Pular para o conteúdo principal

CIA. NÓS DA DANÇA ESTREIA ESPETÁCULO “AUTORRETRATO “ NO RIO DE JANEIRO

"AUTORRETRATO" Foto: Ricardo Adami

Dos ensaios no Centro Nós da Dança, localizado na principal artéria pulsante de Copacabana (Av. N.S de Copacabana), nasceu o 22º espetáculo da Companhia Nós da Dança, Autorretrato, no qual a dança ganha um olhar de si mesma, através das expressões corporais dos integrantes da companhia. Com direção artística e coreográfica de Regina Sauer, Autorretrato estreia no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro no dia 17 de maio e segue temporada até dia 2 de junho, sempre de quinta a domingo às 19h30, com ingressos a preços populares. A Nós da Dança é a companhia de dança independente mais antiga do Rio de Janeiro, com 32 anos dedicados à dança.

O novo espetáculo trata da construção da autoimagem da Cia. Nós da Dança que se configura a partir dos sonhos, projeções e perspectivas de seus integrantes. Ao todo, são 12 bailarinos: Adriana Salomão, Ana Formighieri, Erika Lopes, Keiton Sistelos, Maicon D’Souza, Luiz Felipe Santos, Marcos Rogério, Patrícia Ruel, Rodrigo Fernandes, Stela Máris, Tatiana Pará e Thiago Manhães.

A concepção parte de fragmentos não isolados, contaminados uns pelos outros, universos individuais que se entrelaçam e estabelecem relações que afetam a percepção de si mesmo e do outro. O corpo entra em cena como instrumento para a percepção e expressão de si mesmo. “O corpo que dança, que expressa o infinito é o mesmo que percebe e impõe os limites, definindo contornos e espaços possíveis ao expressar o universo de cada um e as relações estabelecidas consigo mesmo e com o grupo”, diz Regina.

"AUTORRETRATO" Foto: Ricardo Adami

Pensado e idealizado também por Regina, Autorretrato começou a ser concebido há cerca de 1 ano, com trabalho de pesquisa e laboratório. Os ensaios foram iniciados em fevereiro deste ano, com 30 horas semanais para que a ideia fosse assimilada de forma intuitiva pelo grupo. "Este projeto contou com a colaboração intensa de todos os integrantes da companhia buscando refletir um pouco de cada um na construção deste autorretrato. Desde a produção musical, criação de textos autobiográficos, elaboração do roteiro”, conta Regina.

Depois da estreia no CCBB Rio, o espetáculo corre a cidade e passa pela Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (dia 13 de junho), a Arena Carioca Dicró (de 21 a 23 de junho), o Teatro Municipal Angel Vianna (de 28 de junho a 7 de julho) e pelo Teatro Municipal de Niterói (de 30 de agosto a 1 de setembro).

O espetáculo conta com patrocínio para circulação no Rio de Janeiro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e foi contemplado pelo Fundo de apoio à Dança - FADA 2012

Sobre a Cia. Nós da Dança

A Cia. Nós da Dança, sob direção de Regina Sauer, está presente nos palcos brasileiros desde 1981. Investe na aproximação da dança com o público, contribuindo para a ampliação da plateia, e é com este olhar que participa de festivais e eventos culturais pelo Brasil e no exterior.

Representou o Brasil no Annual International Ballet Festival of Miami (1999, 2000, 2005 e 2008), com "Cirandas, Cirandinhas", músicas de Heitor Villa-Lobos e "Retirantes" , homenagem a Cândido Portinari.

Em 2011 levou o “Bossa Nossa” para o VII Rencontres de Danses Métisses em Cayenne, Guiana Francesa (2011). Recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2006), foi selecionada para a Residência Cacilda Becker (2009) e recebeu o Prêmio FADA (2012).


Espetáculo: AUTORRETRATO

Com a Cia. Nós da Dança

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil – Rio de Janeiro

Teatro II

De 17 de maio (sexta) a 2 de junho de 2013

De quinta a domingo às 19:30h

Direção Regina Sauer

Gênero: Dança Contemporânea

Classificação: LIVRE

Duração: 80 min.

Endereço: Rua Primeiro de Março 66 – Centro

tel: (21) 3808-2007 – Centro

Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)

Acesso para deficientes

Horário de funcionamento do CCBB: de terça a domingo, das 9h às 21h

Informações ao público: (21) 3808-2007

Site: www.bb.com.br/cultura

Twitter: twitter.com/CCBB_RJ

Facebook: www.facebook.com/CCBB.RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************