Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alô, alô, tangueiros cariocas: está confirmada a CAMINHADA DO TANGO, dia 29/07, na Av. Atlântica, Copacabana




Manifestação cultural na Avenida Atlântica quer atrair público novo para os bailes de tango

A comunidade tangueira carioca se mobiliza como movimento cultural e realizará dia 29/07, a partir das 16h, um evento inédito: casais irão percorrer um trecho da Av. Atlântica, em Copacabana, dançando tango, com o objetivo de mostrar à população que o tango não é somente acrobático como divulgado nas mídias.
Diz Nilce Oliveira, que ajuda Elza Moreira (site Momentos de Tango) na organização da caminhada: “- Chegamos à conclusão de que a maioria das pessoas conhece o tango através de shows e exibições (o tango cenário), o que faz com que se sintam intimidados por pensar que a dança requer determinado tipo físico e habilidades atléticas”. 
“Como não podemos levar o grande público às milongas para conhecer a modalidade ‘salón’ do tango, resolvemos levar a milonga ao grande público.  Estamos convocando todos os dançarinos de tango de qualquer nível, de todas as idades e tipos físicos, para um baile em plena Av. Atlântica onde, em vez de se deslocarem na ronda tradicional (sentido anti-horário), movam-se linearmente do Posto 6 até o Copacabana Palace”, explica Elza Moreira, que disponibilizou um blog para os interessados em aderir ao movimento, que conta com o apoio e terá a cobertura do JFD: www.caminhadadotango.blogspot.com.
“A organização do evento não pertence a nenhuma escola. Para isso estamos convocando todos os profissionais, professores e escolas, para que divulguem e levem seus alunos (seu melhor cartão de visitas) para participar do evento e aproveitar para divulgar seus contatos entre os expectadores, um potencial de novos alunos”, finaliza Elza.
Segue abaixo a mensagem e recomendações de Elza Moreira, do site Momentos de Tango. O ponto de encontro será às 16h, na Av. Atlântica esquina com Francisco Otaviano.

Orientação para a Caminhada do Tango

"Amigos tangueiros, é com grande satisfação que anunciamos a liberação do Nada Opor da Prefeitura, permitindo que possamos seguir em frente com os preparativos planejados para nosso evento Caminhada do Tango, a ser realizado no dia 29 de Julho, na Avenida Atlântica, Copacabana. A única possibilidade de mudança de data seria por questões climáticas, como acontece com todo evento ao ar livre.
A largada está marcada para as 16h. A concentração será uma hora mais cedo, às 15h, em frente à Rua Francisco Otaviano (Forte de Copacabana). Isso permitirá que as pessoas se encontrem e confraternizem antes do início do baile itinerante, que terá a duração de duas horas – conclusão às 18h.
A aparelhagem de som (com entrada USB), que seguirá os dançarinos ao longo da avenida, já está contratada. Podemos ter a participação de diferentes profissionais na sonorização, em etapas. Aqueles que estiverem interessados em participar da sonorização (tandas de 3 Tangos entre cortinas), favor entrar em contato conosco.
Como é um evento aberto, as recomendações abaixo não são mandatórias. No entanto, como nosso objetivo, além da diversão e da integração das tribos tangueiras também é atrair novos praticantes, novos alunos e novos frequentadores das nossas milongas, faremos algumas sugestões que estão em linha com esse objetivo.
• O objetivo não é oferecer um show, portanto sugerimos que sejam usadas roupas informais – isso facilitará que o público se identifique com os dançarinos;
• Pelo mesmo motivo, ninguém deve sentir-se inibido de participar por ter pouca habilidade. Trata-se de um baile aberto e todos são bem vindos.
• Como pretendemos encorajar mais pessoas para aprender a dançar Tango, o foco deve ser em Tango Salón, porém não há problema se alguém exibir um movimento de Cenário vez por outra.
• As tandas de 3 Tangos permitirão um maior revezamento entre os casais. Como acontece em todos os bailes, esperamos uma quantidade de mulheres bem superior à de homens. Seria um comportamento desejável que os homens presentes dessem uma chance às mulheres desacompanhadas de participar, convidando uma delas para pelo menos uma tanda. Aqueles e aquelas que se sentirem à vontade para convidar alguém que esteja assistindo para experimentar dançar um Tango, podem fazê-lo - se for um(a) professor(a), pode ganhar um novo aluno ou aluna.
• Experimentem dançar uma tanda com alguém com quem nunca tenham dançado antes. Isso ajudará a integração das diferentes tribos e vocês podem ganhar novos amigos e parceiros para o futuro.
• Os professores ou representantes de escolas podem aproveitar a ocasião para distribuir panfletos ou cartões divulgando suas aulas – está perfeitamente de acordo com o objetivo do evento. Só pedimos que o façam de forma a não obstruir o andamento do baile, ou seja, fora da pista.
• Uma recomendação, principalmente para as damas, é lembrar-se que dançaremos no asfalto. Pensem nisso ao escolher os sapatos. Aquele seu par de sapatos maravilhoso de estimação pode se estragar.
• Estimamos uma duração de duas horas para o baile – recomendamos que planeje uma boa hidratação, antes e durante o evento.
• Para terminar, a recomendação principal: divirtam-se muito!"

Nenhum comentário:

Postagens populares