Pular para o conteúdo principal

Exposição no CCBB reúne 300 fotos para contar a história do Brasil



Após sucesso em São Paulo, chega ao Rio mostra com 300 fotos tiradas entre 1883 a 2003 por nomes  como Augusto Stahl, Marc Ferrez, Thomas Farkas, J. Medeiros e Evandro Teixeira

Há cerca de três anos, o professor da USP Boris Kossoy e a antropóloga Lilia Schwarcz receberam da Fundação Mapfre um desafio histórico: contar 170 anos de Brasil — mais precisamente entre 1833 e 2003  através de registros fotográficos. Ciente do gigantismo da proposta, a dupla montou uma equipe de trabalho e passou a vasculhar acervos públicos e privados de todo o país. “Fomos de Belém a Curitiba”, dizem eles, que ainda acharam que era pouco. Resolveram cruzaram o oceano atrás de fotos feitas, por exemplo, por Augusto Stahl (1828-1877) no Brasil do século XIX.

No percurso, acharam pérolas. Entre elas, o clique de Evandro Teixeira à direita — uma das imagens preferidas de Lilia em toda a pesquisa.

Essa imagem, chamada “Ação militar no Centro do Rio”, é de 1964 e comprova que a realidade é bem melhor do que a ficção — diz ela.

O resultado da pesquisa de Kossoy e Lilia poderá ser visto a partir de amanhã no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Batizada como “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação”, a amostra chega ao Rio depois de ter levado cerca de 70 mil pessoas ao Instituto Tomie Ohtake em São Paulo e ficará por aqui até abril.

A proposta é abrangente seja por sua diversidade temática seja pelo período histórico que abarca ou pela multidisciplinaridade em que se desenrola a narrativa — afirma Kossoy, acertando os últimos preparativos para a abertura. — O que, de fato, importa é o impacto ou identificação que certas imagens causam aos diferentes espectadores.
Dividida em sete períodos, a exposição percorre os períodos históricos segundo eixos temáticos: política, sociedade, artes e cultura, e paisagem. Começa lembrando o visitante que, nos primórdios da fotografia no Brasil, ela estava imbuída de um “olhar científico”. Servia, por exemplo, para registrar expedições estrangeiras como a que o francês Antoine Hercule Romuald Florence fez na vila de São Carlos (Campinas) em 1833. Nessa seção, os curadores lembram a quantidade de fotógrafos que cruzaram o país no século XIX para conhecer a fundo o Império.

Chegada do dirigível Hindenburg no Rio de Janeiro, em 1936.


Mais à frente, a mostra revela o interesse de D. Pedro II pelo assunto. Há imagens da Guerra de Canudos e de outras revoltas do século XIX, além de cliques que revelam o cotidiano das famílias da elite de então. No mesmo espaço, ainda aparecem os retratos de estúdio, com cenas posadas. É a vez de Stahl e os escravos  como na imagem oval que também ilustra esta matéria.

Entrando pelo século XX, a fotografia pula para as páginas dos jornais e acompanha movimentos como a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, a construção de Brasília, as Diretas Já e a atuação de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Leonel Brizola e Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma imagem, uma história

Em “Um olhar sobre o Brasil”, cada foto é acompanhada por um texto que narra sua história e dá ao visitante subsídios para se aprofundar nas tradições sociais e culturais da época. Com isso, o passeio pode durar até quatro horas.

Por trás de cada imagem há uma história a ser desvendada e considerada — ressalta Kossoy. — Passamos a “ver” certos fatos e situações segundo o olhar do fotógrafo, que, por vezes, é um independente, por vezes, dirigido.

Assumimos uma tarefa gigante quando nos propusemos a contar 170 anos de Brasil. A foto entrou aqui relativamente cedo, e sabemos que o total de registros feitos no país nesse período é quase duas vezes maior do que os de Chile e Argentina — diz Lilia. — O Brasil é imenso, e as fotos refletem sua diversidade. 

Por isso é que batizamos a exposição como sendo “um” olhar sobre o Brasil. Não é o definitivo.


Fonte: Globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************