Pular para o conteúdo principal

Vale a pena ler de novo

Dia 25 de maio: dia do sapateado

No dia 25/05 é comemorado o Dia do Sapateado, data escolhida em homenagem ao nascimento de Bill "Bojangles" Robinson, primeiro americano negro a se destacar com essa arte na Broadway e que se tornou grande astro em Hollywood, sobretudo sendo o parceiro adulto da pequena Shirley Temple, como neste clip do filme "The Little Colonel", de 1935, em que ele dá um show sapateando na escadaria do cenário:


Apesar de sermos o país do samba, o sapateado tem bastante seguidores por aqui, que, inclusive, adaptaram as coreografias para a música e o gingado brasileiros, conforme a seleção mostrada a seguir.

Assista aqui uma reportagem da Globo sobre o Dia do Sapateado, postada pelo meu leitor e amigo Maurício Kneipp.




Aqui Christiane Matallo e alguns de seus alunos, numa entrevista para o Bom Dia São Paulo, comentando sobre o 'sambateado' na avenida do carnaval paulistano 2007, postado por “marizinhasoueu” no YouTube. Curiosidade: os visitantes americanos do YouTube ficaram encantados com os sapatos à la Carmem Miranda com chapinhas e alguns até perguntaram onde poderiam adquiri-los.




Quem quiser ver como são as aulas iniciais de sapateado, é só clicar neste vídeo-aula aqui (pelos vistos, dá pra peder uns quilinhos, rs).
http://www.youtube.com/watch?v=lU83k3B0jXs

E quem quiser se inteirar de outras notícias sobre sapateado e a programação nacional de cursos e apresentações, acompanhem as postagens do blog Divulgando o Sapateado (
http://divulgandotap.blogspot.com/), onde, aliás, peguei a foto que ilustra esta matéria e a seguinte citação:

"But Doctor, you don’t seem to understand.
When I walk, I get short of breath.
When I talk, I get tired.
I even cough and choke when I tries to lie down.
But Doctor, when I dance I feel wonderful."

Tradução livre: Mas doutor, você não parece entender: quando caminho, eu perco o fôlego; quando falo, fico cansado; mesmo tenho tosse e falta de ar quando tento descansar. Mas, doutor, quando eu danço, sinto-me maravilhosamente bem.

Declaração de Bill 'Bojangles' Robinson, aos 70 anos, em 1949, para um médico que sugeriu que ele parasse de se apresentar após ter sofrido um ataque do coração.

  • Postagem originalmente publicada em 12/06/07

Comentários

Obrigado pela citação. Aproveito para (re)convidar a todos para que conheçam e visitem periodicamente os sites do "Divulgando o Sapateado Por Aí":

blog - posts diários
http://divulgandotap.blogspot.com

portal - desde 1998
http://www.geocities.com/divulgando

Um abraço e sucesso.

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************