Pesquisar:

BLOG FALANDO DE DANÇA, BY LEONOR COSTA

sábado, 3 de novembro de 2007

Salsa

Finalíssima do Brazil Salsa Open será disputada no V Congresso Mundial de Salsa do Brasil, que se realiza em SP entre os dias 14 a 17/11.

Organizado pela Conexion Caribe, o Congresso é hoje uma das poucas oportunidades de os salseiros brasileiros trocarem experiência com profissionais de todo o mundo, especialistas no ritmo, que vem ganhando adeptos e popularidade no mundo inteiro, sendo um dos poucos ritmos tocado e dançado nos 4 cantos do planeta. Fora o Congresso, que além das atrações internacionais e nacionais de salsa contará com workshops paralelos de tango, zouk e samba (destaque para Jimmy de Oliveira e Suelen Violante; Sheila Aquino e Marcelo Chocolate, Alex de Carvalho e Renata Peçanha, China e Luciana Guinle do Soulzouk), haverá a oportunidade de se assistir ao campeonato nacional de salsa, ou participar do mesmo, com direito à final mundial em Puerto Rico.

Sobre o Salsa Open
O Salsa Open é um campeonato mundial disputado em Porto Rico por representantes de toda parte do mundo, mas em países como o Brasil ocorreram etapas a nível regional e nacional, fazendo uma triagem para o campeonato portoriquenho (nesse caso, só podem participar do campeonato mundial os classificados nos campeonatos nacionais).
No caso brasileiro, houve 5 etapas regionais. Os competidores que ganharam cada etapa tiveram o direito de ir para a final em SP com os custos de passagem e estadia pagos pelos organizadores regionais.
Os 8 primeiros classificados na final ganharam também passagem e estadia para concorrer na etapa internacional, sendo que o primeiro lugar participará da rodade exclusiva de campeões nacionais do mundial, enquanto os demais concorrerão numa primeira rodada classificatória.
Cada casal terá no máximo três minutos para desenvolver sua dança, que não poderá repetir coreografias passadas, sob pena de desclassificação. Serão julgados quesitos como presença cênica (atitude do dançarino em cena); apresentação visual (penteado, vestuário, maquiagem, etc, que deverão ser específica para shows); coreografia (desenvolvimento da dança, sua complexidade, movimento e sincronização dos mesmos à música); técnica (conhecimento, domínio e execução dos movimentos que formam a coreografia); harmonia de movimentos do casal) e ritmo (tempo ou tempos).
Para quem quiser se inteirar melhor sobre as regras da competição, segue o link com o regulamento da competição nacional e internacional:
http://www.google.com/search?q=cache:7mjVWy3pJ2sJ:www.salsacongress.com.br/2007/arquivos/salsaOpen2007_regulamento.doc+brazil+salsa+open&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=4

Da premiação
No campeonato mundial “World Salsa Open” além da consagração do casal campeão do mundo, se entregarão os seguintes prêmios:
1º Lugar:
U$ 5.000,00;
2º Lugar:
U$ 3.000,00;
3º Lugar:
U$ 2.000,00;
4º Lugar:
U$ 1.000,00;
5º Lugar:
U$ 1.000,00;
6º Lugar:
U$ 1.000,00

Competidores brasileiros
No World Salsa Open deste ano, três casais brasileiros foram classificados para a rodada final. Porém o casal campeão foi Adrian e Anita (ela, brasileira), que foram entrevistados por uma das brasileiras competidoras, Karina Carvalho, para o blog Salseiros Inc (http://www.salseirosinc.com/). Segue o link para a entrevista, com atalhos para os vídeos das apresentações do casal:
http://www.salserosinc.com/?p=75

Destaque deste blog
O Falando de Dança teve a oportunidade de publicar a entrevista com dois casais campeões de etapas regionais, Ana Paula e Éder, campeões da etapa nordeste (clique aqui para acessar a entrevista) e Fernando e Nayara (clique aqui para acessar a entrevista), cujas fotos ilustram esta matéria.
Vamos agora aguardar o resultado da finalíssima para sabermos que casais irão representar o Brasil no World Salsa Open 2008 em Porto Rico.
Enquanto isso, fiquem aqui com a filmagem da apresentação dos professores de salsa no II Dansal, dentre os quais Eder Soares e Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postagens populares