Pular para o conteúdo principal

Deu no IG: O samba que emagrece


Compartilhamos com nossos visitantes o interessante artigo publicado no portal IG em 10/02/2011


(texto de Lívia Machado, para o iG São Paulo / fotos: site cifrantiga)


Segundo o incrível compositor Dorival Caymmi, quem não gosta de samba é ruim da cabeça ou doente do pé. Para tais "enfermidades", porém, algumas academias oferecem aulas que vão além da cura. É possível aprender a remexer sem vergonha na avenida e, de quebra, queimar mais de 400 calorias. 


Todas às sextas-feiras, às 8h30, na academia Reebok Sports Club, em São Paulo, mais de 40 mulheres seguem à risca o passo a passo da dança, na cartilha do professor de educação física Waldyr Maciel.

Pertinho do Carnaval, a aula de ritmos deixa de ser genérica. Durante três semanas, o instrutor ensina a mexer os pés, os braços, e o quadril, tudo ao mesmo tempo, coordenado e com sorriso no rosto, acompanhado por uma bateria de escola de samba.

A aula temática e com música ao vivo arrebata principalmente mulheres, interessadas em não fazer feio na avenida, e nos blocos durante os dias de folia. Apesar do foco ser pontual – aprender a dançar – os ganhos do treino, garante Maciel, são múltiplos.

"Trabalhamos condicionamento cardiovascular, coordenação motora, equilíbrio. Os passos exigem força também, ajudam a esculpir as pernas, além de eliminar mais de 400 calorias por aula."

O treino de aspirante a passista, em termos calóricos, equivale a 40 minutos de caminhada intensa na esteira. Para quem cansou do tradicional, vale a tentativa, ou diversão.


Faça o teste:

Qual a atividade física ideal para você?




O componente lúdico do exercício é um dos grandes atrativos da modalidade. Na academia Runner, em São Paulo, a aula de ritmos é um antídoto para o estresse. “Nem todos os alunos querem de fato sambar com precisão. A idéia é perder peso, se divertir e destravar o corpo”, explica Jefferson Freitas Meireles, professor de dança de salão e coreógrafo.


Para quem deseja requebrar em cima do salto, e incorporar a Rainha de Bateria, o professor Jimmy de Oliveira, no Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, recomenda levar as sandálias após a quinta aula. O risco de lesão é baixo, e o sapato funciona apenas um complemento estético – confere sensualidade, beleza e estimula o aprendizado. “As alunas também ganham em autoestima”, gaba-se ele.


A vontade de saber dançar no ritmo que traduz a animação e o gingado do brasileiro faz sucesso nas academias. Além do recorde de público, segundo Oliveira, o pedido para que a aula seja permanente é feito anualmente pelas alunas. “ Quem gosta do estilo musical, tem vontade de aprender a dançar, quer conhecer todas as possibilidades da modalidade.” 


Micareta na piscina

No balanço do axé também é possivel exorcizar as gorduras. A academia Ecofit promove, há quatro anos, uma aula especial, na véspera do Carnaval. Para dançar no ritmo baiano é necessário dispor de maiô, touca de natação e, claro, do abadá. A aula mistura dança com hidroginástica e é ministrada por 10 professores da escola, com direito a música ao vivo.

Leia também:

As novidades do verão nas academias
Rodopios e piruetas depois dos 20, 30 e até 50 anos

A ioga que invadiu o circo
O esporte “mil e uma utilidades”
O treino da Tropa de Elite
 


fonte: http://saude.ig.com.br/bemestar/o+samba+que+emagrece/n1237985226854.html#2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************