Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quinta-feira, 7 de junho de 2007

É hora de tirar a roupa caipira do armário!


Por mais marmajões que sejamos, a gente sempre recorda com carinho e nostalgia as festas juninas de infância e qualquer deixa é a oportunidade para revivê-las, com discretos adereços ou mesmo investindo em traje a caráter, como as meninas do Centro Cultural Carioca aí da foto. As academias e promoters de baile, claro, não deixam escapar a oportunidade para turbinar seus bailes com o tema, enfeitando os salões e oferecendo até comidas típicas.

Um pouco de história
A festa junina é uma comemoração originada da Festa Joanina, festejo europeu em homenagem ao nascimento de São João Batista. Trazida pelos portugueses, ela virou festa muito tradicional por aqui, principalmente no interior, sempre com muita fogueira (que ancestralmente servia para afastar as pragas e trazer boa colheita), fotos e bombinhas (para afastar os maus espíritos) e balões (que subiam ao céu levando pedidos aos santos).
A maior de todas as festas juninas do Brasil acontece em Campina Grande, na Paraíba, embalada pelo som do forró, verdadeiro show à altura de nossos desfiles de Carnaval. Já no Sudeste predominam as músicas de quadrilha, sotaque mineiro e muita comida típica.

Caipiras nas academias
Como acontece todo ano, várias academias aproveitam o tema das festas juninas e julinas para fazer bailes temáticos. Mais um motivo para confraternização e brincadeiras. Nem sempre se consegue a adesão total das pessoas aos trajes, é verdade. Isso dependerá muito do entrosamento entre os frequentadores do baile. "Aqui não tomamos a iniciativa de nada. Os próprios frequentadores se reunem e decidem fazer o baile temático. Isso garante a espontaneidade e a adesão aos trajes típicos. Há até disputa para ver quem será a noiva da vez", declarou-nos Aurélio Azevedo, da Agytu's Produções, responsável pelos bailes de dança de salão no Hotel Everest, Ipanema, todas terças e quintas. Casório também não falta na festa junina que ocorre todo ano na Academia Luciana Santos e tanto o Helênico Clube quanto o Centro Cultural Carioca premiam o traje mais típico.

Programação dos bailes temáticos e de forró
Listamos aqui os bailes já agendados que nos foram notificados. Toda semana, até julho, voltaremos aqui para atualizar a postagem:
  • 13/06, de 17 às 21h, Arraial Academia Luciana Santos, no Centro do Rio.
  • 15-17/06 a partir das 17h, Arraial da Providência, no Jockey Clube, com barracas, música e comidas típicas.
  • 16/06, sábado, a partir das 21:30h, "Forró D'Academia", no CDAC, em Vila da Penha, com trio de forró ao vivo.
  • 17/06, domingo, a partir das 18h, Arraial da Ac Nice Machado, no Clube Vera Cruz, Abolição, com a Banda Novos Tempos.
  • 20/06, quarta, a partir das 20h, Arraial no baile de Carlinhos Maciel, no Olympico Clube, Copacabana.
  • 22/06, sexta, a partir das 20h, Arraial no baile da Casa do Bailado, na Freguesia, Jacarepaguá e no baile da Physical, no Buxixo.
  • 23/06, sábado, a partir das 15h, Arraial no baile do Helênico Clube, no Rio Comprido, com Banda Paratodos e premiação para a caipira mais original.
  • 24/06, domingo, Glorinha e Emília promovem um Domingos Dançantes temático: festa brega e chique.
  • 29/06, sexta, baile junino no Ponto de Encontro, Centro do Rio, com o trio Os Três Forrozeiros.
  • 30/06, sábado, a partir das 21h, baile de dança de salão na Academia Jimmy, no Catete, com o tema de São João, comemorando o término da pintura da academia e outras modificações no visual.
  • De 6 a 8 de julho, festa julina da Agytu's Produções no Arcozelo Palace Hotel, em Paty dos Alferes, em parceria com a Beth-Tour.
  • 13/07, a partir das 22h, Arraiá di Copa, com Trio Potiguá ao vivo e ritmos quentes nos intervalos. Marcando a abertura do PAN. Com barraquinhas com comidas típicas. Realização: Evando, do Onda Zouk. Inf. 3042-3835.
  • 14/07, Arraiá no Núcleo de Dança Renata Peçanha, no Centro do Rio. Inf. 2221-1011.
  • 22/07, a partir das 18h, festa julina na Cia Marinho Braz, em Laranjeiras, com o Trio Forró Pesado.
  • também dia 22/07, domingo, a partir das 18h, a promoter Regina Vasconcellos comemora 5 anos de bailes na Ac. Jimmy organizando um evento de fichas com forró ao vivo (Trio Pé de Serra) e dança de salão nos intervalos.

Festa junina made in Brazil
A tradição de se comemorar São João e fazer a brincadeira da quadrilha está tão forte nos costumes do brasileiro, que o acompanha até quando ele fixa residência no exterior, como mostramos para os leitores neste vídeo postado no YouTube, de uma festa junina em Connecticut, Estados Unidos (reparem o comando em inglês, muito engraçado):

Nenhum comentário:

Postagens populares