Pular para o conteúdo principal

A Dança na mídia



Álvaro Reys e Christiane Torloni vencem o Dança dos Famosos 5

Atriz, que tem uma sólida formação em dança, confirmou o favoritismo.
A apresentação do tango garantiu a vitória, apesar do deslize no samba de gafieira


A dança a dois, como o nome já indica, é uma soma do desempenho do par, que tem que ter química, estar em harmonia, ter postura, enfim, uma série de fatores que, de cada lado, garante um resultado de encher os olhos ou, no outro extremo, de resultar em um visual sofrível e até ridículo.

Quem é assíduo freqüentador de bailes sabe disso muito bem. E certamente já presenciou aquele bambambã que, indiferente às limitações da parceira, insiste em fazer movimentos que são acompanhados aos “trancos e barrancos” pela partner. Ou a dançarina que insiste em fazer floreios quando o nível técnico do parceiro pede uma postura mais simples. O bom profissional sabe identificar o potencial do seu partner e explorar esse filão.

Esse, sem dúvida, foi o maior mérito do professor Álvaro Reys, e que lhe garantiu o favoritismo até a final da quinta edição do “Dança dos Famosos” da Rede Globo, encerrada neste domingo, dia 11/05. . "Eu a estudei para saber o que iria funcionar, vi que é mais clássica e apostei nos peões e na dança com interpretação", declarou Álvaro ao site da Globo. De fato, como pode ser verificado pelo vídeo de tango, a formação de bailarina de Christiane permitiu seu alto desempenho na apresentação de tango show, que explora movimentos de ballet (ao contrário, sua apresentação de gafieira expôs sua falta de molejo, com uma derrapada feia do casal na cadeirinha).

A classificação do jovem ator de Malhação, Rafael Almeida, em segundo lugar, a meu ver teve peso de primeiríssimo. Sem a experiência da concorrente famosa, Rafael revelou-se nas apresentações, num desempenho crescente, e não teve a ajuda de uma boa parceira. A dançarina Jacqueline, mesmo descontando o nervosismo da final, demonstrou total falta de molejo e técnicas de passos básicos de dança de salão, como na posição da ponta do pé na figura final do tango (ai , ai, ai, qualquer dançarina de salão de nível intermediário faria melhor). Já Rafael, com pouco tempo de treino, conseguiu reproduzir movimentos de nível intermediário e avançado, está de parabéns.

No final, Christiane Torloni e Álvaro Reis venceram a disputa com uma diferença apertadíssima (194 pontos, contra os 192,7 pontos do casal Rafael Almeida e Jaqueline Fernandes).

Os participantes foram avaliados pelo júri técnico, composto por J.C. Violla, Maria Pia Finocchio e Ana Botafogo, e pelo júri artístico, que contou com Grazi Massafera, Alexandre Borges, Wolf Maya e Eliza Joenck. Além das notas dos jurados, os participantes foram avaliados pela platéia do programa e pelo público, que podia votar pelo telefone ou pela Internet. Interessante notar que o público avaliou de forma diferente as apresentações dos dois finalistas. Se não fosse o júri técnico, o resultado seria justamente o contrário do que foi.

Veja abaixo a apresentação do casal vencedor, nos dois ritmos da final, gafieira e samba:
tango – Álvaro e Christiane


Samba – Álvaro e Christiane



Veja abaixo a apresentação de Rafael e Jacqueline, nos mesmos ritmos:
tango – Rafael e Jacqueline


samba – Rafael e Jacqueline

  • Quer conferir a perfomance de Christiane e Álvaro durante toda a competição? Clique AQUI para ver a coleção da Globo Vídeos.
  • E AQUI a coleção de vídeos de Rafael e Jacqueline.
  • Hoje o professor Álvaro Reys recebe seleto número de convidados para um coquetel em sua academia, em Copacabana, comemorando o terceiro ano da Alvaro’s Dance e, claro, o resultado da competição. Estaremos lá para conferir.
  • foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************