Pular para o conteúdo principal

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão


Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes.

A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba.

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo,
1° lugar na categoria profissional do Baila Duo 2014.
CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO: geral
Os amadores se apresentaram em uma sequência de três ritmos: zouk, bolero e samba. Já os profissionais dançaram cinco: zouk, tango, salsa, bolero e samba. As músicas e a ordem dos ritmos foram sorteadas no momento da prova, tendo como DJ o dançarino Armandinho, do Rio de Janeiro. Os candidatos cumpriram cerca de dois minutos em cada ritmo para a análise dos quesitos criatividade, harmonia do casal, expressão corporal, figurino, técnica, musicalidade e deslocamento pelo salão.

A etapa final ocorreu à noite, antes do baile de encerramento do Baila Floripa, com as cinco duplas de melhor pontuação em cada categoria. A comissão julgadora, desta vez, foi composta pelos professores Sheila Santos, de Curitiba; Kelly Reis, Rafael Oliveira e Robertinha Stephanie, do Rio de Janeiro; Anderson Mendes e Jussara Andrade, de São Paulo. Jota Junior, que foi jurado nas baterias eliminatórias, comandou a mesa de som.

Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis,
1° lugar na categoria amador do Baila Duo 2014.
CRÉDITO: LEANDRO MARTINS/DIVULGAÇÃO

Os vencedores da categoria profissional ganharam R$ 2 mil e pacote completo para o Baila Floripa 2015. Os vice-campeões receberam pacote completo com hospedagem e alimentação para o Baila Costão 2014, de 24 a 27 de julho, no Costão do Santinho Resort & Spa, em Florianópolis. E a dupla terceira colocada levou um pacote completo para o Baila Floripa 2015. Os três primeiros lugares da categoria amador foram premiados, respectivamente, com um pacote completo para o Baila Floripa 2015, ingressos para os bailes e as noites de espetáculos do Baila Floripa 2015 e ingressos para os bailes do Baila Floripa 2015. Todos foram contemplados também com brindes-surpresa.

Os primeiros classificados de ambas as categorias estão automaticamente inscritos na mostra oficial do ano que vem, pois atingiram nota média superior a oito na etapa final. A data prevista para a próxima edição é de 18 a 21 de abril de 2015.

CLASSIFICAÇÃO

Categoria Profissional

*Daniel Lessa e Letícia Bernardes (São Paulo) – 1° lugar

*Guilherme Lima e Bruna Fernandes (Porto Alegre) – 2° lugar

*Werlem Rodrigues e Juliana Costa (Rio de Janeiro) – 3° lugar

*Emmanuel Keiber e Andressa Motta (Curitiba) – finalista

*Tharles Dias e Paula Soares Brinhosa (Florianópolis) – finalista

Categoria Amador

*Gutto Heinzen e Thaís Vieira (Florianópolis) – 1° lugar

*Bernardo Marin e Laura Moraes (Porto Alegre) – 2° lugar

*Jean Castro e Sabrina Stahelin (Florianópolis) – 3° lugar

*Nicholas Lopes e Lyvia Paula (Volta Redonda/RJ) – finalista

*Thiago Margothi e Francielle Stoppa Castro (Curitiba) – finalista

Daniel Lessa e Letícia Bernardes

Daniel Lessa, 22, apesar de jovem, tem uma vivência longa na dança profissional. No início da adolescência, passou a frequentar os projetos de axé music e Hip Hop da Promenor, antiga entidade de apoio ao menor trabalhador que funcionava no bairro Agronômica, em Florianópolis. Foi lá seu primeiro contato com a dança de salão, observando o bailarino Lucas Roberto de Oliveira. Na ocasião, ele conheceu os professores Rosita Gevaerd e Alexandre Melo, do Espaço Vida Saudável, que desenvolviam uma ação com a dança junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da região. Veio a certeza do caminho a percorrer.

Depois de ter Ronaldo Rodrigues como seu primeiro coreógrafo, Daniel integrou o Grupo Ritual, do próprio Ronaldo, e a Cia. Puro Ritmo, de Magno Dutra. Trabalhou na organização de algumas edições do Baila Floripa até que em 2009, com a primeira parceira, Manuella Hames, concorreu no Baila Duo, mas não ficou entre os finalistas. Neste mesmo ano, a convite do dançarino Rick Lima, mudou-se para São Paulo com a sorte a coragem, de carona na carroceria de um caminhão. Lá, atuou na Cia. Renato Veronezi, no Centro de Dança Jaime Arôxa e no Clube Latino. Suas participações no concurso Baila Duo se repetiram em 2011, 2012 e 2013, quando classificou-se para a etapa final com Letícia Bernardes, sua quinta parceira.

Letícia, 21, estudou balé clássico na Escola Municipal de Bailado de São Paulo. Em 2012, por não estar totalmente feliz praticando este gênero de dança, decidiu provar os ritmos de salão na academia Interacto, com os professores Alini Lima e Roberto Motta. Começou com o zouk, seu preferido, seguindo para o samba. Mas não abandou o clássico, pois dá aulas para crianças e adultos. No ano passado, formou parceria com Daniel.

Hoje, na capital paulista, eles dão aulas na Samadhi Dance, apresentam espetáculos e treinam para campeonatos. O próximo será o famoso concurso de salsa do clube Rey Castro, em maio, quando tentarão o troféu da categoria mais alta, que dará como prêmio dinheiro e uma viagem a Las Vegas. “Estamos ensaiando três, quatro horas por dia. Quero aumentar o nosso currículo”, diz ele, que tem intenção de dançar no exterior. “Temos os mesmos sonhos. A perfeição não existe, mas a gente busca por ela. Por isso, dá certo”, completa Letícia. Quanto ao Baila Duo 2014, a dançarina foi categórica: “viemos para ganhar!”

Gutto Heinzen e Thaís Vieira

Gutto Heinzen, 28, natural de Lages (SC), e Thaís Vieira, 19, nascida em Rio Grande (RS), mudaram-se para a Florianópolis ainda crianças. Ele, desde pequeno, dançava em centros de tradições gaúchas (CTG) até ingressar nas aulas de dança de salão do professor Marissandro Goulart, aos 12 anos. Hoje ele divide-se entre o trabalho, o curso de administração na Universidade Estácio de Sá e as aulas na academia Ritmo Fitness e Dança, no bairro Estreito.

Ela começou direto com a dança de salão, aos 16, incentivada pelo dançarino e coreógrafo Ruan Patricio. Aprendeu zouk com a professora Nanda Oliveira e depois aperfeiçoou-se com Bruno Machado, de quem agora é assistente no ensino a novos alunos na mesma academia. Há um ano, além de praticar diferentes ritmos de salão, dedica-se às danças urbanas – atividades que mantêm paralelamente à formação em direito, também na Estácio de Sá.

A participação da dupla se deu de forma casual. Thaís foi convencida a competir na véspera do Baila Duo pela diretora da Ritmo, Bi Almeida. Gutto só soube depois que já estavam inscritos. “A gente nem ensaiou, fomos para nos divertir”, confessa ela. Ambos têm projetos para apresentar no palco e continuam a dançar por hobby.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************