Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Cristo Redentor: votação para ser uma das setes maravilhas do mundo se encerra dia 6 de julho

Há cerca de um ano, uma fundação suíça, a New 7 Wonders, apoiada pela Unesco, decidiu criar uma votação mundial para escolher as sete novas maravilhas do mundo, com o objetivo de proteger e divulgar o patrimônio da humanidade ao redor do mundo.
A idéia é substituir as sete maravilhas do mundo antigo, eleitas há dois mil anos, das quais apenas uma - a pirâmide de Gizé - ainda existe.
Ao todo, são 21 candidatos, todos monumentos ou prédios de extrema beleza construídos nos últimos dois mil anos.
E o único representante brasileiro é o Cristo Redentor, situado no alto do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro.
Vamos conhecer um pouco de sua história?

Uma vista privilegiada
A vista do alto do Corcovado sempre apaixonou os visitantes do local. Tanto que logo no início da colonização os portugueses batizaram o morro de “Pináculo da Tentação”, recebendo o nome definitivo de Corcovado cem anos depois. Desde de sempre o local foi ponto turístico. A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve seu primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906.

A Estátua.
Em 1859 o padre Pedro Maria Boss, ao conhecer o local, teve a idéia de construir ali um monumento religioso. Ele pediu recursos à Princesa Isabel mas esses nunca foram liberados. Em 1921 a Assembléia Legislativa reuniu-se para discutir a construção de uma estátua de Jesus Cristo abençoando o Brasil, para marcar a comemoração, no ano seguinte, do centenário da independência – o que contava, claro, com o grande apoio e influência da Igreja, firmando a causa do catolicismo no país. Três locais para a construção foram postos em votação: o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio. Venceu a opção pelo Corcovado, o maior dos pedestais. A pedra fundamental da construção do monumento foi lançada no dia 4 de abril de 1922. Quatro anos depois, as obras seriam iniciadas, com donativos recolhidos entre os católicos. O engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido em concurso como responsável pela obra e a ela dedicou praticamente toda sua vida. Para executar a escultura, ele foi à Europa e contratou o arquiteto Paul Landowsky. A maquete, que inicialmente previa uma estátua em bronze, foi sofrendo várias alterações e finalmente o projeto do artista plástico Carlos Oswald prevaleceu. A estátua adquiriu a forma de cruz e ficou decidido que sua estrutura seria de cimento armado e seu revestimento de pedra sabão, mais resistente às intempéries, e que foi retirado do próprio pico do Pão de Açúcar. Finalmente, em 1931, a escultura ficou pronta e suas peças chegaram ao Rio para montagem. Em 12 de outubro de 1931 ela foi inaugurada.
Fonte: O Dia On Line (clique aqui para ler o texto na íntegra e ver outros links a respeito)

Motivo de disputa.
Embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra, e de estar situada em logradouro público, a estátua do Cristo Redentor tem seus direitos de uso comercial pertencentes à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.
Ao completar 75 anos, em 12 de outubro de 2006, o Cristo Redentor foi transformado em santuário católico do Brasil. O cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, quer que o local deixe de ser apenas ponto turístico e se torne local de peregrinação. Para poder celebrar ritos católicos como casamentos e batizados, a Arquidiocese do Rio de Janeiro pretende utilizar a capela de Nossa Senhora Aparecida, na base da estátua, após obras no local.
Fonte: wilipédia (clique aqui para ler o texto na íntegra e saber mais sobre o assunto)

VOTE JÁ!
Conforme informado no início desta matéria, o Cristo Redentor foi indicado como uma dos concorrentes a ser reconhecido pela UNESCO como uma das setes maravilhas do mundo moderno. A disputa, entretanto, não está sendo fácil. Ao todo, são 21 candidatos, todos monumentos ou prédios de extrema beleza construídos nos últimos dois mil anos, como o Coliseu de Roma, a Acrópoles da Grécia, o Taj Mahal da Índia, a Torre Eiffel da França, as estátuas da Ilha de Páscoa e a Estátua da Liberdade. Os sete monumentos escolhidos receberão verbas especiais para ajudar em sua manutenção, além, é claro, de ter seu prestígio reforçado e seu potencial turístico elevado.
Dizem os especialistas que, para ficar entre os sete primeiros colocados, o Cristo precisaria de pelo menos 10 milhões de votos.
Até o momento, porém, ele só tem pouco mais de 5 milhões - e a votação terminará dia 6 de julho. O resultado será conhecido no dia 7 de julho, em Lisboa, Portugal.
Portanto, se você quer que o Cristo fique entre os sete mais votados, trate de se apressar: vote e divulgue a campanha junto a seus colegas. É de graça. O link é http://www.votecristo.com.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares