Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

domingo, 25 de maio de 2008

Vale a pena ler de novo

Dia 25 de maio: dia do sapateado

No dia 25/05 é comemorado o Dia do Sapateado, data escolhida em homenagem ao nascimento de Bill "Bojangles" Robinson, primeiro americano negro a se destacar com essa arte na Broadway e que se tornou grande astro em Hollywood, sobretudo sendo o parceiro adulto da pequena Shirley Temple, como neste clip do filme "The Little Colonel", de 1935, em que ele dá um show sapateando na escadaria do cenário:


Apesar de sermos o país do samba, o sapateado tem bastante seguidores por aqui, que, inclusive, adaptaram as coreografias para a música e o gingado brasileiros, conforme a seleção mostrada a seguir.

Assista aqui uma reportagem da Globo sobre o Dia do Sapateado, postada pelo meu leitor e amigo Maurício Kneipp.




Aqui Christiane Matallo e alguns de seus alunos, numa entrevista para o Bom Dia São Paulo, comentando sobre o 'sambateado' na avenida do carnaval paulistano 2007, postado por “marizinhasoueu” no YouTube. Curiosidade: os visitantes americanos do YouTube ficaram encantados com os sapatos à la Carmem Miranda com chapinhas e alguns até perguntaram onde poderiam adquiri-los.




Quem quiser ver como são as aulas iniciais de sapateado, é só clicar neste vídeo-aula aqui (pelos vistos, dá pra peder uns quilinhos, rs).
http://www.youtube.com/watch?v=lU83k3B0jXs

E quem quiser se inteirar de outras notícias sobre sapateado e a programação nacional de cursos e apresentações, acompanhem as postagens do blog Divulgando o Sapateado (
http://divulgandotap.blogspot.com/), onde, aliás, peguei a foto que ilustra esta matéria e a seguinte citação:

"But Doctor, you don’t seem to understand.
When I walk, I get short of breath.
When I talk, I get tired.
I even cough and choke when I tries to lie down.
But Doctor, when I dance I feel wonderful."

Tradução livre: Mas doutor, você não parece entender: quando caminho, eu perco o fôlego; quando falo, fico cansado; mesmo tenho tosse e falta de ar quando tento descansar. Mas, doutor, quando eu danço, sinto-me maravilhosamente bem.

Declaração de Bill 'Bojangles' Robinson, aos 70 anos, em 1949, para um médico que sugeriu que ele parasse de se apresentar após ter sofrido um ataque do coração.

  • Postagem originalmente publicada em 12/06/07

Um comentário:

Divulgando o Sapateado Por Aí disse...

Obrigado pela citação. Aproveito para (re)convidar a todos para que conheçam e visitem periodicamente os sites do "Divulgando o Sapateado Por Aí":

blog - posts diários
http://divulgandotap.blogspot.com

portal - desde 1998
http://www.geocities.com/divulgando

Um abraço e sucesso.

Postagens populares