Pular para o conteúdo principal

Fique por dentro: VI Congresso Mundial de Salsa começa dia 13/11


VI Congresso Mundial de Salsa, com a final do Brasil Salsa Open, começa dia 13/11

Além da finalíssima do Brasil Salsa Open, haverá congressos paralelos de tango, samba e zouk

Maior evento do gênero na América Latina, realizado anualmente desde 2001 pela equipe do Conéxion Caribe, o Congresso tem tudo para superar seu recorde do ano passado, de cerca de 10 mil pessoas, entre congressistas e participantes dos bailes do evento.

Salsa Open.
A atração principal sem dúvida será a finalíssima do Brasil Salsa Open, a cada ano mais competitiva e atraente.
O Jornal Falando de Dança tem acompanhado o desenvolvimento técnico de alguns salseiros competidores, já tendo entrevistado alguns deles. E este ano contou com a contribuição do professor Duda Vila Nova, de Feira de Santana, Bahia, que acompanhou a etapa nordestina do Salsa Open, realizada em Recife, bem como as aulas e bailes do Salão Nordeste, em agosto, como correspondente do Jornal Falando de Dança, e emitiu um relato sobre o evento, publicado na edição de setembro do jornal.
Vale lembrar que os casais classificados na finalíssima do Brasil Salsa Open entram direto nas semifinais da etapa mundial, em Porto Rico, ano que vem, com direito a passagem e hospedagem. No World Salsa Open - Porto Rico deste ano os quatro casais que foram representar o Brasil tiveram boa classificação (veja link a seguir).

O Congresso.
Firmando-se como uma das grandes atrações do calendário de danças do país, o Congresso expandiu-se e o que eram apenas workshops opcionais de tango, samba e zouk transformaram-se em igualmente em Congressos ligados ao evento, atraindo grande número de fãs do gênero, interessados nas aulas com professores renomados.

Os professores.
Serão mais de cem professores nos 4 congressos (salsa, samba, tango e zouk), vindos dos principais pólos de ensino do Brasil (RJ, SP, MG, PR, SC, DF, PE) e do exterior (Alemanha, Itália, França, Suíça, Argentina, Cuba, Colombia e até da Índia).

Nosso destaque desta postagem é para o prof. Alex Lima, estabelecido em Paris e que já contribuiu com um artigo para o Jornal Falando de Dança, na edição de maio (“Estamos misturando tudo!”). Alex ministrará uma oficina de salsa e concedeu ao Jornal Falando de Dança uma longe entrevista sobre sua carreira no exterior, que poderá ser acessada no link abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************