Pular para o conteúdo principal

De 26 a 30/01, TAP IN RIO, festival de sapateado com apresentações e aulas


O sapateador Steven Harper traz a Rio prestigiados sapateadores para o evento “Tap in Rio”, Evento que reúne sapateadores de todo o Brasil.

Heather Cornell * (diretora da Cia Manhattan Tap), Chloe Arnold e Lionel Arthur*, são os convidados de fora que voltam a prestigiar o Tap in Rio. Assim como os profissionais brasileiros, o evento contará com os baluartes Thiago Marcelino, Flávia Costa, Flávio Salles, Adriana Salomão, Steven Harper. Pela seguda vez no evento, com a presença de Charles Renato e Leandro Neto. Estreando, o envento conta também com a participação da jovem revelação Leo Sandoval.
O evento Tap in Rio nasceu em janeiro de 2002 de uma iniciativa de Steven Harper e Adriana Salomão com a colaboração do Centro de Artes Nós da Dança,no Rio de Janeiro.
É um evento que estimula o estudo e o aprimoramento do sapateado em suas mais variadas facetas, oferecendo aulas com enfoque específico como: técnica e dinâmica, coreografia, percepção musical, improviso, percussão, estudos rítmicos, Lindy Hop, percussão corporal, sonorização, etc.
Eventos paralelos acontecem ao longo da semana: noite de performances, jam session, mostra de vídeo e bate papo. O evento conta ainda com um espaço reservado para a leitura de livros especializados (colocados à disposição dos participantes) e de sala para treinos, ensaios, aquecimento e aulas particulares.
“O Tap in Rio é um importante evento de união, aprendizado e troca de informações. Dando valor a profissionais brasileiros, atinge sempre sua meta de levar o sapateado a diferentes partes do Brasil, num mesmo lugar, o Rio de Janeiro”.
Cíntia Chamecki
O Tap in Rio é uma iniciativa de amor incondicional ao sapateado. Como grande admirador e amante desta arte fico muito feliz e honrado de participar deste evento. Feito com muita qualidade e profissionalismo, o Tap in Rio oferece através de seus diversos cursos, um ambiente descontraído onde se respira o genuíno “jeito de ser” do nosso sapateado”.

Enviado por Flávio Salles

Sobre alguns profissionais
HEATHER CORNELL
Heather Cornell é uma das pioneiras conceito de “Concert Tap”. Diretora artística e coreógrafa da companhia "Manhattan Tap" desde 1986, desenvolveu colaborações com renomados músicos de jazz na busca de novos parâmetros para a re-afirmação do sapateado na cena cultural americana dos anos 80. Sua parceria com o legendário baixista Ray Brown rendeu obras extensas com música original e coreografia inovadora, buscando desenvolver uma mais conexão intima entre música e sapateado.
LIONEL ARTHUR
(Presença a confirmar)
Artista multi-disciplinário, Lionel navega principalmente entre musica e dança e esta na origem de numerosos projetos de espetáculos e eventos. No mundo do sapateado, ele trabalhou com Roxane Butterfly (US/França), Fabien Ruiz (França), Peter Kuit (Holanda), Bem Read (Austrália - Tap Dogs), Leela Petronio (US/França – Stomp), Fabrice Martin - Suíça), Laia Molins (Espanha) e Steven Harper (US / Brasil). Originário de Nantes, na Bretanha, ele desenvolve, entre outros, o projeto “Rhythmes en Mouvements”, convidando músicos de jazz, jazz-funk, eletro-jazz, e música do mundo para dialogar com bailarinos de diversas modalidades, sapateado, dança contemporânea, danças orientais e flamenco. Lionel é um talento artista do ritmo em suas mais diversas manifestações.

Dias 26 a 30 de janeiro - com programação o dia todo.
Local. no Centro de Artes Nós da Dança.
Mais no site http://www.tapinrio.com.br/2010/pagina.php?i=3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Álvaro Reis lança curso de metodologia para o ensino de danças de salão, saiba mais

É hoje! Você já se inscreveu? Começa hoje esta noite, o curso sobre metodologia de ensino Alvaro Reys, na academia do mestre, em Copacabana. O assunto foi destaque de capa da edição de janeiro/2017, em circulação desde o final de dezembro. Clique no link abaixo para acessar a matéria em pdf e saber detalhes. A proposta é passar para os profissionais da dança interessados em se reciclar, ou alunos interessados em se profissionalizar, a metodologia desenvolvida em décadas de ensino por Alvaro Reys. Informa Álvaro: "Ao final, os cursistas terão um novo potencial didático para a realização de seus trabalhos, com a assimilação de novas técnicas que complementarão sua visão profissional sobre o ensino de dançar a dois. É um curso rápido, até porque sei que quem dá aulas não dispõe de muito tempo para se reciclar". Fica a dica. Inf. 98111-3284. Leia AQUI a matéria sobre o curso de Alvaro Reis

Personagens da nossa história: Mário Jorge, o Rei dos Salões

Mário Jorge, o Rei dos Salões Ele foi um dos maiores dançarinos – se não o maior – de nossos salões. Isto dito por inúmeras testemunhas que o viram criar nas pistas movimentos hoje incorporados definitivamente aos ritmos dançados a dois. Um trágico acidente o retirou das pistas e ele virou lenda. Décadas mais tarde, ao ser homenageado em um evento, eis que ele encontra a mulher da sua vida, que o ajudaria em sua reabilitação e o colocaria novamente sob as luzes dos holofotes. Estamos falando de MÁRIO JORGE MESSIAS MATOS, o “rei dos salões”, como era chamado nos anos sessenta, que recentemente oficializou sua união com D. Íris Neira, queridíssima administradora da Academia Carlos Bolacha. Foi o casamento mais comentado dos últimos tempos (foto abaixo). “Nem provei do buffet, pois não paravam de nos fotografar”, comentou Íris. . Empenhada em pesquisar e divulgar a história do marido (“muitas fotos se perderam e, dos filmes, só consegui recuperar dois, que precisam ser restaurados”), Íris

Roteiro das Bandas: Conjunto Aeroporto

CONJUNTO AEROPORTO (Inf. 2280-2356/9994-5580 Sr José ) clique aqui para ver a coleção do Falando de Dança, de vídeos do conjunto Aeroporto AGENDA: veja no link "Roteiro das bandas e dj's patrocinadores" ****************************************************************