Pular para o conteúdo principal

Atividades gratuitas no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro: veja aqui, para o mês de março/2012

Temporada de Dança / Performances
Março.2012


NOVOS CRIADORES
ESTUDOS PARA UM MOVIMENTO SEM FACE
GABRIELA ALCOFRA

Dias: 17 e 18 de março
Horário: sábado às 19h e domingo às 17h
Gratuito - Classificação: 16 anos
*Distribuição de senhas 1h antes

O trabalho iniciou-se a partir da pesquisa da cultura muçulmana e a utilização da burca pelas mulheres para tapar o rosto. Como expor a sensualidade feminina e esconder o rosto? Escolhemos o respeito a tradição ou cedemos ao consumismo? Escolhemos a castidade ou nos entregamos ao prazer? Escolhemos a vida ou matamos por ela?
Um corpo que se insere em uma arena de ameaças, sensações, amarras.
São prisões internas e externas que vão aos poucos cobrindo e descobrindo suas partes e causas.
Um corpo sem face, uma face sem rosto, um corpo coberto em exposição.
Experimentações para lugares e sensações.
...
“Sinais de Luz” de Binho Pacheco
CIA BRASILEIRA DE BALLET

Dias: 16, 17 e 18 de março
Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 18h
Preço: R$ 1,00 - Classificação: Livre

“Suíte Don Quixote” – duração 40 minutos
Don Quixote é um dos mais importantes ballets do coreógrafo Marius Patipá, baseado no Libreto de Miguel de Cervantes. Com sua melodia brilhante e sabor espanhol, conquistou plateias de todo o mundo, tornando-se o carro chefe do repertório de muitas companhias internacionais e levando muitos bailarinos ao estrelato com inesquecíveis e memoráveis interpretações. É com este espírito que a Cia. Brasileira de Ballet, que desde 2007 tem alcançado grande sucesso por teatros de diversas capitais, vai apresentar, pela primeira vez, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, a “Suíte Don Quixote” com remontagem e adaptação de Jorge Texeira.
- intervalo – 10 à 15 minutos
“Sinais de Luz” de Binho Pacheco – duração 22 minutos

Uma parte da sua memória foi relembrada assim como uma folha de papel guardada no bolso de uma calça. Ao ler esse segredo surge um sentimento que pode envolvê-lo ao ponto de fazer calar a sua própria voz.
A partir do momento em que partes da sua lembrança são tomadas como raios de sol por uma estreita veneziana, projetam na escuridão da sua mente pontos luminosos que crescem e se ampliam fundindo-se um com os outros até preencherem finalmente a luz da sua imaginação criadora, inquieta e livre.
Ampliando o repertório e sua versatilidade, a Cia. Brasileira de Ballet estreia, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, “Sinais de Luz” trabalho inédito do jovem coreógrafo Binho Pacheco.

RIZOMA
RENATO VIEIRA CIA. DE DANÇA

Dias: 23, 24, 25, 30 e 31 de março e 01 de abril
Horário: sexta e sábado às 20h / domingo às 18h
Preço: R$ 1,00 - Classificação: 14 anos

Renato Vieira entrou em contato com as teorias do filósofo francês Gilles Deleuze, especificamente com o conceito de “rizoma”, descrito no primeiro volume do livro Mil Platôs (1980).
Mantendo a harmonia do jogo cênico calcado no vigor e domínio técnico aliados a uma densidade teatral resultante da atitude dos intérpretes, o coreógrafo usará composições de Ravel e revisitará sua própria performance como bailarino na montagem esta obra por outro Maurice, um dos ícones da dança contemporânea: Béjart, que realizou uma memorável temporada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na década de 70, estrelada por Jorge Donn. Forma-se, assim, um verdadeiro rizoma entre esses três artistas, que servirá de diagrama em que estão inscritos os sentidos e as interpretações deste novo trabalho.


DANÇA NA TELA
EXIBIÇÕES DE VÍDEO
Gratuito  *Distribuição de senhas 1h antes
Horário: quinta - 18h30; sexta - 19h; sábado - 18h; domingo - 16h

Exibições de filmes, espetáculos e vídeos de dança selecionados a partir do acervo do Centro Coreográfico. As sessões acontecem sempre de quinta a domingo, com os seguintes temas: quinta-feira – Grandes Clássicos do Ballet / Musicais de Todos os Tempos; sexta-feira – Documentários, Entrevistas e Videodança; sábado – Espetáculos Nacionais e Internacionais; domingo – Sessão Infantil.


CICLO DE ENCONTROS

Dias: 08 e 22 de março
Horário: quinta às 19h - Classificação: livre
*Distribuição de senhas 1h antes
Gratuito - Atividade Quinzenal

Ciclo de encontros que abordará temas sobre a cadeia produtiva da dança na cidade: história, formação/informação profissional, estrutura econômica e os diferentes modos de produção, circulação e crítica da dança. O objetivo é levantar e propor modos de fazer dança que lidem de forma criativa e inovadora com suas condições e que possam capacitar e inspirar novas possibilidades de fazer/pensar/dançar no Rio de Janeiro.

Dia 08 de março
A DANÇA CARIOCA – COMO CHEGAMOS AO PÚBLICO?
Curadoria: Flávia Meireles
Mediadora: Nayse Lopes
Convidados: Cláudia Müller, Jaime Arôxa e Patrick Sampaio.
Relator Crítico: Tulio Rosa

Dia 22 de março
CICLO DE ENCONTROS – A DANÇA CARIOCA – COMO NOS FORMAMOS?
Curadoria: Flávia Meireles
Mediadora:
Convidados: Ângela Ferreira, Sílvia Soter
Relatora Crítica: Aline Bernardi
Classificação: livre

CONEXÕES CRIATIVAS

Dias: 15 e 29 de março
Horário: quinta às 19h (quinzenal) - Classificação: livre
Preço: gratuito (distribuição de senhas 1h antes)

Quinzenalmente, o Centro Coreográfico recebe um reconhecido coreógrafo carioca, apresentando trechos de seu último trabalho e seu processo criativo ao público, a partir da conversa conduzida por um artista convidado.

Dia 15/03
Focus Cia. de Dança apresenta " As canções que você dançou pra mim "
Participação: Rubens Barbot.

Dia 29/03
Os Dois Companhia de Dança apresenta "Revendo Objetos"
Participação: Ricky Seabra


Oficinas / Cursos / Workshops
Março.2012

PROGRAMA DE APERFEIÇOMENTO PROFISSIONAL – LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO – GUSTAVO CIRÍACO

Dias: 20 a 24 de março
Horário: de 14h às 18h
Preço: Gratuito, mediante inscrição

'Sala de Maravilhas' era uma coleção enciclopédica na Europa Renascentista, de tipos de objetos cujas fronteiras categóricas estavam ainda por ser definidas. Os Wonder Rooms eram mais do que mera ostentação de conhecimento ou mundanismo, eram inventários particulares, individuais, altamente meticulosos do que se sentia como fora do comum, como marcante, estranho, singular. Uma espécie de diário tridimensional do que produzia maravilha em uma pessoa. Uma sala de maravilhas | workshop - é um momento de pré-pesquisa onde Gustavo Ciríaco pretende compartilhar os princípios do projeto e buscar com os alunos ferramentas de trabalho para performativamente fazerem um protótipo de uma pequena sala de maravilhas.

CIRANDINHA
OFICINA DE DANÇAS POPULARES PARA PAIS E FILHOS
COORD. LAÍS BERNADES
DE 6 A 12 ANOS
Dias: 04, 11, 18 e 25 de março
Horário: domingo às 11h
Gratuito

O Projeto Cirandinha consiste em atividades dominicais para crianças, sempre com uma companhia carioca que já possua algum trabalho de dança ligado a juventude e infância. A Cia Cirandeira é a participante do mês de março.

A Oficina de Dança Popular para pais e filhos com a Cia CirandeiraSob coordenação de Laís Bernardes, oferecerá ao público infantil e seus responsáveis o contato com a cultura popular através de jogos, músicas, teatro e danças populares como: Cacuriá, Coco e Maracatu.
Com Gabriela Macena, Juliana Bonnet, Davi Borges e Lis de Paula

Inscrições: A Inscrição será realizada, uma hora antes do início da aula, no núcleo de produção do CcoRj. Para realizar a inscrição o aluno deve ter entre 8 e 12 anos deve estar acompanhado de um responsável legal que possa fornecer as informações da ficha de inscrição.

Núcleo de Dança e Educação do Centro Coreográfico


O Núcleo de Dança e Educação do Centro Coreográfico foi implementado em 2009 pela então diretora do CcoRj, Carmen Luz e é coordenado pela professora Helena Matriciano Lima.

Seu objetivo é a formação de plateia, o incentivo ao hábito de frequentar o teatro e o desenvolvimento de um diálogo entre a Dança e o público em geral.

Em 2010, através do Projeto-Escolas, o Núcleo de Dança e Educação ofereceu espetáculos de dança gratuitos, dentro do horário escolar, voltados para Escolas, Projetos Sociais, Instituições de Assistência, ONGs e Núcleos de Artes, mobilizando os indivíduos dessas instituições a frequentar o Teatro, e a dialogar sobre a dança, através dos debates que ocorriam após as apresentações.

Esses eventos aconteceram no Teatro Angel Vianna - situado no Centro Coreográfico - e o projeto foi possível graças à parceria realizada entre as Cias de Dança residentes e o Núcleo de Dança e Educação.

Em 2011 o NDECC preparou uma programação voltada para a PRÁTICA em dança, oferecendo cursos, oficinas e workshops com o objetivo de fomentar a vivência e a experimentação de diversas formas de expressão artística através da dança e do movimento.

Os cursos do NDECC, voltados para Arte-Educadores (em 2011):

Dançando na Escola - parceria com a Escola Angel Vianna e Secretaria Municipal de Cultura

Interseções na Dança - parceria com os artistas residentes do CcoRj).

Os cursos livres (para todos os públicos):

dança flamenca, dança contemporânea e consciência do movimento, dança afro, dança contemporânea para crianças, dança de salão, zouk e ballet clássico para crianças e adultos iniciantes

Cadastre-se no mailing do Núcleo de Dança e Educação enviando um e-mail para dancaeducacao.cco@gmail.com e receba toda a nossa programação para 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************