Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Utilidade Pública: portal de pesquisa para acadêmicos


Você sabia que o governo brasileiro mantém um portal, denominado CAPES, de acesso a diversos periódicos científicos nacionais e internacionais, GRATUITAMENTE?

O que é o Portal .periodicos. CAPES

Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 163 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES.
O Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.419 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Como usá-lo
O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes (cerca de 190 instituições, consulte o site do CAPES para localizar a mais próxima a você). O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.

Alunos, professores e pesquisadores de instituições não participantes que desejarem acessar informações e obter documentos disponíveis no Portal devem procurar a biblioteca da instituição participante mais próxima. O atendimento será realizado dentro das condições estabelecidas pelos contratos firmados entre a CAPES e os editores.

Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.

Vejam alguns destaques do Portal:

Base de dados multidisciplinar Scopus disponível no Portal
Banco de Teses da Capes atualizado com mais de 81 mil teses e dissertações defendidas em 2005 e 2006
Capes restabelece acesso ao IEEE
Publicações da editora BMJ e ASCO agora disponíveis via HighWire
Treinamento para o Portal de Periódicos da Capes - Inscrições
Google Acadêmico inclui links para a coleção do Portal NOVO!-->
Resultado do concurso sobre a Influência do Portal de Periódicos da
Capes na Pós-Graduação Brasileira
Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas - Novas Publicações no Portal
Prorrogadas as inscrições para o Concurso sobre o Portal de Periódicos
Novas bases disponíveis no Portal
Bases de dados com acesso temporário gratuito no Portal
Periódicos nacionais com coleções retrospectivas completas de mais de 10 anos
Conferência Internacional sobre Acesso à Informação Científica e Tecnológica
Teses e Dissertações no Portal
Associações, sociedades, universidades e instituições científicas e profissionais no Portal - Maio 2007 NOVO!-->
Títulos Novos

Observe que, sem esse portal, um pesquisador teria que pagar, em dólares, cerca de $ 1.99 a $ 20.00 por artigo pesquisado.

Campanha na internet
Está circulando na internet uma campanha para maior divulgação desse site de pesquisa. Isso porque, alega-se, devido à baixa procura por este site, e o alto custo de sua manutenção pelo governo brasileiro, este poderá desativá-lo brevemente. Isto porque o mesmo não é divulgado. A maioria dos estudantes universitários brasileiros e estudiosos desconhece a existência deste portal que é uma fonte riquíssima de conhecimento científico. Até hoje ele foi alvo de um seleto público, quando deveria estar no dia-a-dia das faculdades brasileiras favorecendo qualquer estudante nas suas pesquisas. A campanha solicita que, para que o portal continue ativo, haja um mobilização entre os internautas, divulgando-o junto a amigos, familiares e, se se possível, levando a campanha ao conhecimento das faculdades ou universidades de suas respectivas cidades.

O endereço do portal CAPES é: http://www.periodicos.capes.gov.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares