Pular para o conteúdo principal

Divulgação: Evando dos Santos realiza seu 2º Congresso Estadual de Dança de Salão no Centro Coreográfico


O II Congresso Estadual de Dança de Salão do Rio de Janeiro, realizado pela Multiritmos Produções e Eventos, está com inscrições abertas e com uma programação elaborada para encantar iniciantes e iniciados na arte de dançar a dois, com aulas, mostra coreográfica, palestra e três grandes bailes.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e parceria com o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, as aulas, palestra e mostra coreográfica acontecerão nos dias 19 e 20 de abril (sábado e domingo) nas excelentes instalações do CCoRJ, um dos poucos equipamentos públicos exclusivamente concebidos para o segmento cultural da dança. As aulas ocuparão a maior parte da carga horária: serão 25 horas de aulas de ritmos variados, com renomados profissionais, tendo como âncoras os mestres internacionalmente conhecidos Jaime Arôxa, Jimmy de Oliveira e Renata Peçanha. O Centro Coreográfico fica na Rua José Higino 115, na Tijuca, e tem estacionamento conveniado com o supermercado Extra, que funciona no mesmo complexo tombado pelo patrimônio histórico.

Evando com Jaime Arôxa: inauguração das atividades
com palestra de Jaime, no Teatro Angel Vianna

O II Congresso Estadual de Dança de Salão do RJ visa a atender às necessidades de um mercado que vem se estruturando cada vez mais ao longo dos últimos anos, e a estimular os profissionais ou aspirantes a reflexões que permitam maior conscientização de sua função e do papel da dança na sociedade, bem como desenvolver competência técnica no planejamento, execução e avaliação das atividades artísticas e educacionais na área da dança.

Além das aulas práticas e técnicas, o Congresso oferecerá aos participantes palestra com Jaime Arôxa, peça chave na popularização da dança de salão carioca em todo o território nacional, não só por ter desenvolvido uma metodologia de ensino que permitiu a expansão das academias de dança de salão como por ter sido o responsável pela formação de renomados profissionais do setor, como Jimmy de Oliveira, criador do samba de gafieira funkeado, e Renata Peçanha, uma referência mundial em zouk e lambada. A palestra é a contribuição da Multiritmos para o aprofundamento teórico e histórico dessa linguagem artística, contribuindo para a conscientização do papel da dança de salão na formação da nossa cultura.

Já a Mostra Coreográfica, que acontecerá dia 20/04, visa à formação de plateia para a dança de salão show, com apresentações de dançarinos e cias de dança, profissionais e amadores. Neste último caso, a intenção é oportunizar os novos talentos do segmento, que poderão inscrever-se para a exibição de seus trabalhos. As inscrições para a mostra coreográfica ainda estão abertas e os interessados deverão enviar email à produção do evento, para receber instruções sobre como participar da seleção.

Fechando a programação, três grandes bailes serão realizados em tradicionais endereços do Rio, com muito espaço para os participantes colocarem em prática o que aprenderam durante as aulas. O último deles, aliás, deixará um gostinho de quero mais: aulão com Jaime Arôxa e Renata Peçanha, seguido de churrasco dançante de confraternização. Veja abaixo a programação do evento e solicite o folder com a relação dos professores.

Serviço:

Programação do II Congresso Estadual de Dança de Salão do RJ

Dia 19/04 (sábado)

: (1) credenciamento no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, a partir das 9h; (2) palestra com Jaime Arôxa: Teatro Angel Vianna, das 10 às 11h (2º andar do CCoRJ); (3) aulas: salas 1 e 2, das 13 às 18h, no CCoRJ (R. José Higino, 115, Tijuca); (4) baile: Rio Guanabara, às 22h (R. Pedro I nº 7, Praça Tiradentes), com apresentação dos professores.

Dia 20/04 (domingo):

(1) aulas: salas 1 e 2, das 10 às 18h, no CCoRJ; (2) Mostra Coreográfica: Teatro Angel Vianna, das 18 às 21h; (3) Baile: Clube Israelita Brasileiro (CIB), às 22h (R. Barata Ribeiro, 489, Copacabana), com zouk na pista 1 e ritmos variados na pista 2

Dia 21/04 (segunda):

evento de encerramento no Helênico Atlético Club (R. Itapiru, 1305, Rio Comprido), das 11 às 20h, com aulão de Jaime Arôxa e Renata Peçanha, seguido de churrasco dançante.

Apoio Cultural:

Secretaria Municipal de Cultura do Rio e Jornal Falando de Dança

Realização:

Multiritmos Produções e Eventos (direção: Evando dos Santos)

Informações e aquisição de passaportes:

(21) 4105-7908 / 9-8132-1222 (Tim)

multiritmosPagamentos@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...