Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Circulando: 79 anos de Estudantina


Segundo entrevista gravada por mim com Izidro Page, dono da Gafieira Estudantina Musical, na realidade a antiga Gafieira Estudantina funcionou em um prédio vizinho ao atual, mas fechou na década de sessenta, na mesma época em que várias outras gafieiras enfrentaram a queda de público e também cerraram as portas. O prédio foi à ruína, restando atualmente só a fachada, na frente da qual um camelô montou há anos um ponto de venda de biscoito, bem ao lado da entrada da Estudantina Musical.

Quando, na década de 70, Isidro decidiu deixar a Gafieira Elite, hoje dirigida por sua prima, e trilhar caminho próprio, ele buscou um local nas rendondezas, e encontrou, ao lado do prédio em ruínas da antiga gafieira, o sobrado onde havia uma fábrica de meias desativada. Resolveu batizar seu novo estabelecimento com o nome de Estudantina Musical, herdando o "ponto" da antiga gafieira e incorporando sua história. Tanto é assim que, no dia 22 de dezembro, a Perlux Produções, que gerencia a programação de sábado da casa, marcou, com um baile especial, os 79 anos de existência da antiga Gafieira Estudantina, com direito a bolo e à presença ilustre da Mestra Maria Antonietta, que aparece na primeira foto ao lado de Aragão, Izidro e o casal da Perlux, Guto Gouveia e Evelyn Perluxo.
Independentemente da confusão histórica, fato é que a Estudantina Musical é considerada parada obrigatória para aqueles que desejam conhecer o ambiente das antigas gafieiras carioca, já que conserva intacta sua ambientação. Por seus salões passaram muitos dançarinos famosos ("muitos conheceram seus cônjuges aqui", declarou-me Izidro) e grandes nomes da dança de salão atual iniciaram seu caminho de sucesso ganhando os campeonatos de dança que a casa promovia.

2 comentários:

Margareth disse...

oi, querida, obrigada pelo incentivo lá no meu bloguinho, mas eu ando paradona mesmo. Ainda danço, menos mal, né? Ó... linkei você lá, tá? Beijo

Margareth disse...

em tempo: adoro a Estudantina e aquele baile de aniversário estava ótimo!!! bj

Postagens populares