Pular para o conteúdo principal

Profissionais da dança de salão preparam-se para mais uma edição da Semana da Cultura Latina, em Sampa

Semana da Cultura Latina


O evento, que começou com um congresso de salsa com aulas de outros ritmos, evolui para um congresso para cada ritmo e finalmente foi consolidado como Semana da Cultura Latina, tornou-se um evento altamente profissionalizado e com grande repercussão na mídia, reunindo importantes nomes de samba, salsa, zouk e tango.  Este ano, a Semana da Cultura Latina será realizada entre os dia 15 e 17/11.

Semana da Cultura Latina é uma inciativa da Conexión Caribe Companhia de Dança, criadora do Congresso Mundial de Salsa do Brasil (em sua 11ª edição) e congressos de samba, zouk e tango do Brasil (4ª edição), em parceria com entidades, empresas, estabelecimentos e demais segmentos da sociedade interessados na divulgação e valorização da cultura da América Latina.
Há 11 anos se dedicando ao ensino e divulgação da salsa e demais danças do Caribe, no Brasil, a Companhia Conexión Caribe sempre teve um papel de destaque na divulgação da cultura latina, especialmente dança e música.
Unindo 04 congressos internacionais de dança, com os 04 principais ritmos da América Latina, salsa, samba, zouk e tango, a outras manifestações artísticas e culturais, através de parcerias com entidades, associações, estabelecimentos, casas noturnas e segmentos da sociedade ligados à cultura, a proposta da Semana da Cultura Latina é ser, além de uma alternativa de programação e atividades ao público desses congressos - oriundos de todas as partes do país e do exterior, uma alternativa importante de divulgação, estímulo e desenvolvimento da arte e cultura dos países latino-americanos, bem como sua integração com a cultura brasileira.
PROFESSORES CONFIRMADOS - 2012

SALSA
Adrian Arellano & Melba Garza -  Cia Salzumba (México)
Conexión Caribe Cia. de Dança (SP)
Diego Maia & Bárbara Rodrigues (SP)
Ed Charles & Ana Lúcia (SC)
Fabiana Terra e Patrick Oliveira (SP)
Flávio Miguel (RJ)
Jean Crapanzani (RS)
Karina Carvalho (SP)
Kleire Tavares (SP)
Marcelo Torres (RS)
Paulo Burracha (CE)
Ricardo Melo (SP)
Rodrigo Piano & Laura Piano (SP)
Roneis Rodrigues & Carla Fernanda (MG)

ZOUK
Alex De Carvalho & Daniela (RJ)
Bruno Galhardo & Eglantine Oliveira (SP)
Israel Szerman & Patica Borges (DF)
Mafie Zouker & Branca Carvalho (RJ)
Marcelo Grangeiro E Damyla Maria (SP)
Philip Miha & Fernanda Teixeira (SP)
Rafael Machado & Carol Agatti (SP)
Renata Peçanha & Jorge Peres (RJ)
Rodrigo Delano & Adriana Coutinho (MG)
Romina Hidalgo (Argentina)

SAMBA
Acacio Sousa (BH)
Carlos Bolacha & Ingrid Castro (RJ)
Erika Ikuno e Daniel Valim (SP)
Jimmy Oliveira & Iara Cassano (RJ) 
Magoo & Carol (SP)     
Patrick Carvalho e Adriana (RJ)
Sheila Aquino e Marcelo Chocolate  (RJ)
Vanessa Jardim e Paulo  (SP)
Will Black e Mariana (SP)
 
TANGO
Horacio Godoy & Magdalena Gutierrez
Rodrigo Palácios & Agustina Berenstein

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...

Um pouco de história

Madame Poças Leitão Por Carla Salvagni* Louise Frida Reynold Poças Leitão é o nome completo de Madame Poças Leitão, que chegou em São Paulo em 1914, deixando Lousanne, na Suiça. Logo percebeu que os jovens das famílias mais abastadas necessitavam urgentemente de noções básicas de etiqueta. Fundou então a aristocrática “Escola de Dança de Salão e Boas Maneiras”**, em São Paulo. A dança de salão estava incluída no conhecimento básico de etiqueta, era indispensável na vida social requintada. Madame Poças Leitão representou a primeira (senão única) e mais importante escola de dança de salão nas classes altas, em contraste com inúmeros professores que atuavam principalmente na periferia de São Paulo e Rio de Janeiro, vários associados às casas de prostituição e/ou bailes populares (mas isso já é outra história, que oportunamente trataremos). Assim, graças a essa divisão por classe econômica e nível social do início do século, até hoje define-se duas linhas básicas de trabalho e duas his...

Um pouco de história: Retrato da malandragem carioca, a Lapa o refugio de muitos boêmios

Considerada uma Montmartre brasileira, ela nos proporciona vários tipos de diversão, desde um simples jantar fora, a uma noite badalada de musicas eletrônicas, a muito mais... Lá você encontra samba, pagode, rock, musica moderna, show ao vivo com MPB, forró, e muito mais.  No bairro da Lapa, antes uma praia conhecida como Areias de Espanha, nasceu em volta do seminário e capela construídos em louvor de Nossa Senhora da Lapa do Desterro, em 1751, daí o nome bairro da Lapa. E, sequencialmente foram surgindo outras obras de valor arquitetônico e histórico, como a abertura da Rua do Riachuelo ( Rua de Mata Cavalos ), a Rua do Lavradio na década de 1770, o Passeio Público que foi a primeira praça pública da cidade, criado com o aterro da Lagoa de Boqueirão da Ajuda, em 1783, pelo Vice-Rei D. Luiz Vasconcelos, o Aqueduto Carioca, chamado de Arcos da Lapa e com o passar dos anos outras obras foram surgindo em melhoria da localidade, como a abertura da a Avenida Mem de Sá. A Lapa fi...