Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Nos Embalos de Sábado

A propósito da postagem sobre o baile dos Embalos de Sábado, ocorrido na Ac. Estação da Dança (ver alguns posts aqui abaixo), fiz uma pequena pesquisa no YouTube e escolhi dois vídeos para vocês, nova geração, não fazerem mais confusão nos bailes temáticos. Aqui vai...

...um Clássico de 1977, "Os Embalos de Sábado à noite", que lançou para a fama internacional os irmãos Bee Gees, responsáveis pela trilha sonora, e o ator John Travolta. As músicas do filme estiveram durante muito tempo nas paradas de sucesso das rádios e ainda hoje são tocadas em nossos bailes - acredite, você já pode ter dançado algumas delas, remixadas para o reggaeton, como neste link aqui: http://www.youtube.com/watch?v=w4sw-vhcxfM

Mas se você quiser ganhar algum concurso de caracterização anos 70 num baile temático, observe este clipe com o compacto do filme, com destaque para o tipo de sapato, o tipo de penteado e o tipo de vestimenta que se usavam nas discotecas da época. E repare a exibição de dança, mesclando soltinho e até tango (no contexto, o personagem de John Travolta preparava-se para um campeonato de dança numa discoteca).



Agora, completando a lição...

... o filme "Nos Tempos da Brilhantina" (Grease), feito também nos anos setenta (1978), só que ambientado em fins da década 50 e início da década 60. Segue um compacto do filme com algumas das músicas de maior sucesso da trilha sonora (e também das carreiras de John Travolta e Olivia Newton Jones). Reparem nos penteados dos rapazes com brilhantina e nos penteados das meninas. E na diferença dos trajes das duas tribos: das patricinhas, com as saias rodadas, e da galera "transviada", com roupas mais justas, de jeans ou couro, muito cigarro e corridas de carros, num desafio à "ordem estabelecida". Se quiserem assistir ao clipe com a música do filme que ficou nas paradas de sucesso em 78, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=l9u6Nlv0IGA.



Desafio quem curtiu nas pistas esses sucessos a deixar aqui seus comentários ("vai encarar?").

Ah, sim: entre a época retratada em um filme, e a outra, é bom lembrar, houve a época dos hippies, da "sociedade alternativa", da tropicália aqui no Brasil, lembram-se? Mais ou menos na virada dos anos 60 para os 70, época do Festival de Woodstock (lembram-se? lembram-se? alguém aí lembra disso ou só eu? ai, ai, ai). Bom, para recordar ou informar, aqui vai o clipe da música tema do filme Hair, Aquarius, que retrata esse período, marcado pela guerra no Vietnã. Para aqueles bailes temáticos de "Paz e Amor".

Nenhum comentário:

Postagens populares