Pular para o conteúdo principal

Dica para quem vai para região serrana neste feriadão: programação dos museus de Petrópolis



O Fórum Nacional de Museus, maior encontro de Museologia do país, terá sua quinta edição realizada, pela primeira vez, em Petrópolis. O evento acontecerá de 19 a 23 de novembro no Palácio Quitandinha, com uma expectativa de público de 1.500 pessoas.

Para receber tanto os participantes do evento quanto os turistas que estarão na cidade devido ao feriado prolongado de 15 (Proclamação da República) e 20 de novembro (Consciência Negra, feriado estadual), os museus de Petrópolis prepararam programações especiais e horários diferenciados de visitação. 

Também serão oferecidos gratuidade ou preços promocionais para visitação àqueles que apresentarem o crachá de participante do Fórum. 

Com o slogan “A republicana cidade imperial”, as unidades museológicas da cidade também aproveitam a oportunidade para promover uma maior integração e, assim, beneficiar os visitantes. 

O objetivo principal é a criação do Sistema Municipal de Museus, cujo passo inicial será dado durante o Fórum. No evento, haverá uma oficina para debater sistemas municipais de museus e, ao final, será apresentada uma moção pela construção do sistema de Petrópolis. 

Contudo, mesmo sem a criação oficial do sistema, as unidades museológicas já deram um primeiro passo para essa integração. 

Durante o Fórum, será distribuído um folder com o circuito de museus da cidade, que contempla um mapa, opções de roteiros, descrições e serviços de todas as unidades. 

O material é patrocinado pela Cervejaria Bohemia, que também integra o circuito dos museus. 

Confira abaixo a programação dos museus de Petrópolis no período do 5º Fórum Nacional de Museus: 

Casa da Ipiranga
- De segunda a domingo, das 12h às 18h: visitação
- Quarta, 18h: Recital Comentado de Música Brasileira - Da Modinha Imperial à MPB, com Celso Carvalho (voz) e André Mendes (piano) 

Casa de Cláudio de Souza
- De segunda a sexta, das 11h às 18h: visitação
- Segunda, terça, quinta e sexta, das 12h às 17h (de hora em hora): projeto “Conhecendo Cláudio de Souza” (exibição de vídeo seguida de visita guiada)
- Quarta, das 12h às 15h (de hora em hora): projeto “Conhecendo Cláudio de Souza
- Quarta, 16h: palestra “Cláudio de Souza que eu conheci”, com Clarisse Fonseca 

Casa de Stefan Zweig
- De segunda a quarta: fechada
- Quinta, 11h: prévia da exposição “Brasil, um país do futuro”
- De quinta a domingo, das 11h às 17h: visitação 

Cervejaria Bohemia
- Segunda, das 14h às 18h: visitação
- Terça a sexta, das 11h às 18h: visitação
- Quarta, 15h: visita guiada com o mestre cervejeiro
- Sábado e domingo, das 11h às 20h: visitação 

Museu Casa de Santos Dumont
- Segunda, das 13h às 17h: visitação
- De terça a domingo, das 9h30 às 17h: visitação
- Quarta, às 16h: apresentação do projeto "Encantada Para Todos", com visita orientada 

Museu Casa do Colono
- De segunda a domingo, das 8h30 às 16h: visitação 

Museu da FEB
- Segunda e de quarta a sábado, das 13h às 17h: visitação
- Terça: fechado
- Quarta, 14h e 16h: visitas guiadas com veteranos da Segunda Guerra Mundial 

Museu de Cera
- Segunda: fechado
- De terça a domingo, das 10h às 17h: visitação 

Museu Imperial
- De segunda a domingo, das 11h às 18h: visitação
- Segunda, 11h: homenagem com Dia da Bandeira, com cerimônia de hasteamento e apresentação de banda
- Quarta, 14h, 15h e 16h: visitas temáticas – “Insígnias imperiais”; “Usos e costumes no século XIX”; “Música no século XIX”
- Quarta, 15h: espetáculo Um Sarau Imperial 

Palácio Rio Negro
- Segunda, das 12h às 17h: visitação ao palácio e à exposição “Mulheres guerreiras”
- De terça a domingo, das 10h às 17h: visitação
- Quarta, das 13h às 16h (de hora em hora): exibição do filme "Um palácio republicano em uma cidade imperial: o que isso significa?"
- Quarta, 15h: visita guiada 

Mais informações sobre o Fórum podem ser encontradas em http://fnm.museus.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************