Pular para o conteúdo principal

Notícias da Bahia: dança sobre rodas


Ontem, dia 21/12, a Companhia Rodas no Salão realizou a estréia do espetáculo MPB DANÇA ESPETACULAR, no Teatro Jorge Amado, em Salvador. O espetáculo foi inicialmente preparado para o Festival Europeu de Orfeu 2007 (França) e teve grande repercussão na Europa. Em matéria feita com exclusividade para o Falando de Dança, Luis Antonio Cruz, diretor da CRS, fala sobre como a cia brasileira foi parar na França. Segue o texto na íntegra.
.
Baila BAHIA na França

"O único modo de descobrir os limites do possível é
ir além deles para o impossível. "
Arthur C. Clarke

Em janeiro deste ano a Cia. Rodas no Salão recebeu o convite para representar o Brasil no “Festival Européen Orphée” em sua 5ª edição (em cinco anos consecutivos).

..
Foi a 1ª participação brasileira neste festival, o que nos deu mais responsabilidade ainda em apresentar um excelente trabalho.
O festival aconteceu na França, em Versailles, no mês de outubro/07, no Theatre Montansier, que pertence ao “Chateau” de Versailles o qual era o teatro particular do Rei da França.
.
Fechamos o Festival, que durou duas semanas, com um espetáculo de aproximadamente 1h 20 min, levando para o palco uma bela homenagem à MPB, apresentada em dois blocos: o primeiro valorizando a dança artística e, o segundo, a dança esportiva. Foi uma experiência maravilhosa e mostrou a capacidade que temos de construir e apresentar algo inovador.
.
Alguns quadros da nossa apresentação...


Como tudo aconteceu...

A organização do festival tomou conhecimento do nosso trabalho através da última viagem que a dupla Cabral & Anete fez à Europa, no início ano de 2007.
.
Através do valioso intercâmbio e muitos contatos que realizaram, os mesmos tiveram a oportunidade de terem seu trabalho reconhecido nos vídeos de campeonatos e principalmente no comercial da Infraero, no qual a dupla é “garota propaganda” sobre acessibilidade nos aeroportos brasileiros (vide vídeo no site http://www.infraero.gov.br/, é só clicar no ícone do lado direito da página). Ponto positivo para o Brasil!
.
Inicialmente o festival havia convidado a dupla Cabral & Anete para se apresentar. Entretanto a Cia tinha um trabalho que já vinha sendo maturado e construído ao longo da sua existência. Propomos a ida de todo o grupo: oito dançarinos (quatro cadeirantes e quatro andantes) além da coreógrafa.
.
O festival considerou interessante, mas mostraram também não existir verbas para levar o grupo todo. Propôs ceder cinco passagens e hospedagem e teríamos de providenciar o restante. Aceitamos o desafio e corremos atrás do dinheiro para comprar as passagens e para poder “sobreviver” enquanto estivéssemos lá.
.
Com o projeto de patrocínio da PETROBRAS, viabilizamos a verba restante e com nossos parceiros - ACEB (clube onde a CRS treina), Login Informática (todos os equipamentos de informática CRS), Lognet Provedor (hospeda o site e dá manutenção técnica), Estrelatto (fornece sapatos e sandálias de dança) e Uranus 2 Comunicação (produz o material gráfico da CRS) - viabilizamos todo o aparato para concretizar de fato o espetáculo.

Num país como o nosso e numa modalidade (ainda nova e pouco conhecida) como a nossa, se não houver empresas responsavelmente sociais que apóiem o que fazemos, efetivamente pouco ou quase nada acontece.

Lá, ainda, tivemos a oportunidade de conhecer Versailles e Paris e visitar o “Chateau” de Versailles, Museu do Louvre, Torre Eiffell, Rio Cena (Bateau Mouche), Museu D’Orsay entre tantos acessos culturais que enriqueceram todos os integrantes.

Em 21 de dezembro de 2007 a CRS realizou a estréia do seu espetáculo em solo brasileiro, apresentando no Teatro Jorge Amado, em Salvador.
.
No mesmo mês que se apresenta em eventos de empresas da Bahia e do Brasil.
.
Em janeiro de 2008 estará realizando no Aeroporto Internacional de Salvador a 3ª Oficina Baiana de Dança Esportiva Internacional.
.
Por Luis Antonio Cruz (Cabral), para o Falando de Dança.
.
  • Veja mais: belíssimas fotos da apresentação em Salvador, em ensaio fotográfico de Almir Junior, remetido para o Falando de Dança (AQUI).
.

Comentários

Anônimo disse…
Amei assistir o espetáculo da Cia Rodas no Salão. Um trabalho de qualidade, com um repertório de músicas da MPB e coreografias maravilhosas. Muita energia, expressão, emoção...
Este espetáculo tem que rodar o país para que as pessoas conheçam a arte de dançar e se emocionem verdadeiramente.

Cláudia Sampaio
Anônimo disse…
O Espetáculo da Cia Rodas no Salão foi lindo e emocionante. A companhia esta de parabéns por apresentar qualidade nas coreografias, no seu repertório de músicas, etc. Sem dúvidas é um trabalho com um papel fundamental para sociedade que deve ser divulgado para todo país.
O nosso Brasil precisa ter a oportunidade de conhecer esse belo trabalho que nos proporciona alegria e emoção.

Milena Cerqueira
Anônimo disse…
Espetáculo emocionante!
Senti-me feliz por assistir um espetáculo harmônico e emocionante. Impressionou-me a técnica dos dançarinos assim como a criatividade e bom gosto das coreografias, muito diversificado. Espero que voltem em cartaz rapidamente para que outros tenham a oportunidade de prestigiá-los.
P A R A B É N S e S U C E S S O !
Julio Fabrini
Anônimo disse…
gostei muito da criatividade e bom gosto das coreografias no seu repertório de músicas, etc.
ESPERO QUE SE APRESENTEN MAIS VECES!!
Enoilma disse…
Fiquei muito emocionada ao assistir tão fabuloso espetáculo. Foi um verdadeiro misto de boa música e muito bom gosto, cada passo, cada gesto, cada toque... nossa foi demais. Não vejo a hora de acontecer outro espetáculo, esse deixou saudades...
Unknown disse…
Ver um espetáculo como esse é se alegrar com a vida, é uma representação que é possível com simplicidade fazer um trabalho com muita qualidade. Parabenizo a todos pelo espetéculo, especialmente a Anete e ao Cabral.

Abraços!
Leandro Diniz.
Anônimo disse…
"fico sempre muito emocionada em ver um espetáculo que passa tanta coisa boa como este, além da beleza, técnica, e expressão, os dançarinos passam muita paixão pelo que fazem.
Gostaria que tivessemos mais oportunidades de assistirmos
mais vezes um trabalho tão maravilhoso como esse.
só posso parabenizar a todos e em
especial a Cabral e Nete por estarem levando a frente essa dança tão linda.
A "Verdadeira dança do Amor"!
Beijos no coração de todos!!

(BellPereira)
Anônimo disse…
A Cia Rodas no Salão é simplesmente um ESPETÁCULO!!!! A apresentação foi bonita, emocionante, vibrante e de qualidade. Parabéns para todos os componentes.
... e vou ficar esperando ansiosa a próxima apresentação que espero não demore a acontecer.
Um abraço.
Patrícia Teixeira

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************