Pular para o conteúdo principal

Leia aqui o ofício para tombamento da Estudantina, enviado à prefeitura do Rio de Janeiro pelo deputado federal Jean Willys




Como muitos leitores e artistas que leram a coluna do Caetano Veloso publicada no Segundo Caderno do jornal O Globo, no domingo dia 19/08/12, o deputado federal pelo RJ Jean Willys encampou a causa e expediu um bem formulado ofício ao prefeito do Rio, dia 20/08, muito bem fundamentando as razões pelas quais a prefeitura deveria desapropriar e fazer o tombamento histórico do prédio da gafieira. Vale a pena ler a íntegra do ofício.

Ofício para tombamento da Estudantina, enviado à prefeitura do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2012

OFÍCIO Nº 05/2012

Ao Sr. Prefeito do Rio de Janeiro,
Eduardo Paes

Caro Eduardo,

Venho pela presente solicitar sua intervenção, como prefeito da cidade, para garantir a preservação e a continuidade da Estudantina Musical, que corre risco de fechar. Sei que vários artistas e instituições da cidade têm te procurado pelo mesmo motivo – eles também me procuraram – e quero te expressar, como deputado federal e representante para o Rio de Janeiro da Frente Parlamentar pela Cultura, minha própria preocupação e minha adesão a esse pedido cidadão que busca salvar o que já é um imenso patrimônio de todos nós cariocas.

Como o meu querido Caetano Veloso lembrou em coluna para o jornal O Globo no domingo, a Estudantina Musical existe desde os anos 1920 e é um elemento crucial na amarração da cultura do Rio de Janeiro. Artistas da talha de Luiz Gonzaga, Baden Powell, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Liza Minelli e o próprio Caetano passaram pelo seu palco, que desde 2008 leva o nome de Maria Bethânia, e também foram ali gravados filmes históricos do cinema brasileiro e várias novelas de grande sucesso e popularidade.

Tudo isso pode se perder se, como está para acontecer, o prédio for vendido e a Estudantina perder sua casa. É uma parte da nossa história que desaparece.

A Estudantina é um desses espaços que, além de nos trazer à memória toda uma época da cultura carioca, continua vivo e presente como uma ponte da nossa juventude com a história da identidade cultural da cidade e, ao mesmo tempo, com um presente de novas criações.

Manter a Estudantina no local onde ela está, na Praça Tiradentes, deve ser fundamental para uma gestão preocupada com o fortalecimento da história da cidade e a preservação dos bens culturais. A Estudantina Musical é um bem cultural insubstituível tanto quanto o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar ou o pôr do sol na orla da praia.

Por isso, como parlamentar eleito pelo povo do Rio, venho pedir que a Estudantina Musical seja salva, no lugar que ela já ocupa, através do tombamento do prédio como patrimônio histórico e cultural da cidade e entregue a atual direção do senhor Izidro, como já foi feito com outros espaços tão caros à nossa cultura popular, dos quais um dos mais recentes foi o prédio do Cordão da Bola Preta.

Atenciosamente,

JEAN WYLLYS DE MATOS SANTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************