Pular para o conteúdo principal

Argentina

Professores brasileiros recebem prêmio internacional na Argentina

Adriana D’Acri e Luís Florião foram os ganhadores, na categoria dança internacional, do prêmio “Sol de Ouro”, institucionalizado pelo Ministério de Cultura Y Educación – Subsecretaria de Cultura de la Província de Misiones - Argentina.
.
A homenagem representa o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela dupla, na divulgação, intercâmbio e profissionalização da dança de salão em âmbito nacional e internacional.
.
Organizado pela Guaynamérica Danza, que tem como diretora Marisil Ceccarini, o “Sol de Ouro” – prêmios e distinções é concedido há 22 anos para profissionais e instituições pela qualidade artística, defesa de identidade, consciência solidária a serviço do bem comum nas categorias dança-teatro, teatro de revista, música, gestão cultural estatal, imprensa escrita (sociedade); imprensa radial (cultural) e ecologia.
.
Tendo júri composto de personalidades da comunidade artística, educativa e científica da região misionera, “O Sol” consolida as relações culturais do Mercosul, valorizando as bases artísticas de países vizinhos, que têm, basicamente, as mesmas raízes.
.
Adriana e Florião são dançarinos e professores de dança de salão, com uma trajetória de mais de quinze anos, destacando-se por trabalharem fortemente na difusão e nos processos de reconhecimento e formalização da dança de salão.
.
São os fundadores e Luis é o atual presidente da Andanças – Associação Nacional de Danças de Salão, instituição sem fins lucrativos que visa à união, fortalecimento e reconhecimento dos profissionais de dança.
Proprietários, juntamente com Marcelo Ferreira, da Escola Sindicato da Dança, ampliaram seu campo de atuação ao editarem o jornal Dança, Arte & Ação, publicação especializada, com distribuição nacional e que trazia como proposta garantir espaço para todas as modalidades e vertentes da dança.
.
Além desse histórico, muito contribuiu para a indicação à premiação, a idealização e produção dos projetos “Brasil a Dois” – evento que unia em grande mobilização, durante toda uma semana e em todo o país, profissionais e escolas para informar e divulgar a dança de salão; e o Br Danças – Congresso Internacional de Danças Brasileiras que já segue para a 4a edição reunindo, no Rio de Janeiro, para intercâmbio e aprendizagem, profissionais e amadores que atuam com nossas danças.
.
A comenda homenageia o escritor argentino Ernesto Sábato, e é dele a frase que acreditamos resume o espírito do “Sol de Ouro” e a definição da trajetória de Adriana D’Acri e Luís Florião em sua luta constante pela dança: “Hay una manera de contribuir a la protección de la humanidad, Y es no resignarse”. *

* Há uma maneira de contribuir para a proteção da humanindade, e é não resignar-se”

Por Lucia D´Acri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************