Pular para o conteúdo principal

Circulando: Clube dos Democráticos comemora 142 anos de fundação!


A história da fundação dos Democráticos já foi detalhadamente contada em matéria especial de nossa edição de setembro do ano passado, quando dos festejos em homenagem à padroeira do clube, N. Sra. Da Glória, em cujo dia foi sorteado o bilhete premiado que possibilitou a seus fundadores a criação da sociedade carnavalesca, a única ainda em atividade.


O que poucos sabem, é que o Democráticos realiza o evento de dança de salão mais antigo da cidade do Rio de Janeiro.


“Tivemos várias programações sociais dançantes, em vários dias da semana, mas as domingueiras fazem parte da programação do clube desde sua fundação, em 1867”, contou-nos o presidente da entidade, Prentice dos Anjos, no baile comemorativo dos 142 anos de fundação do Clube, realizado domingo, dia 18 de janeiro (nas fotos acima, Prentice dos Anjos com a primeira-dama do Clube, Leila Maria, e com seu vice-presidente, Paulo Henrique).

Precedido de missa no Hall dos Beneméritos e de coquetel, o baile reuniu toda a diretoria do clube, que comemorou a recuperação financeira da instituição e brindou ao sucesso de suas atividades sociais, que recolocaram o clube em merecia posição de destaque na programação cultural da cidade.

Ano passado, a Domingueira dos Democráticos e a diretora social do clube, Maria Rita (na foto abaixo, à direita, com Aragão), foram premiados pelo Jornal Vila em Foco como Destaques 2008.




Da esquerda para a direita, Roberto Reis (Jornal Radial), Jorge Leite (Jornal Vila em Foco), Prentice dos Anjos (Democráticos), Aragão (Jornal Falando de Dança) e o produtor cutural Geraldo Lima. No coquetel dos 142 anos do Democráticos, seguido de baile.

  • Fotos hospedadas aqui, mas é só clicar nas imagens para ampliá-las.
  • A história do clube dos Democráticos foi publicada na edição nº 11 (set/08) do Jornal Falando de Dança.
  • Veja a seguir algumas fotos do hall de entrada do Clube, cuja sede é tombada pelo Patrimônio Histórico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************