Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sábado, 19 de maio de 2007

Vamos falar sobre sapateado?

Sapateado é o termo genérico para danças em que a parte mais importante é o trabalho de pés.
Estas danças são tipicamente em solo ou em grupo.
Vários países têm o sapateado integrado às suas danças folclóricas (no Brasil, por exemplo, temos sapateado em algumas danças gaúchas, como no vídeo que postei ao final desta matéria).
Na maioria das vezes, os movimentos do corpo e braços são bastante reduzidos, para se realçar melhor o movimento das pernas.
A dança tradicional irlandesa inclui algumas das mais conhecidas formas de sapateado, caracterizando-se por manter a parte superior do corpo rígida durante a dança. As mais comuns são o reel e o jig, muitas vezes acompanhados por gaita-de-fole.
Mas existem exceções.
No Flamenco, por exemplo, há um sapateado bem típico, com movimentos de braços e mãos, com possível acompanhamento de castanholas.
Já o sapateado americado apresenta uma tendência oposta do sapateado irlandês, mostrando sempre um gingado no corpo que foi desenvolvendo-se ao longo dos anos com variações do irlandês.
Isso porque, ao chegaram aos EUA, os imigrantes irlandeses sofreram grande discriminação e foram postos nos mesmos guetos urbanos, nas docas ou fazendo os mesmos serviços na lavoura junto com os negros.
Desse contato com os negros e com o Buck Dancing, uma dança típica dos escravos das lavouras, surgiu o sapateado americano.
Quando começou a era do cinema falado, o sapateado americano, já bastante difundido em musicais teatrais, alcançou o mundo, nos pés de famosos dançarinos como Fred Astaire e Ginger Rogers.
A invocação destas diferenças surge numa cena do espectáculo do grupo de dança Riverdance, postado no YouTube e adiante reproduzida.
Trata-se de espetáculo encenado em Nova Iorque em 1996.
Importante ressaltar que não se quer nesta cena criar um “duelo” entre negros e brancos mas realçar as diferentes culturas e diferentes formas de sapateado.
Assistam a seguir e escolham o seu estilo favorito.
Reparem o contraponto entre o instrumento usado no lado americano e o usado no lado irlandês.
Reparem também o jeito debochado do solista americano, fazendo graça com a rigidez do corpo do ballet irlandês e bocejando com a repetição dos movimentos.
Mais um detalhe: o espetáculo está sendo encenado novamente em Nova Iorque.
Quem quiser conferir pessoalmente... (rs).



E vejam a seguir demonstrações do sapateado americano aliado à dança, incluindo uma mixagem com Michael Jackson!!!

Fred Astaire e Ginger Rogers


Fred Astaire e Rita Hayworth


Fred Astaire e Michael Jackson

E agora, Brasil: o sapateado em nossas danças folclóricas (chula gaúcha)...


fonte: Wikipédia e YouTube.

2 comentários:

Divulgando o Sapateado Por Aí disse...

Mais sobre sapateado nos sites do "Divulgando o Sapateado Por Aí":

blog - posts diários
http://divulgandotap.blogspot.com

portal - desde 1998
http://www.geocities.com/divulgando

Não deixe de conhecer também a

TapWeb Cintia Martin
http://www.geocities.com/cintiamartin

Um abraço e sucesso

Leonor Costa disse...

O link para o blog divulgando o sapateado já se encontra listado na relação de link favoridos, na coluna da direita. Obrigada pelas demais dicas e pela visitação.

Postagens populares