Pular para o conteúdo principal

Coberturas fotográficas 2011 / AGOSTO

Atenção: para acessar eventos realizados em outros meses, clique no link "FOTOS" ao lado da logo desta página.
...............................................

29-08-11 baile da val mackenzie
Toda última segunda-feira do mês, Valéria Barbosa, promoter do conjunto Aeroporto, realiza o Baile da Val, no Mackenzie, no Méier, com a comemoração dos aniversariantes do mês. Nas fotos, nosso registro da comemoração do mês de agosto, dia 29/08.
29-08-11 Baile da Graça no Passeio
Dia 29/08, última segunda-feira do mês, comemoram-se os aniversários dos frequentadores do Baile da Graça, com enorme bolo oferecido pela promoter.
28-08-11 Aniv Lécio
Lécio, do Centro Cultural Lécio e Carminha Academia de Dança, comemorou seu aniversário no baile mensal que a academia promove todo último domingo do mês, no Museu do Exército, onde funciona, com sonorização da dj Viviane Chan.
27-08-11 Casal Vinte 33 anos
Annibal e Elza, conhecidos na comunidade dançante como "Casal 20", e antigos organizadores das saudosas domingueiras do Clube Sírio e Libanês, que ficava no bairro de Botafogo, promoveram, dia 27/08, a 33ª edição de seu baile anual com a entrega de troféu a personalidades da comunidade carioca, dentre as quais, Aragão, diretor do Jornal Falando de Dança. O baile foi na Associação dos Empregados no Comércio, em seu belíssimo salão nobre, animado pelo Conjunto Aeroporto, cujo leader band, Zé Barbosa, também foi homenageado. Outro homenageado foi Jaime Arôxa, que aproveitou a presença simultânea de seus três filhos para tirar foto histórica com o Casal 20.
27-08-11 comemoração APDS
Antes de seguirmos para o baile do Casal 20, no Centro do Rio, fomos a Bangu, zona oeste da cidade, para a cerimônia organizada pela APDS-RJ (Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Estado do RJ) em homenagem aos 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil. O salão nobre do Bangu A. C. estava imponente, transformado em teatro, para a apresentação da peça "Caminhos do Samba", realizada pelo Studio de Artes Bangu, que ali funciona. No mezzanino, os visitantes da zona oeste puderam conferir a exposição sobre os 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil, patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura do RJ e pelo Jornal Falando de Dança, remanejada do Centro de Artes Calouste Gulbenkian para a ocasião. Ao término da apresentação teatral, Jaime José, presidente da APDS, homenageou entidades e profissionais de dança ali presentes, como Leonor e Aragão, do JFD.
21-08-11 baile no Sesc Nova Iguaçu
Neste domingo, dia 21/08, visitamos pela primeira vez o baile mensal promovido no Sesc de Nova Iguaçu, nessa noite animado pela banda Novos Tempos que também ali debutava. Nas fotos, alguns registro do amplo complexo, com destaque para a excelente e ampla pista de piso de madeira. No intervalo, Leonor Costa e João Batista, integrantes do projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão, explicaram aos presentes sobre as comemorações dos 200 anos de ensino de ds no Brasil e os convidaram a conhecer a mesa de souveniers do projeto e de lançamento em NI do livro "200 anos de dança de salão no Brasil". João também convidou à frente do palco, para reconhecimento público, as pessoas que o ajudaram no levantamento sobre a história da ds na baixada fluminense.

20-08-11 Marcelo Ferreira - 1 ano nova sede
O prof. Marcelo Ferreira comemorou seus 17 anos de dança e um ano de seu novo espaço na Tijuca, o Centro de Danças Marcelo Ferreira, com um mega evento no local: uma super noite dançante ocupando os três salões da academia, das 20 às 4h. No evento foram anunciados os workshops de dança para o segundo semestre. Mais informações sobre este assunto em www.cdmarceloferreira.com.br.

20-08-11 Jaime Arôxa
Jaime Arôxa está ajudando o carnavalesco Marco Antônio a desenvolver o enredo, que é de sua autoria, "Nasceu... Balançou, dançou", da escola de samba Arranco do Engenho de Dentro que desfila no Grupo de Acesso B. Em junho estivemos no lançamento do enredo, na quadra do Arranco, e, dia 20/08, fomos ao coquetel de lançamento dos figurinos da escola. O evento foi realizado na E. D. J. A., em Botafogo, com exposição dos croquis e algumas fantasias já sendo experimentada pelos bolsistas da casa.

20-08-11 Helênico - baile do azul e br
Registro da homenagem do projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão à Valéria Barreiros, vice-presidente social do Helênico A. C., e ao funcionário da casa, Helinho. Foi no Baile do Azul e Branco, com banda Paratodos.

20-08-11 CQID - formatura 1ª turma ds
Sábado, dia 20/08, o JFD iniciou cedo sua itinerância pelos eventos do Rio. Às 15h fomos à palestra de encerramento do 1º curso de qualificação para instrutores de dança (CQID), modalidade dança de salão, promovido pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ. A palestra foi proferida pelo prof. João Piccoli, com a participação dos profs. do CQID/DS Stelinha Cardoso e Bruno Gouvea. Aproveitamos para ficar até 19h e registrarmos a cerimônia de diplomação seguida de baile, no mesmo Espaço X. Em seguida, seguimos para o Helênico A. C., para a E. D. Jaime Arôxa e para a academia de Marcelo Ferreira (postagens seguintes).

19-08-11 Bob Cunha - aniv
Nossa cobertura fotográfica do baile de aniversário do prof. Bob Cunha, realizado dia 19/08 na Casa do Minho, em Laranjeiras, com sonorização de dj Murilo e várias apresentações de dança, com destaque, claro, para a apresentação do aniversariante com Aurya Pires. Na ocasião, o JFD passou às mãos do casal o Troféu do Bicentenário, que eles não puderam receber no dia do Baile do Bicentenário devido a compromissos profissionais inadiáveis.

19-08-11 Enc Mestres by Cláudio Almeida
Dia 19/08 comparecemos também a mais uma edição anual do baile Encontro dos Mestres, promovido pelo prof. Cláudio Almeida.
18-08-11 Calouste desmontagem expo
Após uma prorrogação de mais 3 semanas no Calouste Gulbenkian, devido ao sucesso de público, a exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" foi desmontada para seguir em sua itinerância rumo à zona oeste. De 22 a 27/09, ela será franqueada à visitação público no Bangu Atlético Clube, no bairro de mesmo nome, sob responsabilidade da APDS (Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ), presidida por Jaime José. Nas fotos, a equipe de produção pondo mãos à obra, e a homenagem feita ao funcionário César, do Calouste Gulbenkian, que em muito nos ajudou durante toda a estada naquele centro de artes.

17-08-11 c maciel pr e brilho
Dia 17/08 aconteceu o baile temático anual "Noite do Preto e do Brilho", realizado por Carlinhos Maciel em seu baile semanal das quartas-feiras, no Olympico Clube, em Copacabana. Incentivados ou não pelo fato do promoter oferecer desconto para quem viesse a caráter, o fato é que a predominância era mesmo do traje pedido, o que contribuiu para marcar positivamente a brincadeira.

17-08-11 renato ritmus
Antes do baile do Olympico, do Carlinhos Maciel, passamos no Baile Ao Cair da Tarde, realizado todas as quartas por Renato Ritmus e sua equipe de dançarinos, na Estudantina Musical, na Praça Tiradentes, onde registramos a comemoração do aniversário de uma de suas assíduas frequentadoras.

15-08-11 Calouste
Já em contagem regressiva para o início de sua itinerância pela zona oeste (ficará de 22 a 27/08 no salão nobre do Bangu A. C.), a exposição dos 200 anos recebeu, pela manhã do dia 15/08, a visita de grupo de professores e integrantes de projeto de atendimento da população em situação de risco (CREAS POP Bárbara Calazans, ligado à Prefeitura do RJ). O professor convidado para ministrar noções de ds naquele dia foi nosso vice-campeão nacional de forró 2011, Marquinhos do Forró, que não só passou passos básicos do ritmo, mas deu uma aula sobre a história do forró a partir de Luiz Gonzaga.

14-08-11 Glorinha 9 anos
Glorinha Telles, promoter do "Domingos Dançantes" do Olympico Club organizou, juntamente com a aniversariante da noite, Myriam Martinez, uma festa temática cigana, com direito a tenda para leitura da sorte, bastante frequentada por sinal. Não faltaram apresentações de dança cigana e a dança das aniversariantes. Na mesma noite foram comemorados, além do aniv. de Myriam e dos 9 anos de Domingos Dançantes, os aniversário da dançarina Nildette e de Maria Blasquez.

14-08-11 wshop marq forró
Marquinhos confessou que estava apreensivo quanto ao sucesso de seu evento anual, devido à coincidência com o domingo do dia dos pais. Ledo engano: o workshop realizado dia 14/08 na academia Jimmy teve a lotação completa e os inscritos curtiram dia inteiro de aulas, com reciclagem completa, desde os passos básicos até os mais acrobáticos. Ano que vem tem mais.

13-08-11 Interdanças
Difícil ser fotógrafa e fotografada ao mesmo tempo. Razão pela qual minha cobertura do Interdanças do dia 13/08 só pegou a segunda parte, da mostra coreográfica de dança de salão, em homenagem aos 200 anos de ensino dessa modalidade de dança no Brasil. O evento, organizado por Luís Florião, presidente da Andanças, foi precedido de coquetel onde esta editora e outros receberam moção da Andanças, pelos serviços prestados em prol da ds. Foram homenageados, além do JFD, o jornal Dance, o site Dance a Dois, o portal Agenda da Dança de Salão Brasileira, os profs Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e Rachel Mesquita e o dançarino Mário Jorge, dentre outros. Os profs Stelinha Cardoso e Jaime José receberam homenagem em nome das entidades que representam, respectivamente, SPDRJ e APDS. Diane de Rose, gerente de dança da SMC também foi homenageada, assim como a cantora Loalwa (ex-Kaoma). Ao final, comemorou-se o aniversário de Mário Jorge.

12-08-11 angela abreu - pais
O baile temático anual organizado por Angela Abreu em homenagem aos pais foi animado pelo conjunto Os Devaneios, no Irajá A. C., dia 12/08. Conforme planejado, Angela promoveu um soteio entre os pais presentes para escolher o homenageado do ano, além de homenagear os aniversariantes da noite, que lá comemoraram suas datas. A emoção maior foi a interpretação da música tema da novela Pai Herói, feita pelo cantor Leo Santiago, que levou alguns dos presentes às lágrimas.

12-08-11 Calouste
Dia 12/08, sexta-feira, foi agitadíssimo na exposição dos 200 anos da ds, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze. Pela manhã, houve aulas de história da ds e oficina de dança com o prof. Marquinhos do Forró, vice-campeão nacional de forró e professor convidado da exposição. Ele atendeu às crianças da E. M. Tia Ciata. De tarde, após as aulas de história, a oficina de dança ficou a cargo do prof. convidado Henrique Nascimento e da profª Elaine Novaes. Eles atenderam a duas turmas vindas do município de Mesquita. Vejam ao final alguns clipes das aulas. Lembrando que a exposição encerra sua estada no Calouste dia 19/08, quando segue para a zona oeste da cidade (ficará de 22 a 27/08 no salão nobre do Bangu A. C., a convite da APDS/RJ).

11-08-11 Calouste turmas do Peja
Dia 11/08 a exposição dos 200 anos de ds fechou às 22h. O horário noturno foi para atender mais de sessenta alunos do PEJA (Programa de Ensino para Jovens e Adultos), encaminhados pela secretaria municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. Eles tiveram aula de história da ds ministrada por Leonor Costa, curadora da exposição, e oficinas de ds, com o professor convidado Caio Monatte.

11-08-11 Calouste lv Delegado e Dionísio
Enquanto a exposição dos 200 anos de ds recebia mais de sessenta adultos e jovens adultos do Programa de Ensino para Jovens e Adultos (PEJA) da secretaria municipal de educação da cidade do RJ, no "terreirinho" acontecia o lançamento do livro dos mestres-salas Delegado e Dionísio.

11-08-11 Casa Laura Alvim editais cultura do ERJ
Dia 11/08 pela manhã, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, aconteceu o lançamento dos editais de cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do RJ (SEC-RJ), ao qual compareceram vários representantes de entidades artísticas, mídias e produtores culturais. Nas fotos, Aragão ao lado de Adriana Rattes (secretária de cultura), Sérgio Cabral (governador) e Sheila (poetisa e dançarina).

11-08-11 Calouste aniv secret mun cult RJ Khalil
Dia 11/08 à tarde a visitação da exposição 200 anos de ds foi reforçada pelos convidados do evento que acontecia no "terreirinho" do Calouste: a comemoração do aniversário do secretário municipal de cultura da cidade do RJ. Nas fotos, Aragão com Khalil e com Diana de Rose, coordenadora de dança da secretaria municipal de cultura.

10-08-11 Calouste Teatro Cabaret
O C. A. Calouste Gulbenkian, onde está instalada a exposição "200 anos de ds", promove atualmente uma oficina gratuita de teatro com duração de 4 meses. Mensalmente, os participantes apresentarão a peça Cabaret, agregando ao trabalho os conhecimento que irão adquirindo ao longo de seu aprendizado. Dia 10/08 foi a primeira apresentação do grupo, que, claro, teve a cobertura do JFD. O curso inclui aulas de dança de salão, ministradas por Mauro Lima.

09-08-11 Baile das Rosas
A dança de salão perde mais um espaço histórico da boemia carioca: o Amarelinho da Cinelândia está encerrando suas atividades na sobreloja do prédio onde se localiza - e onde eram realizados os bailes de Geraldo Lima e Marlene Oliver, além de bailes esporádicos e outras programações dançantes. Nas fotos, nossa cobertura do último Baile das Rosas no local, dia 09/08, realizado por Marlene Oliver, que já anunciou a transferência de seu evento para o restaurante Arosa, em Copacabana.

06-08-11 Sonho de Uma Noite de São João
O prof. Zezé Magela (grande mestre de cerimônia do Baile do Bicentenário e do coquetel de inauguração da exposição sobre os 200 anos da ds) segue com sua carreira teatral: no inicío de agosto integrou o elenco da peça “Sonhos de uma noite de São João”, exibida de 3 a 6 de agosto na Praça Santos Dumont, no “baixo Gávea”. A peça é uma adaptação para ambiente caipira da peça “Sonhos de uma noite de verão”, de William Shakesperare, e prima pelo visual atraente para o público infantil, com belos figurinos de Eloy Machado e Liza Machado. Ficha técnica completa e maiores detalhes em www.casadagavea.org.br.

05-08-11 milonga bar de tango
No seu projeto de divulgar o tango e o chorinho na Barra da Tijuca, Ney Homero promove todo mês um baile dos dois ritmos ("começando com um mix de todos os ritmos, no primeiro tempo", esclarece ele) na Estação Cultural, que fica ao lado da praça de alimentação do Barra Square Shopping Center. Amplo ambiente refrigerado, estacionamento e todo o conforto de um shopping, aliado a excelente seleção musical com canja do cantor argentino Merlin. Seguem as fotos de Leonor e Aragão, com um clipe de uma das interpretações de Merlin, no último slide. Vale a pena conferir (detalhes no roteiro de bailes do site do JFD).

05-08-11 baile da alice paixão
Mensalmente Alice Paixão promove o Baile da Alice no Esporte Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, com feirinha de artigos dos apoiadores e equipe de dançarinos. Em agosto, o baile foi dia 5, com banda Status Show do Rio. Fotos: Leonor Costa e Antônio Aragão.

05-08-11 monte sinai lourdes sandra
Toda primeira sexta-feira do mês as promoters Lourdes e Sandra promovem um almoço dançante no clube Monte Sinai, na Tijuca, com tudo incluído (comida, bebida, dançarinos), feirinha de artigos diversos e bingo. No mês de agosto o baile foi dia 05/08, com animação do Trio Hélio Silva. Fotos: Leonor Costa.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************