Segundo entrevista gravada por mim com Izidro Page, dono da Gafieira Estudantina Musical, na realidade a antiga Gafieira Estudantina funcionou em um prédio vizinho ao atual, mas fechou na década de sessenta, na mesma época em que várias outras gafieiras enfrentaram a queda de público e também cerraram as portas. O prédio foi à ruína, restando atualmente só a fachada, na frente da qual um camelô montou há anos um ponto de venda de biscoito, bem ao lado da entrada da Estudantina Musical.
Quando, na década de 70, Isidro decidiu deixar a Gafieira Elite, hoje dirigida por sua prima, e trilhar caminho próprio, ele buscou um local nas rendondezas, e encontrou, ao lado do prédio em ruínas da antiga gafieira, o sobrado onde havia uma fábrica de meias desativada. Resolveu batizar seu novo estabelecimento com o nome de Estudantina Musical, herdando o "ponto" da antiga gafieira e incorporando sua história. Tanto é assim que, no dia 22 de dezembro, a Perlux Produções, que gerencia a programação de sábado da casa, marcou, com um baile especial, os 79 anos de existência da antiga Gafieira Estudantina, com direito a bolo e à presença ilustre da Mestra Maria Antonietta, que aparece na primeira foto ao lado de Aragão, Izidro e o casal da Perlux, Guto Gouveia e Evelyn Perluxo.
Independentemente da confusão histórica, fato é que a Estudantina Musical é considerada parada obrigatória para aqueles que desejam conhecer o ambiente das antigas gafieiras carioca, já que conserva intacta sua ambientação. Por seus salões passaram muitos dançarinos famosos ("muitos conheceram seus cônjuges aqui", declarou-me Izidro) e grandes nomes da dança de salão atual iniciaram seu caminho de sucesso ganhando os campeonatos de dança que a casa promovia.
- clique aqui para acessar o photo-album
Comentários