Pular para o conteúdo principal

Utilidade Pública: portal de pesquisa para acadêmicos


Você sabia que o governo brasileiro mantém um portal, denominado CAPES, de acesso a diversos periódicos científicos nacionais e internacionais, GRATUITAMENTE?

O que é o Portal .periodicos. CAPES

Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 163 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES.
O Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.419 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Como usá-lo
O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes (cerca de 190 instituições, consulte o site do CAPES para localizar a mais próxima a você). O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.

Alunos, professores e pesquisadores de instituições não participantes que desejarem acessar informações e obter documentos disponíveis no Portal devem procurar a biblioteca da instituição participante mais próxima. O atendimento será realizado dentro das condições estabelecidas pelos contratos firmados entre a CAPES e os editores.

Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.

Vejam alguns destaques do Portal:

Base de dados multidisciplinar Scopus disponível no Portal
Banco de Teses da Capes atualizado com mais de 81 mil teses e dissertações defendidas em 2005 e 2006
Capes restabelece acesso ao IEEE
Publicações da editora BMJ e ASCO agora disponíveis via HighWire
Treinamento para o Portal de Periódicos da Capes - Inscrições
Google Acadêmico inclui links para a coleção do Portal NOVO!-->
Resultado do concurso sobre a Influência do Portal de Periódicos da
Capes na Pós-Graduação Brasileira
Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas - Novas Publicações no Portal
Prorrogadas as inscrições para o Concurso sobre o Portal de Periódicos
Novas bases disponíveis no Portal
Bases de dados com acesso temporário gratuito no Portal
Periódicos nacionais com coleções retrospectivas completas de mais de 10 anos
Conferência Internacional sobre Acesso à Informação Científica e Tecnológica
Teses e Dissertações no Portal
Associações, sociedades, universidades e instituições científicas e profissionais no Portal - Maio 2007 NOVO!-->
Títulos Novos

Observe que, sem esse portal, um pesquisador teria que pagar, em dólares, cerca de $ 1.99 a $ 20.00 por artigo pesquisado.

Campanha na internet
Está circulando na internet uma campanha para maior divulgação desse site de pesquisa. Isso porque, alega-se, devido à baixa procura por este site, e o alto custo de sua manutenção pelo governo brasileiro, este poderá desativá-lo brevemente. Isto porque o mesmo não é divulgado. A maioria dos estudantes universitários brasileiros e estudiosos desconhece a existência deste portal que é uma fonte riquíssima de conhecimento científico. Até hoje ele foi alvo de um seleto público, quando deveria estar no dia-a-dia das faculdades brasileiras favorecendo qualquer estudante nas suas pesquisas. A campanha solicita que, para que o portal continue ativo, haja um mobilização entre os internautas, divulgando-o junto a amigos, familiares e, se se possível, levando a campanha ao conhecimento das faculdades ou universidades de suas respectivas cidades.

O endereço do portal CAPES é: http://www.periodicos.capes.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************