Pular para o conteúdo principal

Coupé decalé no brasil (o ritmo que virou febre na França)

A produtora brasileira G Produções e Entretenimento, manifestante e promotora da música e respectivamente de artistas africanos no Brasil, como a cantora cabo-verdiana de Zouk Suzanna Lubrano (de muito sucesso na África e Europa) e o cantor angolano Abel Duerê, lança o ritmo no Brasil, com intuito de promover o Coupé Decalé como novo Hit do Verão 2010 / 2011. O ritmo "coupé decalé" virou febre na França com o multi artista congolês Davy Sly. Davy, que é cantor, compositor e coreógrafo, e trabalhou com diversos artistas de peso na França, passa uma temporada no Rio de Janeiro para o lançamento desse ritmo contagiante.

Sobre o coupé decalé.
Coupé Décalé é um estilo de música e dança popular, que teve sua origem no Congo e na Costa do Marfim e se transformou em uma febre internacional, tendo como porta de entrada a grande Paris. Baseando-se fortemente no N’dombolô e no Koyimbiko, ritmos do Congo, o Coupé Décalé é um estilo muito percussivo com um refrão caloroso e repetitivo. Segundo a G Produções, o "coupé decalé" é um "espelho" do samba baiano e do funk carioca, ritmos brasileiros com influências africanas na sonoridade e na dança.

Historiografia
Em 2002, durante a crise militar e política na Costa do Marfim, chegou a Paris um grupo de jovens africanos chamado “Jet Set”, que tinha com líder o Stephane Doukouré (mais conhecido como Doug Saga Sagacité). O Jet Set era conhecido por seu estilo extravagante, seu modo de aparecer nos clubes com grandes quantias de dinheiro, distribuídos aos dançarinos na pista de dança, sendo os divulgadores iniciais do Coupé Décalé. Os movimentos de Coupé Décalé se baseiam, na prática, em mãos levantadas, portando notas de dinheiro, e exibições de passos de Koyimbiko.  O Coupé Décalé se tornou um sucesso nos clubes Africanos em Paris e se espalhou rapidamente entre os djs da Costa do Marfim. Ele se tornou muito popular em um momento de conflito, e aborda liricamente temas como relacionamentos, ganhar dinheiro e manter o bom humor ou “bonne ambiance ". Grande parte de suas letras se refere a movimentos de dança específica , quase sempre fazendo referência a eventos atuais, como a gripe aviária ou Guantanamo (Com movimentos de mão a imitar as mãos levantadas nas cadeias ). Ainda segundo a produtora G, cada vez mais artistas não- marfinenses estão começando a tocar e incorporar o estilo musical, como Mokobé do Mali, Kaysha do Caribes, Koffi Olomidé o Rei do N’dombolo com “La chicotte à Papa”. A grande difusão do Coupé décalé se deu com o Didier Drogba, que naquela época jogava no Olympique do Marseille (O Flamengo da França), quando ele, ao fazer um gol, comemorava dançando Coupé Décalé. Em 2009 a jornalista e apresentadora brasileira Regina Casé apresentou a música, a dança e a filosofia do Coupé Decalé em seu quadro “Central da Periferia” exibido no programa Fantástico da TV Globo.

• Assista aqui o quadro do Fantástico em que a dança foi apresentada: http://especiais.fantastico.globo.com/vemcomtudo/tag/coupe-decale/

Coupé Decalé no Brasil
No Brasil, o Coupé Decalé, como estilo de música e dança, pretende ter uma filosofia mais abrasileirada, do que a adotada na Europa. A ostentação, no uso de roupas das grifes mais caras e muito dinheiro na mão, não será abordada no Brasil, mas, sim, a elegância de se vestir bem, estar bem com o corpo, a saúde e consigo mesmo, esbanjando alegria e vivacidade, tornando a vida uma grande festa e através da dança deixar todos os problemas para trás. A intenção da produtora é unir um artista africano e artistas brasileiros, como Carlinhos Brown, Psirico, É o Tchan, entre outros, que se identifiquem com o estilo, para uma dobradinha em um Coupé Decalé bem brasileiro.

Promovendo o Coupé Decalé no Brasil
Em sua temporada no Rio de Janeiro, o cantor, compositor e coreógrafo Davy Sly participará de um vídeo documentário sobre o coupé decalé no Brasil, promoverá um workshop de dança no espaço Ópera Brasil - Fundição Progresso na Lapa-RJ, e participará de intercâmbio cultural com os jovens do grupo "kina mutembua" da ONG "ação comunitária do Brasil", localizada na comunidade da "cidade alta". Davy também foi convidado a participar de um grande evento de moda, o "Caxias Fashion" no município de Duque de Caxias, e fará a trilha sonora do desfile do projeto de moda da ONG Ação comunitária do Brasil junto ao grupo da ONG, "kina mutembua". Davy se prepara para uma apresentação junto ao bloco afro "orunmilá" na Lapa – RJ, dia 27/08.

Sobre Davy Sly
Nascido em 1973, Davy tem 24 anos de experiência em dança e coregrafia africana, tendo ganho muitas vezes o título de melhor dançarino da Nigéria. Em 1989 ele criou seu grupo musical “Starmania N°1 Oblige”. A StarMania foi, durante 5 anos, o melhor grupo musical da Nigéria, com as melhores canções, a melhor qualidade musical e principalmente a melhor dança. Davy também se tornou um divulgador da SAPE (Sociedade das Pessoas Elegantes e Animadas), cuja filosofia de vida, originária no Congo, prega que o homem deve estar sempre bem vestido e sempre pronto para fazer a festa, exibindo assim as marcas de grandes estilistas franceses e italianos. A filosofia da SAPE vai alguns anos mais tarde influenciar a febre Coupé Décalé com seu jeito bem vestido, extravagante, elegante e com muito visibilidade. “Ele criou um movimento popular através do qual os jovens se preocupavam em se apresentar sempre bonitos e elegantes”, informa a G Entretenimento. “É importante notar que, apesar do grande sucesso que fez através da música, Davy jamais abandonou os estudos. Pelo contrário: ele estudou nas melhores universidades e escolas francesas (UTC, HEC, Paris X, Paris XII) onde ele onde obteve diplomação em “Estratégia das Empresas”. Davy fala francês, inglês, nouchi (creoulo da Costa do Marfim), lingala e lari (dialetos do Congo), ouolof (Senegal), djerma e hausa (Nigéria) e agora está aprendendo o português”.

Sobre o workshop na Fundição Progresso
O 1º Workshop será realizado de 30 de Ago a 03 de Set no Espaço Ópera Brasil – Fundição Progresso – Rio de Janeiro. O Público Alvo do workshop são crianças e jovens entre 07 e 25 anos; profissionais e alunos de escolas e universidades de dança; profissionais e alunos de Cias de diversas modalidades da dança. Seguem alguns clipes da dança, postados no YouTube.

La Selesáo – Decale Gwada
http://www.youtube.com/watch?v=Zjx8qVGn4mA

Les Jumo - Zoomer
http://www.youtube.com/watch?v=eMN8t-MKEts&annotation_id=annotation_149742&feature=iv

Djunny Claude – Ligne de Mire
http://www.youtube.com/watch?v=DDIaWewYkzc

COUPÉ DECALÉ x STREET DANCE
http://www.youtube.com/watch?v=WQndSlYgt9c

Eddie Kady and Floweless Dancers
http://www.youtube.com/watch?v=L6o1DxlOP60&feature=channel


Fonte: Graziela Henrique, G Entretenimento
Dir. Marketing & Entertaiment
www.gentretenimento.com - Tel: +55 (21) 3021.540

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************