Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

terça-feira, 29 de julho de 2008

Congresso



Salão Nordeste

Congresso de Dança em Recife será entre os dias 31 de julho e 3 de agosto e reunirá em Recife mais de 30 professores especializados, sobretudo na salsa, pois sediará a etapa nordestina do Salsa Open

Desde o lançamento do Jornal Falando de Dança, vimos acompanhando com interesse o desenvolvimento da dança de salão na região nordeste, sobretudo no que diz respeito aos ritmos latinos, especialmente a salsa.
Logo em nossa primeira edição, em novembro de 2007, fizemos uma matéria especial sobre o World Salsa Open de Porto Rico e suas etapas nacionais, com finalíssima em São Paulo.
Destacamos, sobretudo, a excelente performance dos competidores da região nordeste, que têm se destacado nesse ritmo. Na finalíssima, os dois primeiros casais eram de Fortaleza. Os campeões, Carine Moraes e Burracha, hoje estabelecidos em São Paulo, ganharam passagens e estadia para competirem agora em julho na grande final do Salsa Open, em Porto Rico, e estão treinando intensamente para isso. “A competiçao será em julho, e o Congresso será de 19 a 27 de julho. Este ano, além de competir, vamos com a Cia Phoenix para apresentações. Estamos muito felizes”, comenta Carine Moraes.

Sobre a criação do projeto Salão Nordeste
Percebendo o rico material humano de que dispunham na região, Everaldo Lins e Sulema Tavares (fot acima), diretores da Casa de Dança Everaldo Lins, idealizaram o Salão Nordeste, que vem ocupar o vácuo deixado pelo Dansal, realizado em Natal ano passado, juntamente com a etapa nordeste do Salsa Open, e que não se renovou devido à mudança de seu organizador para a Austrália (a comunidade de dançarinos brasileiros por lá está crescendo). Para tanto, se associaram à Lúmina Representações e à In Loco Produções Culturais.

Sobre o Congresso
Segundo seus organizadores, que concederam entrevista ao Jornal Falando de Dança, o Congresso tem por objetivo promover o desenvolvimento da região como potencial artístico no mercado das artes cênicas, com o intuito de divulgar e valorizar as danças nacionais, principalmente as de salão, por sua riqueza cultural. Serão 4 dias de atividades, com oficinas de dança, shows, bailes e palestras.
Rita Jordão (RJ), coordenadora do curso de nível superior em Tecnologia em Dança de Salão e Coreografia, da Faculdade Estácio de Sá, no Rio, presidirá uma mesa redonda sobre a importância de uma formação acadêmica para os profissionais de dança de salão. Já Douglas Mohamari (SP), do Conéxion Caribe, professor de curso de pós-graduação em especialização em Dança da Faculdade Metropolitana de Curitiba, falará sobre as perspectivas e tendências do setor.
Na parte das oficinas, serão mais de trinta ministrantes, dentre os quais os cariocas Érico Rodrigo e Rachel Buscácio (musicalidade e bolero) e Carlos Bolacha e Kessy Goudard (samba, foto acima). Além de aulas de danças brasileiras (samba, soltinho, forró, frevo e maracatu, lambazouk), haverá aulas de ritmos latinos. Dos professores internacionais, estão confirmados Orville Small (Canadá) e Sabrina Buis (Holanda) - ambos na foto ao lado, que darão aulas de salsa; Diego Smud (Argentina), que dará aulas de Bachata; Laura Santiago e Ezequiel Merio (Argentina), que darão aulas de tango. Na programação, haverá ainda oficina de dança esportiva, ministrada por Manoel Rodrigues e Luiza Helena, especialistas nessa modalidade.
  • Conheça mais sobre os organizadores e o Salão Nordeste: leia AQUI a entrevista dos organizadores ao Jornal Falanod de Dança

Nenhum comentário:

Postagens populares