Pular para o conteúdo principal

workshop

Elizete Mascarenhas organiza primeiro workshop de danças de São Gonçalo

O evento será neste sábado, dia 14/06/08

Este será o primeiro workshop de São Gonçalo englobando várias modalidades de dança: ballet clássico, dança moderna, composição coreográfica, dança contemporânea, jazz, sapateado, hip hop, dança do ventre, dança flamenca, dança cigana, dança aérea, dança afro, capoeira, dança de salão (zouk, tango e samba), dentre outras modalidades.

Será um dia inteiro de aulas, das 9 às 19h, em 4 salas de aula e no ginásio do Colégio Santa Terezinha, Centro de São Gonçalo, fechando com uma apresentação do Grupo Dança Sobre Rodas Corpo em Movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos.

Dentre os profissionais ministrantes, destacamos Nora Esteves (foto 2), primeira bailarina do Teatro Municipal do RJ (oficina de ballet clássico); Álvaro Reys (oficina de samba e tango); e Alex de Carvalho (oficina de zouk).

“Sei que se trata de um projeto ousado, porém minha intenção é unir mais nosso segmento, principalmente os professores e alunos dos municípios de Niterói e São Gonçalo, em busca de atualizações e informações. Por isso tentei buscar os melhores profissionais de cada estilo para ministrar as oficinas”, declarou a organizadora do evento, a bailarina e maitre em ballet Elizete Mascarenhas (foto 1).

Além das oficinas de dança, haverá uma palestra com Eliana Caminada, sobre a história da dança, e um debate com grandes profissionais da área, dentre os quais Edézio Paz (presidente da Associação de Dança de Salão do Estado do RJ-ADSERJ, na foto 3), Lourdes Braga (presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ-SPDRJ), Rita Jordão (coordenador da Faculdade de Dança da Universidade Estácio de Sá) e Eliana Caminada (professora da UniverCidade e da Unidança, pesquisadora e ex-bailarina do Teatro Municipal do RJ). Tanto a palestra, como o debate e o show de encerramento terão entrada franca. Somente será cobrada uma pequena taxa para os participantes das oficinas.

Estaremos lá para conferir.

A programação completa, horários, valores e o curriculum dos professores das oficinas poderão ser encontrados no endereço http://www.elizetemascarenhas.blogspot.com/ , juntamente com os detalhes para inscrição.
.

.

.

  • Leia também nossa postagem anterior sobre o Dia Internacional da Dança



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************