Pular para o conteúdo principal

Divulgação: Evando dos Santos realiza seu 2º Congresso Estadual de Dança de Salão no Centro Coreográfico


O II Congresso Estadual de Dança de Salão do Rio de Janeiro, realizado pela Multiritmos Produções e Eventos, está com inscrições abertas e com uma programação elaborada para encantar iniciantes e iniciados na arte de dançar a dois, com aulas, mostra coreográfica, palestra e três grandes bailes.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e parceria com o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, as aulas, palestra e mostra coreográfica acontecerão nos dias 19 e 20 de abril (sábado e domingo) nas excelentes instalações do CCoRJ, um dos poucos equipamentos públicos exclusivamente concebidos para o segmento cultural da dança. As aulas ocuparão a maior parte da carga horária: serão 25 horas de aulas de ritmos variados, com renomados profissionais, tendo como âncoras os mestres internacionalmente conhecidos Jaime Arôxa, Jimmy de Oliveira e Renata Peçanha. O Centro Coreográfico fica na Rua José Higino 115, na Tijuca, e tem estacionamento conveniado com o supermercado Extra, que funciona no mesmo complexo tombado pelo patrimônio histórico.

Evando com Jaime Arôxa: inauguração das atividades
com palestra de Jaime, no Teatro Angel Vianna

O II Congresso Estadual de Dança de Salão do RJ visa a atender às necessidades de um mercado que vem se estruturando cada vez mais ao longo dos últimos anos, e a estimular os profissionais ou aspirantes a reflexões que permitam maior conscientização de sua função e do papel da dança na sociedade, bem como desenvolver competência técnica no planejamento, execução e avaliação das atividades artísticas e educacionais na área da dança.

Além das aulas práticas e técnicas, o Congresso oferecerá aos participantes palestra com Jaime Arôxa, peça chave na popularização da dança de salão carioca em todo o território nacional, não só por ter desenvolvido uma metodologia de ensino que permitiu a expansão das academias de dança de salão como por ter sido o responsável pela formação de renomados profissionais do setor, como Jimmy de Oliveira, criador do samba de gafieira funkeado, e Renata Peçanha, uma referência mundial em zouk e lambada. A palestra é a contribuição da Multiritmos para o aprofundamento teórico e histórico dessa linguagem artística, contribuindo para a conscientização do papel da dança de salão na formação da nossa cultura.

Já a Mostra Coreográfica, que acontecerá dia 20/04, visa à formação de plateia para a dança de salão show, com apresentações de dançarinos e cias de dança, profissionais e amadores. Neste último caso, a intenção é oportunizar os novos talentos do segmento, que poderão inscrever-se para a exibição de seus trabalhos. As inscrições para a mostra coreográfica ainda estão abertas e os interessados deverão enviar email à produção do evento, para receber instruções sobre como participar da seleção.

Fechando a programação, três grandes bailes serão realizados em tradicionais endereços do Rio, com muito espaço para os participantes colocarem em prática o que aprenderam durante as aulas. O último deles, aliás, deixará um gostinho de quero mais: aulão com Jaime Arôxa e Renata Peçanha, seguido de churrasco dançante de confraternização. Veja abaixo a programação do evento e solicite o folder com a relação dos professores.

Serviço:

Programação do II Congresso Estadual de Dança de Salão do RJ

Dia 19/04 (sábado)

: (1) credenciamento no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, a partir das 9h; (2) palestra com Jaime Arôxa: Teatro Angel Vianna, das 10 às 11h (2º andar do CCoRJ); (3) aulas: salas 1 e 2, das 13 às 18h, no CCoRJ (R. José Higino, 115, Tijuca); (4) baile: Rio Guanabara, às 22h (R. Pedro I nº 7, Praça Tiradentes), com apresentação dos professores.

Dia 20/04 (domingo):

(1) aulas: salas 1 e 2, das 10 às 18h, no CCoRJ; (2) Mostra Coreográfica: Teatro Angel Vianna, das 18 às 21h; (3) Baile: Clube Israelita Brasileiro (CIB), às 22h (R. Barata Ribeiro, 489, Copacabana), com zouk na pista 1 e ritmos variados na pista 2

Dia 21/04 (segunda):

evento de encerramento no Helênico Atlético Club (R. Itapiru, 1305, Rio Comprido), das 11 às 20h, com aulão de Jaime Arôxa e Renata Peçanha, seguido de churrasco dançante.

Apoio Cultural:

Secretaria Municipal de Cultura do Rio e Jornal Falando de Dança

Realização:

Multiritmos Produções e Eventos (direção: Evando dos Santos)

Informações e aquisição de passaportes:

(21) 4105-7908 / 9-8132-1222 (Tim)

multiritmosPagamentos@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************