Pular para o conteúdo principal

Jornal Falando de Dança premiará casal de caipiras melhor caracterizados


A premiação acontecerá dia 13/07, na festa caipira do Sesc Madureira. 

Os concorrentes deverão estar inscritos no workshop de quadrilha que o Sesc promoverá naquela unidade, todos os sábados de junho (01-08-15-22-29/07/13), das 14 às 16h. Detalhe: o workshop é grátis! Os participantes do workshop também ganharão certificado do Sesc e a academia de dança que inscrever mais participantes será homenageado com uma moção, por seu apoio à perpetuação dessa tradição. Saiba mais na matéria publicada na edição de junho do JFD, que transcrevemos abaixo.


Trazida para o Brasil pela corte portuguesa, no século 19, e muito executada nos bailes da nobreza instalada no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, a quadrilha francesa conquistou todas as classes sociais por ser uma dança divertida, muito executada em casamentos e batizados reais.

Com o "sotaque" brasileiro de nossos compositores e a imaginação popular, a dança foi adquirindo suas características atuais e se espalhando pelo Brasil. Atualmente, em muitos estados, apresentações e até concursos de quadrilhas tornaram-se grandes atrações turísticas nos meses de junho e julho. Ironicamente, na capital fluminense, onde essa manifestação cultural surgiu, ela vem perdendo espaço para outros ritmos e danças, não sendo raro a típica música de quadrilha ser substituída por música sertaneja e até por hiphop.

Pensando em preservar, incentivar e propagar essa cultura de raiz carioca, a unidade Madureira do Sesc está realizando pelo segundo ano consecutivo uma oficina de quadrilha junina, cuja culminância se dará com uma apresentação do grupo, durante a festa julina da unidade, dia 13 de julho. "Ano passado tivemos cerca de 60 inscrições nas oficinas e a apresentação na festa caipira foi muito divertida, pois havia um público de duas mil pessoas no evento", informa a profª Hosânia Nascimento, coordenadora das oficinas.


Para a professora, a iniciativa do Sesc | Madureira é muito importante para a preservação dessa cultura. "Viajo com frequência para o interior nos meses de junho e fico impressionada como a tradição das quadrilhas movimenta a economia das cidades - Campina Grande é um exemplo disso", comenta Hosânia Nascimento.

Este ano as oficinas serão produzidas pela AMAragão Eventos e tem o apoio do Jornal Falando de Dança, que oferecerá um troféu ao casal de caipiras melhor caracterizado. "Em fevereiro realizamos com sucesso um concurso virtual de fantasias, valendo brindes e troféus, e que motivou a participação de muitos leitores. Esperamos que o troféu para o concurso de caipira também incentive os inscritos a participarem da quadrilha", explica Leonor Costa, editora do Jornal Falando de Dança e que pesquisou as origens da quadrilha junina para a exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" (C. A. C. Gulbenkian, 2011). "A intenção é que os donos de academia de dança incentivem seus alunos a participarem da oficina e do concurso de trajes. Assim, estarão incentivando a prática dessa manifestação cultural e, de quebra, oportunizando seus alunos a se prepararem para os bailes temáticos caipiras que sempre acontecem nessa época", completa Leonor.

De fato, além dos certificados de participação oferecidos aos inscritos, os diretores das academias de dança que tiverem representantes inscritos nas oficinas e na apresentação da quadrilha receberão uma moção, em reconhecimento ao seu apoio à perpetuação da cultura da quadrilha de roça.

Saiba mais:
  • Oficina de Quadrilha Caipira
  • Coordenação: Hosânia Nascimento - tel. (21) 7712-2186
  • Sábados, das 14 às 16h, dias 1, 8, 15, 22 e 29 de junho
  • Local: Sesc | Madureira
  • Endereço: R. Ewbanck da Câmara, 90 - tel. (21) 3350-7744
Acesse todos os nossos posts sobre festa junina AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************