Pular para o conteúdo principal

Perfil da edição de junho do JFD: Elis de Jesus


Pós-graduada, professora, dançarina e coreógrafa, Elis de Jesus faz questão de mencionar todos os mestres de dança responsáveis pela sua formação profissional, tanto no conhecimento prático quanto teórico. Na ordem, foram: Renata Peçanha (zouk), Chris Brasil (salsa), Amanda Mendes (também salsa), Washington Cardoso (jazz), Stelinha Cardoso (dança de salão), Bruno Barros (dança de salão), Álvaro Reys (montagem coreográfica), Rachel Mesquita (montagem coreográfica), Geórgia Killer (jazz), Fabrícia Ribeiro (ballet), Andrea H. (ballet) e Carlos Bolacha (samba). São anos de estudo e dedicação, sem data para terminar. "Minha filosofia profissional é simples: um professor nunca pode deixar de ser aluno", comenta Elis, que investe atualmente em seus estudos universitários, com duas monografias publicadas sobre zouk.

Sua passagem pelo continente africano, onde chegou a ministrar aulas de zouk brasileiro, contribuiu para aprofundar sua última pesquisa, sobre a influência do zouk africano no zouk carioca. E vice-e-versa: em artigo para a edição de fevereiro do Jornal Falando de Dança, Elis relatou que a diversidade cultural dos artistas do zouk e sua integração fazem com que as várias formas de se dançar o ritmo interajam e transcendam fronteiras.

Formada na pós-graduação de preparação corporal nas artes cênicas pela Faculdade Angel Vianna, e bolsista e professora apoio de jazz e ballet da Escola de dança "jazz Carlota Portella", Elis divide seu tempo entre os estudos, participações artísticas e trabalhos como professora de dança. Além das aulas regulares na academia HM4, no Humaitá, Elis ministra aulas particulares ("inclusive para grupos de turistas, como no Carnaval deste ano, em que apareci em matéria nas emissoras Record e CNT") e se dedica a projetos sociais, como o projeto social Alvinho’s Dance, no qual ministra aulas de zouk. Aliás, um de seus trabalhos coreográficos com as crianças do projeto de Alvaro Reys e Rachel Mesquita está inscrito para a Mostra Coreográfica Infantojuvenil do 3º Prêmio Cultura da Dança de Salão, no Museu Histórico do Exército.

É com entusiasmo que Elis também cita um projeto que criou, o "Aluno-artista". "Seus integrantes estão em turnê, com agenda lotada. Participaram recentemente de um flashmob internacional de zouk e se preparam para a abertura da Copa das Confederações, da FIFA Brasil 2013, e da abertura das Olimpíadas Rio 2016", informa Elis, que comenta sobre os trabalhos com os alunos do projeto: "durante as aulas é uma energia fora do comum, com muitas brincadeiras, técnicas, ensaios e também incentivo para que o aluno descubra seu lado criador, ou seja, um aluno cocriativo, pois, além de seguir os comandos da professora, tem a liberdade de expor a sua opinião e de criar elementos durante a aula".

Encerrando as declarações para esta seção, Elis aproveita para convidar os leitores do Jornal Falando de Dança a vir conhecer seu trabalho e comemorar com ela seu aniversário, dia 28 de junho.

Serviço:

Elis de Jesus | tel. 9675-6924 | facebook e email: elisdejesusversatil@hotmail.com.

Aulas particulares, todos os níveis (samba de gafieira, zouk, forró, salsa, swing, bolero e samba no pé).

Aulas regulares na Academia HM4, Humaitá, a saber:

(1) dança de salão iniciante (samba, bolero e soltinho) ter/qui, 17h10 ou sábados, 9h; (2) zouk iniciante, às ter/qui, 16h20; (3) zouk iniciante e intermediário às seg, 21h; (4) Aula-baile toda última segunda-feira do mês, na Academia HM4 (zouk + samba), das 21 às 22h30.

Especial:

Aniversário da profª Elis de Jesus

Sexta, 28 de junho, 19h30 às 22h30

Sonorização: dj Fábio Araújo

Apresentações:

Elis de Jesus, Alvinho’s Dance e alunos HM4.

Local: Academia HM4 | R. Maria Eugênia, 13A (esquina com Rua Humaitá)

Convite limitado e antecipado: R$ 15,00*

*Inclui comida e bebida liberadas (mesa de frios, docinhos, bolo, água, suco e refrigerante). Locais de venda: Lapa | Humaitá | Copacabana | Jardim Botânico (telefone para combinar)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************