Pular para o conteúdo principal

Um pouco de história


Maria Antonietta é homenageada no site Momentos de Tango

“Ela foi o elo de ligação entre o passado e o presente, pois em uma época em que as danceterias proliferaram, promovendo o afastamento dos pares, foi ela a responsável pelo resgate da importância da dança de salão.” (Jaime Arôxa)

Elza Moreira, editora do site Momentos de Tango, e Maurício Kneipp, editor de vídeos, se uniram em um trabalho maravilhoso sobre Maria Antonietta, um ícone da Dança de Salão.

"Fiz esse trabalho em homenagem à mestra e ao Dia Internacional da Mulher", declarou-nos Elza Moreira, que se dedica a divulgar sua maior paixão, o tango.

Na página criada especialmente por Elza Moreira, há uma longa entrevista de Antonietta ao Jornal Dance, em maio de 1997, por ocasião de seu 70º aniversário.

Ilustrando a entrevista, uma série de vídeos editados por Maurício Kneipp, registrando a participação de Antonietta em programas de tv e as homenagens por ela recebidas. Também nos vídeos, a mestra exibindo sua técnica, dançando valsa com o finado dançarino Mário Ferreira, seu par mais constante; tango com Eric Muller; salsa com Carlinhos de Jesus; bolero com Jaime Arôxa; e samba com João Carlos Ramos.

Por fim, um “Mural de Recados” convida o visitante a deixar uma mensagem para Antonietta. “Minha intenção é reunir as mensagens em um livreto e entregá-lo à mestra em uma grande homenagem, representando todas as mulheres dançarinas, no mês em que se comemora o nosso dia”, diz Elza.

Leia também:

Comentários

Anônimo disse…
Leonor, querida amiga!Adorei o post que fez sobre a página de Maria Antonieta em Momentos de Tango. Estou muito agradecida. Quero parabenizá-la pelo excelente trabalho que vem desempenhando aqui no blog e no Jornal Falando de Danca, sobre tudo que acontece no meio da Dança de Salão, não só aqui no Rio , mas também em varias partes de nosso imenso pais. Infelismente, neste mundo da dança, poucos dão valor e reconhecem esse trabalho que fazemos aqui na web.É um trabalho que exige muitas pesquisas, aprendizado, horas dedicadas a isso, coisas que gostamos e deixamos de fazer para manter os blogs atualizados. E muitas pessoas que usufruem disso, deixam passar desapercebido, sem manifestarem pelo menos que viram ou tiveram conhecimento das postagens que fazemos . É por isso que muitas vezes, alguém deixa de executar algum projeto que beneficiaria muito o movimento dança, por falta de estímulo.Muitos adoram criticar, mas nunca fazem nada para o movimento crescer. E quando alguem se propoe a fazer alguma coisa, eles ignoram ou criticam, poucos são aqueles que dão força e vem incentivar ou ajudar. No nosso caso, como é a paixão que nos movem, que Deus nos dê força e coragem para continuarmos, e que sejamos sempre iluminadas pela sua Luz para que possamos seguir em frente. e
Um beijo com todo meu carinho.
Elza
Momentos de Tango

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************