Pular para o conteúdo principal

Prêmio Vera Cruz 2007

Atualização de postagem: clique no marcador "Troféu Vera Cruz" ao final desta postagem para ver as fotos do evento da premiação.
Prof. Henrique Nascimento cria prêmio para os destaques da dança em 2007
O Jornal Falando de Dança está apoiando a iniciativa do Studio de Dança Henrique Nascimento de instituir um prêmio a ser oferecido aos destaques da dança de salão carioca em 2007.

“A seleção será a mais descomplicada possível, feita por votação direta nos vídeos dos concorrentes, e a premiação, um troféu, será oferecida aos ganhadores em cerimônia durante baile do Vera Cruz, daí o nome do prêmio”, esclarece o professor Henrique Nascimento.

O professor Henrique Nascimento conta hoje com três espaços de dança, todos na zona norte, onde concentra a realização de seus eventos anuais. “A dança de salão carioca começou a se destacar na zona norte, foi daqui que saíram os grandes nomes da dança, principalmente do Vera Cruz, e quero chamar a atenção para esse detalhe histórico, fazendo eventos que atraiam os praticantes da dança de salão de volta às origens, digamos assim”.

Além disso, Henrique pretende chamar a atenção para os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais estabelecidos nas zonas norte e oeste e facilitar o intercâmbio entre eles. “Sempre convido cias de dança da região para se apresentar em meus eventos e a idéia do prêmio é também oferecer uma vitrine para que novos dançarinos e profissionais apresentem seus trabalhos”, completa o professor.

O regulamento para participar da apuração é bastante simples (ver links abaixo) e o Jornal Falando de Dança disponibilizou uma página específica para que os interessados em votar ou serem votados possam acessar as informações necessárias, assistir aos vídeos e deixar seus comentários.

“Recentemente me apresentei com minha cia de dança no workshop de samba do Jimmy de Oliveira e foi bastante recompensador, pois pude mostrar meu trabalho como coreógrafo, meus dançarinos puderam exibir sua técnica para um público bastante eclético e ainda fizemos muitos contatos com profissionais de fora do Rio. Espero, com o Prêmio, permitir um maior contato entre os integrantes de várias academias”, diz Henrique Nascimento, ressaltando que, na entrega dos troféus, os profissionais selecionados deverão apresentar suas coreografias ao vivo, agregando valor à cerimônia da premiação, que está marcada para dia 19 de abril, um sábado.



Da esquerda para a direita, o prof. Henrique Nascimento ao lado dos profs. Luciana Santos, Jorge Lyno e Cláudio Almeida, cujos pupilos se apresentaram em evento organizado por ele no Vera Cruz: trabalho de valorização de novos talentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************