Pular para o conteúdo principal

Entrevista

Em entrevista a este blog, mestre Jimmy de Oliveira fala sobre seus esforços para tornar o samba tão conhecido e praticado como a salsa e o tango.

- “Quando se quer dançar salsa, zouk, forró ou tango, tem sempre um local que só toca esses ritmos mas o mesmo não acontece com o samba, por que?”

Quem questiona é Jimmy de Oliveira, há vinte anos ministrando aulas de dança e indubitavelmente uma referência no samba de gafieira, para o qual contribuiu de forma inequívoca. Aliás, falar em samba de salão sem citar a contribuição de Jimmy de Oliveira para enriquecer coreograficamente esse ritmo é, no mínimo, desinformação. Mas Jimmy não está satisfeito com o pouco destaque dado ao ritmo e acha que é preciso maior empenho de nossos profissionais de dança para que ele consiga uma projeção internacional como outros ritmos latinos americanos.

- “Viajo muito pelo Brasil e exterior, em shows ou realizando workshops, e quando visito os locais de dança nesses lugares constato a popularidade de ritmos ‘importados’ como a salsa e o tango, internacionalmente conhecidos e executados no salão, e não me conformo de o samba não ter a mesma projeção”.

Para ele, isso se deve à falta de empenho dos professores de dança.
-“Apesar de ser muito requisitado para workshops de samba e de haver congressos e afins sobre esse ritmo, noto que nas aulas normais das academias pouco espaço se dá a esse ritmo tão genuinamente nacional. Daí o iniciante acaba encarando o ritmo como uma dança difícil, quando na realidade a falta de estímulo para sua prática é que provoca essa conclusão – errada. Aliás, aqui no Rio e em São Paulo o que eu mais vejo são bailes exclusivos para forró, salsa e zouk, às vezes com aulas abertas para os iniciantes. Com tanto incentivo à prática desses ritmos, os iniciantes acabam dando preferência a eles, especialmente os mais jovens, futuros dançarinos e professores”.

Para dar sua contribuição à divulgação do samba e sua prática, Jimmy está retornando com seus bailes especificamente dedicados a esse ritmo, com apresentação de profissionais e dançarinos para que a platéia conheça os diferentes estilos de se dançar samba, independentemente do estilo Jimmy de Oliveira. A reestréia ocorrerá nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 22h, e contará com apresentações de João Carlos Ramos, Valdeci de Souza e Leo Fortes, representando três estilos diferenciados de se dançar o samba.

-“Não se pode negar que aqui é uma referência no aprendizado de samba. Mas gostaria muito que também se transformasse em um ponto de encontro de dançarinos de vários centros de dança, com o objetivo comum de desenvolver e divulgar o samba. Só com a prática é que o aluno desenvolve seu ritmo, sua ginga, a agilidade de seus passos. E é na pista de dança que o talento vai aflorar e fazer surgir novos “Jimmys”, que darão continuidade à evolução dos movimentos, como aconteceu com o tango, por exemplo. Quero dar essa contribuição ao ritmo e para isso estou realizando esse baile mensal, que batizei de Noite do Samba, a preços bem populares”.

Como amantes desse ritmo, torcemos para que a iniciativa tenha sucesso e estaremos lá para conferir.

Informações sobre os cursos de samba na Ac. Jimmy e sobre o baile Noite de Samba, no tel. 2285-6920.

Nas fotos que ilustram esta matéria, de cima para baixo, alguns flagrantes do mestre: na sacada de sua academia, no Catete; demonstrando um novo passo com a partner e professora Luanda Lins; em aula no II Congresso Internacional de Samba, em Copacabana; com alguns dos participantes de seu workshop Oficina do Samba; no show Brasil Brasileiro com Iolanda Reis; e as instalações de seu espaço de dança, onde o baile será realizado.

Leia Mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************