Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

quarta-feira, 14 de março de 2012

Hoje! Lançamento do segundo livro de dança da professora Cristina Rohr

O lançamento será hoje, dia 14/03/12, às 17h, na sala 9145 (sala de dança) do IEFD da UERJ (R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã).

Será o segundo livro publicado pela professora.  O primeiro, cuja foto ilustra este post, abordou o tema "Ensaios da Dança".  Este, o tema é "Dança na Educação Física". A editora é a Sinergia (selo ligado a Ediouro). Pode-se comprar o livro pelo site www.universodoautor.com.br. O mesmo site serve também para o livro anterior ( da editora Prestígio).

Cristina Marinho Rohr é professora de educação física (UERJ) desde 1982; pós-graduada em dança pela West LA College e Santa Mônica College (EUA); mestre em dança-educação pela University of California, Los Angeles (UCLA, EUA), e doutoranda pela Pepperdine University (EUA). Segue abaixo um resumo sobre a abordagem do livro, informado pela autora.


"Este livro, Dança na Educação Física, surgiu de uma apostila que elaborei para o curso de Dança 
de licenciatura e de bacharelado em Educação Física da UERJ. Reuni assuntos que poderiam ser 
do interesse do profissional de Educação Física a fim de capacitá-lo a lecionar a dança no contexto 
escolar. Neste curso e livro, enfatizo a tese de que profissionais de educação física estão aptos a lecionar aulas de dança-educação nas escolas, uma vez que eles também possuem, pelo curso de Educação Física, o conhecimento das outras disciplinas, tais como: anatomia, fisiologia, fisioterapia, treinamento físico, recreação, educação física escolar, educação, psicologia etc. Tenho observado que, com o currículo da faculdade mais o conteúdo deste livro, além das aulas de dança na universidade, o estudante de educação física sente-se com confiança e competência para trabalhar com dança nas escolas. No nosso curso de Educação Física da UERJ, nossos alunos também idealizam, coreografam e dançam uma performance de um assunto ligado à dança-educação no final do semestre.... Sinto que, dessa maneira, o estudante tem a chance de pôr em prática todos os conceitos discutidos durante o período. Escolhi como temas os conhecimentos de arte, arte-educação, um pouco de história da dança, dança-educação e seus conceitos, criatividade, dança criativa, danças circulares, consciência corporal, relaxamento e meditação, elementos da dança, terapia musical, improvisação e composição coreográfica, coreografia, performance para a educação e noções de crítica de dança. Este livro segue uma linguagem bem simples e resumida, para que o profissional de educação física que não é bailarino possa se sentir confortável a utilizá-lo na sua prática escolar. Espero que possam aproveitar bastante essa viagem ao mundo da dança!"

Nenhum comentário:

Postagens populares