Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Dança sobre rodas


No Rio, Centro Cultural busca patrocinadores para tocar projeto
Pouca gente sabe mas também aqui no Rio existe um projeto semelhante ao da Cia Rodas no Salão, sobre a qual falamos em postagens anteriores. Idealizado pelos diretores do Centro Cultural Conexão, Érico Rodrigo e Jussara Gomes, cuja maior “garota-propaganda” é Viviane Macedo, recentemente campeã no VI Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeiras de Rodas - CBDECR (veja ed. 2 do Jornal Falando de Dança), ao lado de Valdeci Clemente.

Sobre o trabalho com Viviane Macedo.
Desde 2005 o prof. Érico vem desenvolvendo um trabalho de dança de salão com pessoas portadoras de deficiência física. Em 2006 treinou Viviane Macedo e Paulo Sérgio Soares, seu condutor, para competirem no V CBDECR, realizado desta feita em Piracicaba. O casal foi o único representante do Rio e conseguiram vencer na categoria estreante, obtendo o direito de representar o Brasil no campeonato de Malta, mas a falta de patrocínio inviabilizou a viagem.

Sobre o interesse por parte dos portadores de necessidades especiais.
“Há várias pessoas esperando e desejando muito participar do projeto, mas dependemos de patrocínio para que todas as atividade planejadas sejam realizadas com competência, segurança e sem interrupções, de forma a atingir plenamente seus objetivos”, declarou Jussara Gomes.

Sobre a proposta do projeto
A proposta do projeto é oferecer aulas de dança de salão durante o período de um ano para um grupo de cadeirantes, supervisionados por professores e fisioterapeutas, conduzindo ao ensaio de coreografias especiais para apresentações em público e competições.

Sobre a dança competitiva em cadeiras de roda
A formação dos pares para a competição é igual a de uma competição de dança normal: deve ser constituído por um homem e uma mulher, sendo um deles usuário de cadeiras de rodas. Os ritmos normalmente usados nessas competições, porém, são pouco conhecidos dos brasileiros, pois se baseiam na dança de salão internacional: samba, chachachá, rumba, paso doble e jive. Os critérios de avaliação também são tirados das regras de dancesport: harmonia com a música (o movimento do par tem que estar em sintonia com o pulso da música), o equilíbrio e a harmonia do casal, e a técnica de movimentação.

Veja a seguir o compacto da apresentação dos casais concorrentes na última competição de dança em cadeiras de roda ocorrida em João Pessoa, na Paraíba. Vê-se não só o casal Viviane e Valdeci mas também o casal Anete e Cabral, da Cia Rodas no Salão e outros casais da mesma cia de dança, inscritos na competição.


Agora, alguns ritmos mais fequentes em nossos salões:

Samba de gafeira, Viviane e Valdeci Clemente


Salsa, Viviane e Diogo


Zouk, Viviane e Luiz cláudio


Leia mais:
  • Solicite detalhes do projeto pelo email contato@ centroculturalconexão ou pelo tel. 2288-1173.
  • Acesse mais postagens sobre este assunto nos marcadores “dança sobre rodas” e “dancesport”, em nosso índice das postagens.

Nenhum comentário:

Postagens populares