Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da Dança



Sobre a data
A data, instituída em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, foi escolhida por ser a do nascimento de Jean-Georges Noverre (29 de abril de 1727 - 19 de outubro de 1810), bailarino e professor de balé francês, considerado o criador do balé moderno, formulador das bases cênicas da dança no século dezoito e autor de "Cartas sobre a Dança e os Ballets", livro fundamental até hoje para estudar a teoria e a prática da Dança.
“Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior. Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional de Dança, disse, em seu discurso em 2003, que em mais da metade dos 200 países no mundo a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública.”
Fonte: Wikipédia


Um pouco de história da dança social (*)
  • As primeiras danças sociais surgiram no séc.14 (base dance, praticado entre 1350 e 1550, e o pavane, praticado entre 1450 e 1650), sendo dançadas exclusivamente por nobres e aristocratas.
  • No séc. 17 o minueto dominava os salões. Os pares eram abertos, os dançarinos se saudavam continuamente com passinhos e reverências cerimoniosas, os membros não gesticulavam e o corpo era mantido ereto. Era uma dança difícil mas que tornou a dança social bastante popular.
  • No séc. 19 a valsa é introduzida nos sofisticados salões europeus e determina o fim da era do minueto.
  • No séc. 20 vieram a polka, o two-step, o fox-trot e o tango. A dança social é batizada pelos ingleses de Ballroom Dancing (dança de salão) e foram estes os primeiros a tentar pesquisá-la, estudá-la, nomeá-la, codificá-la, estabelecer as regras de cada uma delas. O que mais tarde possibilitou a criação dos campeonatos de dança.

  • No Brasil, o Lundu, praticado no séc. 18, era uma mistura de batuques africanos e ritmos portugueses, sendo considerado por alguns estudiosos como o primeiro ritmo afro-brasileiro aceito pelos brancos.
  • O Maxixe, ritmo derivado da umbigada e do lundu, foi a primeira dança considerada autenticamente brasileira e teve sua origem em bairros de contingentes negros do Rio, como Saúde e Cidade Nova.
  • O Maxixe foi apresentado aos salões americanos e europeus a partir de 1870, misturando passos de polca, tango e lundu. Virou moda nos cafés europeus no início do séc XX e era conhecido como “Brazilian Tango”. Muitos livros foram publicados à época sobre essa dança, como o que ilustra esta matéria (livro de autoria de J.Storoni, de 1870).
  • Na época do Império, a dança de salão era tão popular nas festas chiques da aristocracia que os professores de dança gozavam de grande status e consideração. Dizia-se que enquanto as famílias mandavam buscar seus professores de dança em casa, em suas chiques carruagens, o pobre professor de língua estrangeira tinha que se deslocar a pé e era o último a ser remunerado.
"Tendo chegado a esta corte Philipe Caton e sua mulher, têm a honra de participar ao respeitável público que pretendem dar lições de dança tanto em sua casa como em casas particulares; também darão lições em um ou dois colégios; advertem que ensinam todas as danças de costume e os mais bonitos boleros de sala, minuetos de diferentes modos como se usa em Montevidéu e Buenos Aires..." (reprodução de anúncio veiculado no Jornal do Commercio, em 12-10-1840)
(*)Artigo escrito por mim para a ed. 73 do Dance News (20 de junho de 2006)
Fotos pesquisadas na Internet (por ordem, de cima para baixo): gravura de Jean-Georges; escravos dançando Lundu, em gravura de Rugendas; capa do livro de J. Storoni sobre Maxixe (o cavalheiro é o Duque do Amapá); gravura de época de casal dançando maxixe.
Seguem alguns links das minhas pesquisas, caso alguém queira se aprofundar mais no assunto (alguns sites estão em inglês):
Se alguém quiser dar sua contribuição, informando mais sites de pesquisa, por favor fique à vontade para postar os links, clicando na palavra "comentários" abaixo deste post . Sugestões de links para vídeos de danças aqui citadas também serão bem vindos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************