Pular para o conteúdo principal

Programa “Novíssimos” incentiva o talento de jovens coreógrafos no Cacilda Becker

OPUS 2 - Foto de Joana Mao

O programa “Novíssimos”, que integra o projeto de ocupação “Dança pra Cacilda”,  apresenta, no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, uma série de atividades de promoção das artes cênicas, através da dança

De 31 de agosto a 2 de setembro, o projeto abre espaço para dois espetáculos: “Diga-se de passagem”, de Luisa Cozer, e “Opus 2 – Notas sobre minha mãe isso e aquilo”, de Paula Pi.

O espetáculo apresentado por Luisa explora a ideia de apropriação de um território. Como peças de um tabuleiro, a bailarina dá início a um jogo, com regras e movimentos estabelecidos sobre um terreno limitado. Já o trabalho de Paula Pi mergulha num enredo autobiográfico, que fala da relação mãe e filha.

Criado a partir de vivências pessoais da artista, a coreografia aborda o tema, explorando a relação da intérprete com o violino e com elementos do universo musical, vivenciados por ela desde os seis anos de idade.

Paralelamente à programação do projeto de ocupação do Cacilda Becker, a videoteca do festival Panorama, composta pelo maior acervo organizado sobre dança do Rio de Janeiro, ficará disponível para consulta no foyer do teatro, das 14h às 20h.

O acervo interessa a estudantes, pesquisadores e público em geral e pode ser usado por professores e coordenadores de projetos educacionais e de sensibilização para a arte.

Sobre as artistas residentes

Paula Pi
Musicista e bailarina. Tem experimentado desde 2004 possibilidades criativas no território corpo-música-cena e, desde 2010, possui trabalho autoral em dança, com a estreia de dois solos.

Luisa Coser
Bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança, é formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Foi intérprete do grupo coreográfico dirigido por Christian Bourigault, em Paris. Sua última performance, “Um saco”, foi apresentada em diversos festivais na França.

Programação (entrada gratuita)
Conversas Públicas
Políticas do Corpo: “Mercado de trabalho e oportunidades para a dança profissional no Brasil”, com Fabiano Carneiro e convidados.
Dia: 29 de agosto (quarta-feira)Horário: 20h

Espetáculos:
Diga-se de passagem
Concepção e execução: Luisa Coser
Duração: 25 minutos
Classificação etária: 12 anos
Sexta, 31 de agosto, às 15h e às 20h
Sábado, 1º de setembro, às 20h
Domingo, 2 de setembro, às 19h

Opus 2- Notas sobre minha mãe isso e aquilo
Concepção e execução: Paula Pi
Duração: 35 minutos


Classificação etária: Livre
Sexta, 31 de agosto, às 15h e às 20h
Sábado, 1º de setembro, às 20h
Domingo, 2 de setembro, às 19h

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933
Capacidade do teatro: 150 lugares

Mais informações

Fonte: Funarte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************