Curta nossa fanpage

Curta a página dos editores

Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

terça-feira, 28 de maio de 2013

Jornal Falando de Dança premiará casal de caipiras melhor caracterizados


A premiação acontecerá dia 13/07, na festa caipira do Sesc Madureira. 

Os concorrentes deverão estar inscritos no workshop de quadrilha que o Sesc promoverá naquela unidade, todos os sábados de junho (01-08-15-22-29/07/13), das 14 às 16h. Detalhe: o workshop é grátis! Os participantes do workshop também ganharão certificado do Sesc e a academia de dança que inscrever mais participantes será homenageado com uma moção, por seu apoio à perpetuação dessa tradição. Saiba mais na matéria publicada na edição de junho do JFD, que transcrevemos abaixo.


Trazida para o Brasil pela corte portuguesa, no século 19, e muito executada nos bailes da nobreza instalada no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, a quadrilha francesa conquistou todas as classes sociais por ser uma dança divertida, muito executada em casamentos e batizados reais.

Com o "sotaque" brasileiro de nossos compositores e a imaginação popular, a dança foi adquirindo suas características atuais e se espalhando pelo Brasil. Atualmente, em muitos estados, apresentações e até concursos de quadrilhas tornaram-se grandes atrações turísticas nos meses de junho e julho. Ironicamente, na capital fluminense, onde essa manifestação cultural surgiu, ela vem perdendo espaço para outros ritmos e danças, não sendo raro a típica música de quadrilha ser substituída por música sertaneja e até por hiphop.

Pensando em preservar, incentivar e propagar essa cultura de raiz carioca, a unidade Madureira do Sesc está realizando pelo segundo ano consecutivo uma oficina de quadrilha junina, cuja culminância se dará com uma apresentação do grupo, durante a festa julina da unidade, dia 13 de julho. "Ano passado tivemos cerca de 60 inscrições nas oficinas e a apresentação na festa caipira foi muito divertida, pois havia um público de duas mil pessoas no evento", informa a profª Hosânia Nascimento, coordenadora das oficinas.


Para a professora, a iniciativa do Sesc | Madureira é muito importante para a preservação dessa cultura. "Viajo com frequência para o interior nos meses de junho e fico impressionada como a tradição das quadrilhas movimenta a economia das cidades - Campina Grande é um exemplo disso", comenta Hosânia Nascimento.

Este ano as oficinas serão produzidas pela AMAragão Eventos e tem o apoio do Jornal Falando de Dança, que oferecerá um troféu ao casal de caipiras melhor caracterizado. "Em fevereiro realizamos com sucesso um concurso virtual de fantasias, valendo brindes e troféus, e que motivou a participação de muitos leitores. Esperamos que o troféu para o concurso de caipira também incentive os inscritos a participarem da quadrilha", explica Leonor Costa, editora do Jornal Falando de Dança e que pesquisou as origens da quadrilha junina para a exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" (C. A. C. Gulbenkian, 2011). "A intenção é que os donos de academia de dança incentivem seus alunos a participarem da oficina e do concurso de trajes. Assim, estarão incentivando a prática dessa manifestação cultural e, de quebra, oportunizando seus alunos a se prepararem para os bailes temáticos caipiras que sempre acontecem nessa época", completa Leonor.

De fato, além dos certificados de participação oferecidos aos inscritos, os diretores das academias de dança que tiverem representantes inscritos nas oficinas e na apresentação da quadrilha receberão uma moção, em reconhecimento ao seu apoio à perpetuação da cultura da quadrilha de roça.

Saiba mais:
  • Oficina de Quadrilha Caipira
  • Coordenação: Hosânia Nascimento - tel. (21) 7712-2186
  • Sábados, das 14 às 16h, dias 1, 8, 15, 22 e 29 de junho
  • Local: Sesc | Madureira
  • Endereço: R. Ewbanck da Câmara, 90 - tel. (21) 3350-7744
Acesse todos os nossos posts sobre festa junina AQUI.

Nenhum comentário:

Postagens populares