Pular para o conteúdo principal

Argentina

Professores brasileiros recebem prêmio internacional na Argentina

Adriana D’Acri e Luís Florião foram os ganhadores, na categoria dança internacional, do prêmio “Sol de Ouro”, institucionalizado pelo Ministério de Cultura Y Educación – Subsecretaria de Cultura de la Província de Misiones - Argentina.
.
A homenagem representa o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela dupla, na divulgação, intercâmbio e profissionalização da dança de salão em âmbito nacional e internacional.
.
Organizado pela Guaynamérica Danza, que tem como diretora Marisil Ceccarini, o “Sol de Ouro” – prêmios e distinções é concedido há 22 anos para profissionais e instituições pela qualidade artística, defesa de identidade, consciência solidária a serviço do bem comum nas categorias dança-teatro, teatro de revista, música, gestão cultural estatal, imprensa escrita (sociedade); imprensa radial (cultural) e ecologia.
.
Tendo júri composto de personalidades da comunidade artística, educativa e científica da região misionera, “O Sol” consolida as relações culturais do Mercosul, valorizando as bases artísticas de países vizinhos, que têm, basicamente, as mesmas raízes.
.
Adriana e Florião são dançarinos e professores de dança de salão, com uma trajetória de mais de quinze anos, destacando-se por trabalharem fortemente na difusão e nos processos de reconhecimento e formalização da dança de salão.
.
São os fundadores e Luis é o atual presidente da Andanças – Associação Nacional de Danças de Salão, instituição sem fins lucrativos que visa à união, fortalecimento e reconhecimento dos profissionais de dança.
Proprietários, juntamente com Marcelo Ferreira, da Escola Sindicato da Dança, ampliaram seu campo de atuação ao editarem o jornal Dança, Arte & Ação, publicação especializada, com distribuição nacional e que trazia como proposta garantir espaço para todas as modalidades e vertentes da dança.
.
Além desse histórico, muito contribuiu para a indicação à premiação, a idealização e produção dos projetos “Brasil a Dois” – evento que unia em grande mobilização, durante toda uma semana e em todo o país, profissionais e escolas para informar e divulgar a dança de salão; e o Br Danças – Congresso Internacional de Danças Brasileiras que já segue para a 4a edição reunindo, no Rio de Janeiro, para intercâmbio e aprendizagem, profissionais e amadores que atuam com nossas danças.
.
A comenda homenageia o escritor argentino Ernesto Sábato, e é dele a frase que acreditamos resume o espírito do “Sol de Ouro” e a definição da trajetória de Adriana D’Acri e Luís Florião em sua luta constante pela dança: “Hay una manera de contribuir a la protección de la humanidad, Y es no resignarse”. *

* Há uma maneira de contribuir para a proteção da humanindade, e é não resignar-se”

Por Lucia D´Acri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...