Pular para o conteúdo principal

De 26 a 30/01, TAP IN RIO, festival de sapateado com apresentações e aulas


O sapateador Steven Harper traz a Rio prestigiados sapateadores para o evento “Tap in Rio”, Evento que reúne sapateadores de todo o Brasil.

Heather Cornell * (diretora da Cia Manhattan Tap), Chloe Arnold e Lionel Arthur*, são os convidados de fora que voltam a prestigiar o Tap in Rio. Assim como os profissionais brasileiros, o evento contará com os baluartes Thiago Marcelino, Flávia Costa, Flávio Salles, Adriana Salomão, Steven Harper. Pela seguda vez no evento, com a presença de Charles Renato e Leandro Neto. Estreando, o envento conta também com a participação da jovem revelação Leo Sandoval.
O evento Tap in Rio nasceu em janeiro de 2002 de uma iniciativa de Steven Harper e Adriana Salomão com a colaboração do Centro de Artes Nós da Dança,no Rio de Janeiro.
É um evento que estimula o estudo e o aprimoramento do sapateado em suas mais variadas facetas, oferecendo aulas com enfoque específico como: técnica e dinâmica, coreografia, percepção musical, improviso, percussão, estudos rítmicos, Lindy Hop, percussão corporal, sonorização, etc.
Eventos paralelos acontecem ao longo da semana: noite de performances, jam session, mostra de vídeo e bate papo. O evento conta ainda com um espaço reservado para a leitura de livros especializados (colocados à disposição dos participantes) e de sala para treinos, ensaios, aquecimento e aulas particulares.
“O Tap in Rio é um importante evento de união, aprendizado e troca de informações. Dando valor a profissionais brasileiros, atinge sempre sua meta de levar o sapateado a diferentes partes do Brasil, num mesmo lugar, o Rio de Janeiro”.
Cíntia Chamecki
O Tap in Rio é uma iniciativa de amor incondicional ao sapateado. Como grande admirador e amante desta arte fico muito feliz e honrado de participar deste evento. Feito com muita qualidade e profissionalismo, o Tap in Rio oferece através de seus diversos cursos, um ambiente descontraído onde se respira o genuíno “jeito de ser” do nosso sapateado”.

Enviado por Flávio Salles

Sobre alguns profissionais
HEATHER CORNELL
Heather Cornell é uma das pioneiras conceito de “Concert Tap”. Diretora artística e coreógrafa da companhia "Manhattan Tap" desde 1986, desenvolveu colaborações com renomados músicos de jazz na busca de novos parâmetros para a re-afirmação do sapateado na cena cultural americana dos anos 80. Sua parceria com o legendário baixista Ray Brown rendeu obras extensas com música original e coreografia inovadora, buscando desenvolver uma mais conexão intima entre música e sapateado.
LIONEL ARTHUR
(Presença a confirmar)
Artista multi-disciplinário, Lionel navega principalmente entre musica e dança e esta na origem de numerosos projetos de espetáculos e eventos. No mundo do sapateado, ele trabalhou com Roxane Butterfly (US/França), Fabien Ruiz (França), Peter Kuit (Holanda), Bem Read (Austrália - Tap Dogs), Leela Petronio (US/França – Stomp), Fabrice Martin - Suíça), Laia Molins (Espanha) e Steven Harper (US / Brasil). Originário de Nantes, na Bretanha, ele desenvolve, entre outros, o projeto “Rhythmes en Mouvements”, convidando músicos de jazz, jazz-funk, eletro-jazz, e música do mundo para dialogar com bailarinos de diversas modalidades, sapateado, dança contemporânea, danças orientais e flamenco. Lionel é um talento artista do ritmo em suas mais diversas manifestações.

Dias 26 a 30 de janeiro - com programação o dia todo.
Local. no Centro de Artes Nós da Dança.
Mais no site http://www.tapinrio.com.br/2010/pagina.php?i=3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeões do IX Baila Duo – Concurso de duplas de dança de salão

Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, Gutto Heinzen e Thaís Vieira, de Florianópolis, respectivamente nas categorias profissional e amador, venceram o IX Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. O campeonato realizado no dia 21/4 no centro de convenções do Majestic Palace Hotel integrou a programação da XIII Mostra de Dança de Salão – Baila Floripa, que reuniu desde sexta-feira (18/4) cerca de quatro mil pessoas de diversas regiões do Brasil para uma agenda de workshops, espetáculos e bailes. A disputa coordenada por João Biasotto e Marlon Marian foi dividida em duas etapas, começando pelas eliminatórias de manhã com oito casais em cada categoria. Os concorrentes de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda (RJ) foram avaliados pelos professores Juliana Magalhães e Léo Fortes, do Rio de Janeiro; Brenda Carvalho e Jota Junior, de São Paulo; e Jall Martins, de Curitiba. Daniel Lessa e Letícia Bernardes, de São Paulo, 1...

Pole Dance: saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global

A professora Alexandra Valença e suas alunas no Projac Como tudo o que aparece nas novelas, o Pole Dance, apresentado ao público na novela Duas Caras, ganhou destaque na mídia e despertou o interesse de leigos e profissionais para essa forma sensual de dançar.  Nesta matéria, saiba um pouco sobre as origens da dança e conheça a professora de dança de salão que treinou o elenco global. Dançar em volta de instrumentos verticais já era uma prática em culturas milenares da Ásia.  O nome Mallakhamb, por exemplo, designa uma modalidade de ioga praticada num varão de madeira ou numa corda. Já o Mallastambha consistia no uso de um varão de ferro por lutadores, para aumentar a força muscular.  De fato, os movimentos em torno da vara trabalha o condicionamento físico, fortalecendo, sobretudo a musculatura de braços, abdome e pernas. Como a conhecemos no ocidente, a dança na vara, ou Pole Dance, surgiu na Inglaterra, passou para a Europa e foi para os Estado...

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris...