Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

terça-feira, 31 de março de 2009

Lindy Hop: cobertura do festival que aconteceu no início de março


Na realidade o Rio Swing Fest 2009, que aconteceu entre os dias 6 e 8/03, no Rio, foi um encontro do lindy hop, do jazz e do sapateado, pois reuniu aulas dessas três danças, com os professores Flávia Monteiro (idealizadora do evento), Kieran Yee (professor australiano de lindy e jazz, em visita ao Brasil) e Adriana Salomão (professora de sapateado).


Assim, enquanto Aragão fazia a cobertura do aniversário de nossa assinante Vera, em Cabo Frio (postagem anterior), esta editora fazia a cobertura da primeira noite do evento, dia 06/03, realizado no Espaço X Stelinha Cardoso, com aulão de lindy seguido de baile de swing.


Muitos admiradores do ritmo (e curiosos também) foram participar do aulão e ficar para o baile.

Flávia Monteiro e Kieran Yeen deram 5 movimentos básicos de lindy hop, o que já deu para os iniciantes praticarem no baile que se seguiu.

Como havia, como sempre, mais damas que cavalheiros...

... o jeito foi dançar mulher com mulher....

... ou um cavalheiro com duas damas!

Stelinha fez logo par com o Armandinho e Wellington com Bettina...

... mas houve revezamento de cavalheiros.

Depois do aulão, muita descontração, curtindo boa música e os quitutes da tia Norma.

Flashes dos participantes.


Mais flashes.


Gente! Amar o lindy é possuir ao menos um par desses sapatinhos bicolores aqui.

Este casal de professores ao centro da foto veio de Belo Horizonte para o evento. Chamam-se Mauro e Patrícia, e também fizeram demonstração no baile da noite seguinte, quando houve várias apresentações, inclusive de sapateado, com Adriana Salomão e Steven Haper (foto da direita, acima).

Aliás, no dia seguinte também compareci a uma das aulas de lindy no Sobrado Cultural, em Botafogo, e registrei a galera dessa aula.

Aqui, mais flashes da primeira aula de lindy (não fiquei para as demais devido a outros compromissos).

Compromissos também me impediram de comparecer ao baile da noite do dia 07/03, quando foram feitas apresentações de Lindy, jazz, sapateado, charleston... vejam aqui as fotos do acervo da Flávia.


O encerramento do festival se deu no final da tarde de domingo, no Arpoador, quando um grupo de lindy-hoppers ensaiou e filmou uma coreografia para a semana comemorativa dos 95 anos de Frankie Manning.

Grupos de lindy-hoppers do mundo inteiro postarão no YouTube vídeos da mesma coreografia, que serão exibidos durante a Semana Frankie Manning, que ocorrerá em Nova Iorque, de 21 a 25/05, com workshops, bailes, competições e outras atividades.

São esperadas 2 mil pessoas do mundo inteiro, que também estão estudando a coreografia para executarem os movimentos, todos juntos, numa grande homenagem à Frankie.

Os ingressos para o evento estão esgotados, mas Flávia Monteiro já garantiu o seu. “Já comprei as passagens, estou ansiosa por participar e dançar muito”, entusiasma-se a professora.
  • Foto álbum com mais fotos deste evento, aqui.
  • Veja também o acervo fotográfico da Flávia, vídeos e comentários, no blog da comunidade, http://www.lindyhoprio.blogspot.com/.
  • Clique na tag Lindy Hop para acessar nossas postagens a respeito do ritmo, incluindo entrevista com Flávia a respeito da história do Lindy.

Nenhum comentário:

Postagens populares