Pular para o conteúdo principal

Lei 7.961/18 cria o Festival Estadual de Dança de Salão do RJ - FESTDANÇA

Foi publicada nesta quarta, dia 16/05/2018, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a Lei 7.961/2018 que cria o Festival Estadual de Dança de Salão do RJ, cuja etapa final deverá ser realizada durante os festejos da Semana da Dança de Salão do RJ, em novembro.
  • Leia AQUI a notícia publicada no site da Alerj.
O projeto do FESTDANÇA foi noticiado pela primeira vez na edição 58 (julho/2012) do Jornal Falando de Dança, com destaque de capa para a deputada estadual Enfermeira Rejane, que recomendara sua aprovação (o autor do PL 2922/2010, dep Dr Wilson Cabral, não fora eleito). Por tal apoio ao fomento dessa linguagem da dança, a deputada foi uma das homenageadas com o PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO, edição 2012, projeto realizado por Valdeci de Souza e AMAragão Edições e Produções, que publica o Jornal Falando de Dança.
  • Leia AQUI a edição 58, com entrevista da deputada Enfermeira Rejane à página 4.
  • Acesse AQUI a cobertura fotográfica do portal UOL, da edição 2011 do Prêmio Cultura da Dança de Salão, por ocasião do bicentenário do primeiro anúncio de aulas de dança publicado no Brasil (imprensa Régia).
  • Acesse AQUI a cobertura da edição 2012 do Prêmio Cultura da Dança de Salão, onde foi lançada a campanha UMA ESTÁTUA PARA ANTONIETTA.
  • Acesse AQUI a cobertura da edição 2013 do Prêmio Cultura da Dança de Salão, dedicado ao ensino infantojuvenil, com destaque para a 1º mostra coreográfica infantojuvenil de dança de salão (Forte Copacabana, auditório Santa Bárbara, jul/2013).
De lá pra cá muitas águas rolaram até a presente Lei 7961/19, publicada no D. O. ERJ do dia 16/05/18, de autoria do dep. Jorge Felippe Neto. Entenda melhor o caso na próxima edição do Jornal Falando de Dança.

Enquanto isso, vamos comemorar mais uma vitória da dança de salão do RJ, que tem o primeiro anúncio de dança em jornal impresso no Brasil (anúncio de Luiz Lacombe, em 13-07-1811), tem o Dia do Dançarino de Salão (21/07, por lei municipal e por lei estadual), a Semana da Dança de Salão do RJ (última semana plena de novembro, Lei 3440/2000) e foi declarada patrimônio cultural imaterial do RJ pela Lei 5880/2010.
  • Leia AQUI por que o anúncio de Luiz Lacombe é importante para a dança de salão
Essa profusão de leis de fomento à dança de salão explica-se ao analisarmos a história da dança no Brasil, social e de palco, iniciada com a popularização da dança de salão, graças às atividades de professores de dança e artistas de grande atuação na cidade.
  • Leia AQUI o artigo de Leonor Costa publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, contando um pouco sobre a popularização da dança de salão a partir dos bailes imperiais.
  • Leia AQUI o catálogo da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", patrocinada pela SEC-RJ e pelo Jornal Falando de Dança.
Com tantas efemérides no calendário oficial do município do Rio e do Estado do Rio de Janeiro, resta aos dançarinos de salão e profissionais da dança se unirem para fazer valer "a letra da lei" e isso só será possível com mobilização política, via entidades representativas.
  • Leia AQUI o artigo de Antonio Aragão "Não bastar torcer, tem que participar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************