparado para receber nova leva de franceses, desta vez de músicos, que utilizarão seu espaço para estudos.

Fotos: registro da visita da equipe do Jornal Falando de Dança à turma de franceses. Na primeira foto, Aragão e os bolsistas. Na segunda, Marinho Braz comandando um relaxamento, ao final de um dia de aulas extenuantes.
  • Saiba mais sobre a cia Marinho Braz clicando na tag com seu nome, ao final desta postagem.
  • Fotos hospedadas aqui, mas basta clicar nas imagens para ampliá-las.

Nenhum comentário:

Postagens populares